Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

 www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança



Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)


[Link] Orientações básicas para compra de títulos no TD

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 2:51 pm    Assunto: [Link] Orientações básicas para compra de títulos no TD Responder com Citação

Olá a todos! Very Happy




No site Investindo no Tesouro há um excelente artigo que abriu a minha mente sobre muitas coisas a respeito do Tesouro Direto. Eis aqui um pequeno trecho:




Orientações básicas para compra de títulos no Tesouro Direto



"Um título público consiste, de maneira simplificada, um empréstimo ao governo federal, ou seja, o governo fica com uma dívida com o comprador do título público no tesouro direto que faz parte da chamada dívida interna brasileira que em 2007 está ao redor de 1 trilhão (1.000.000.000.000,00) de reais . Este empréstimo (título público) é pago pelo governo geralmente de duas maneiras: a) paga tudo de uma vez no vencimento do título, juros mais o valor emprestado (principal). b) paga em parcelas semestrais (cupons de juros) parte do juros e no final o valor emprestado (principal) e parte restante dos juros em alguns títulos. A forma que o governo irá pagar a dívida (tudo de uma vez ou parcelado), o valor do juros (inflação mais uma porcentagem ,valor de juros pré-fixado, corrigido pela SELIC etc) e quando quitará toda a dívida (data de vencimento) é o que diferencia os vários títulos disponíveis no Tesouro Direto.

O governo pega o dinheiro emprestado , vende um título público , em valores pré-definidos, que corresponde a um único título público. O valor de mercado deste único título público , ou seja, quanto tem que pagar para comprar este título, é o Preço Unitário que aparece no site do tesouro direto. Mais precisamente há dois preços unitários, um de compra, qual o valor que irá pagar para compra de um título, e outro preço unitário de venda que corresponde ao valor que irá receber se for vender o título. O preço de compra é maior que o de venda, mas a diferença normalmente é pequena..."




Gostei particularmente da conclusão:



Escolha dos Títulos a serem comprados

"A escolha de quais títulos comprar no Tesouro Direto pode não ser uma tarefa muito simples, há vários títulos diferentes com prazos de vencimento, taxas de juros calculadas de formas diferentes e depende das necessidades e perfil de cada investidor. No site do Tesouro Direto há a página de Perfil do Investimento onde há algumas orientações de como escolher o título mais adequado.

Uma estratégia simples seria comprar o título e aguardar até o vencimento e depois reaplicar se não for usar o dinheiro. Aguardando até o vencimento reduz o risco de mercado pois não tendo que vender antes do vencimento não corre o risco de ter que vender o título por um preço muito baixo bem no meio de uma crise. Se for usar esta estratégia já elimina alguns títulos que estão além do tempo previsto para o uso do dinheiro investido no Tesouro direto, por exemplo, se for usar o dinheiro aplicado em 2 anos não iria comprar títulos vencendo daqui 10 anos.

Mesmo que tenha planos de investir para o longo prazo , 20 anos, por exemplo, para usar na aposentadoria, talvez seja interessante comprar títulos vencendo com datas mais próximas pois, como foi visto, títulos de mais longo prazo tem maiores oscilações nos preços. O título talvez mais conservador do Tesouro Direto é a LFT, apesar de ser um título de vencimento mais longo, 5 ou 6 anos, funciona na prática com rentabilidade de um título de curtíssimo prazo com correção diária pela taxa SELIC, muito raramante tem rentabilidade negativa e o prazo mais longo permite pagar menos IR pois não tem reaplicar o título periodicamente. Apesar de queda na taxa Selic talvez seja interessante manter uma parecela do valor investido no Tesouro Direto, por exemplo, uns 20% do valor investido , em LFT pois pode sacar o dinheiro a qualquer momento, por exemplo devido algum problema pessoal, idependente da sitação do mercado e em momentos de crise sua carteira de títulos não cai muito pois como foi visto o valor da LFT oscila pouco durante as crises.

Se pretende comprar títulos de mais longo prazo, acima de 5 anos, e pretende ficar com título até o vencimento, as NTNs do tipo B podem ser as opções mais seguras pois tem sempre garantida a correção pela inflação, mais um juros.

Os títulos que pagam cupons de juros (NTN-B e NTN-F) dão um pouco mais de trabalho para o investidor pois a cada 6 meses tem que reaplicar os cupons e muito provavelmente vai ter que adicionar um pouco mais de dinheiro para poder comprar múltiplos de 0,2 título exigido pelo Tesouro Direto. Se gastar o dinheiro dos cupons não reaplicando , no longo prazo, pode perder uma parcela significativa dos seu rendimentos. Títulos com pagamento de cupons são melhores no momento em que está usufruindo do dinheiro investido , por exemplo, pode usar o dinheiro recebido dos cupons para complementar o valor que recebe de aposentadoria."




.....................................................



O texto completo se encontra [url=http://www.investindonotesouro.com/dnn/CompradeTítulosTesourodireto/tabid/71/Default.aspx]aqui[/url].



Em tempo: para quem pensa em formar parcela de sua reserva de emergência no Tesouro Direto, cheguei à conclusão de que o melhor título é a LFT, pois a venda antecipada do título não sofre tantas oscilações como as NTNBs e NTNFs, p.ex. Wink





É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.








Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB
Header design *Ícaro Pablo*