Clube do Pai Rico

Tesouro Direto rendeu mais de 50% em 2016 ! Ações ? Tô fora !!

No ano passado tivemos uma ano atípico. Foi um ano onde visitamos o fundo do poço, e descobrimos que nele havia um porão que ia ainda mais fundo, e que vivenciamos uma das maiores recuperações (ao menos no mercado financeiro … a vida real ainda sofre) dos últimos tempos.

Bolsa apresentou inúmeros ativos com valorização de 100%, 200%, 500%; dólar veio dos R$4,20 para os R$3,00; e até mesmo o Tesouro Direto, aquele investimento de renda fixa e de “baixo rendimento“, mas garantido, surpreendeu.

Surpreendeu e deixou muitos com dor de cotovelo, pensando no motivo que os levou a não investir nele …

Imagine, uma aplicação em renda fixa que proporcionou retorno superior a 50% em apenas um ano !! Já pensou que maravilha ? Algo sem risco, e que oferece retorno superior ao apresentado pelo Ibovespa ? Que coisa maravilhosa, não é mesmo ? 😀

Que ótimo argumento de vendas: “Largue todo e qualquer tipo de investimento que você usa hoje e migre para o Tesouro Direto !!” Com um rendimento dessa proporção, nem uma estratégia com investimento de alto rendimento em opções, como é o meu Double PUT Double CALLby the way, você já o conhece ? – tem chances de competir …

50% ao ano com um investimento 100% seguro, em renda fixa … O sonho de todo e qualquer investidor.

Mas … é verdade ?

Sim, é. Alguns títulos do Tesouro Direto entregaram esse rendimento no ano passado. E a palavra mágica neste momento é entregaram.

Por que o destaque ? Simples … Qual é o rendimento, hoje, de um título do TD ? 10,25% para o Tesouro SELIC, ~11% para o Tesouro Prefixado e 5,75% para o Tesouro IPCA. Diferença radical para o resultado do ano passado …

Então, como pode ser possível ?

Pôde (se é que você aceita que eu use a forma antiga desta conjugação) por causa da situação que vivenciamos.

Em 2016 a coisa pegou. Inflação disparou, o medo tomou conta, estávamos perdidos e desorientados por causa do processo de impeachment. Graças a isso vimos acontecer o fundo do poço. E nele vimos alguns títulos oferecendo retornos bem interessantes … Alguns Prefixados chegaram perto dos 17% ao ano !!

E quanto eles estão valendo hoje ? 11% …

Quanta diferença, não é mesmo ? Sim, grande diferença. E se eu te disser que foi justamente por conta desta diferença que vimos os rendimentos astronômicos do Tesouro Direto ? É … 🙂

Entenda que o Tesouro SELIC oferecia 14,25% ao ano e hoje 10,25%. Quem escolheu esse título não viu variação alguma (positiva) no rendimento. Pelo contrário … viu sua renda encolher quase 30% … Mas tudo bem, pois ao escolher o Tesouro SELIC o investidor já sabia que ele acompanharia a taxa de juros.

Já os Prefixados e os IPCA … Foram eles que explodiram em rendimento !! 😀

Como o “valor de face” do título anda na direção contrária ao rendimento oferecido por ele, ele “valia pouco” ao atingir aqueles rendimentos mais altos do começo de 2016. Conforme a rentabilidade por eles oferecida diminuía, por conta da melhora da situação interna do país, o “valor de face” ia aumentando.

BINGO !

Isso, enquanto o título “perdia” rendimento, o seu valor aumentava. E como a queda no rendimento foi grande … o “valor de face” também subiu bastante. Em alguns casos … os 50% que eu disse. 😯

Pronto ! Máquina de fazer dinheiro !! Compro um título que paga um alto retorno, espero a taxa de juros cair e … pode acordar. Acabou o sonho.

Isso já aconteceu. A oportunidade já passou. O rendimento já veio dos 17% para os 11% … A SELIC já veio dos 14,25% para 10,25% …

E como foi isso que causou a grande valorização de alguns títulos, obter 50% no Tesouro Direto será algo BEM difícil de se repetir. Por quê ?

Simples: a taxa de juros caiu drasticamente e rapidamente. Você consegue imaginar que ela vá cair muito mais nos próximos 12 meses ? Eu não … Grande parte do mercado aponta os 8,5% como um “piso” para ela. E esse valor já está praticamente precificado nos títulos disponíveis hoje.

Não, você não conseguirá encontrar – ao menos não tão cedo … – uma nova oportunidade de ganhar 50% no Tesouro Direto. Poderá conseguir 15%, 20% ? Talvez … até mesmo porque este já é um valor próximo ao oferecido pelos títulos. Mas a grande onda de valorização do TD já passou.

Você consegue enxergar isso ? Conseguiu entender o motivo de ter ocorrido e do porquê isso não deve ocorrer de novo tão cedo ?

Muitos tentarão te vender a promessa de que você ainda poderá obter retornos estratosféricos com este investimento em renda fixa … Mas agora que você já sabe o motivo de terem ocorrido, você poderá decidir com a realidade dos fatos.

De novo: rendimentos de 50% no Tesouro Direto só ocorreram por conta da queda acentuada e acelerada na taxa de juros. Para que isso voltasse a se repetir precisaríamos que eles voltassem a subir, muito, e de um novo movimento de queda em seguida.

Portanto … se quer investir no Tesouro Direto, invista pelo lado realidade da coisa. A promessa de altos rendimentos do Tesouro Direto é real, mas para casos muito, mas MUITO específicos … Ok ?

Agora … se você está interessado em conhecer uma estratégia operacional que te permite obter ganhos mensais acima da média, com as ferramentas certas e a base teórica necessária para tal, te indico conhecer o meu curso, o Double PUT Double CALL. 😉