Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Sim, você já pode comemorar. Você enfrentou de peito aberto o seu “baile de debutantes”. Sentiu na pele os efeitos de um dos eventos mais inesperados (mas que muitos torciam para ver acontecendo) do mercado financeiro:

Um Cisne Negro, como falamos no post de ontem ?

Não meu amigo … você agora faz parte da tribo dos adultos ! Você (caso tenha entrado na Bolsa após 2008) teve o seu primeiro Circuit Breaker !!

E então, como foi ? Sobreviveu ? Todos os dedos permaneceram na sua mão ? Manteve-se fiel ao seu plano original ? Ou botou “tudo a perder” e saiu vendendo, do jeito que dava, para tentar “salvar” alguma coisa ?

É … em situações como a de ontem o desespero bate e muita gente entrega o que tem a “qualquer preço” … 🙁

Sim, se sair fazia parte do seu plano … ok. Agora, se você vinha montando uma carteira visando o longo prazo, vê o mercado abrindo com 10,5% de queda, vê o CB sendo acionado, e vende nesta situação … Pode ser que não tenha sido a melhor decisão do mundo.

Ok … Se a ação que você estava comprado abriu caindo pouca coisa, sei lá … 3%, 4% … zerar para ficar tranquilo não seria um problema tãããão grave assim. É uma perda tranquila de ser reposta e de ser digerida. Já os 10% … 15% … 30% … Até 50% de queda teve !! (o que foi a abertura da CMIG4 ?!?!)

Se você operava alavancado, certo: zerar a qualquer custo acaba sendo o melhor remédio na GRANDE maioria das vezes. Você aceita o nabo, e vai embora … Fica aguardando uma próxima oportunidade. Para quem operar alavancado zerar numa situação como a de ontem pode ser o limite entre permanecer (vivo) no mercado, ou não …

Só sei que foi queda forte, gigante. 😯

Vi jeito de termos um segundo CB na volta do primeiro … O índice futuro chegou a bater 15% de queda. Você viu ?

E por falar no índice futuro … que número é aquele que eu apresentei no “Capital Externo na Bolsa” de hoje ?! 😯

Eu perdi meu referencial com aquilo … 🙄

Hoje, sexta-feira, é um novo dia … Vamos ver como será o desempenho do mercado após a não renúncia do Temer. Melhor: vamos ver a reação do mercado ao conteúdo da gravação !! (eu SINCERAMENTE acho que venderam algo MUITO pior do que realmente existia … venderam uma Bomba Atômica e jogaram um estalinho)

Mas quem sou eu na fila do pão ? 🙄 🙄 🙄