Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

PSSA3 - Porto Seguro ON

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 10:37 pm    Assunto: PSSA3 - Porto Seguro ON Responder com Citação

Olá galera!

Como já disse em alguns posts, pretendo começar a "divulgar" minhas análises de alguns papéis aqui no fórum... acho que já li e aprendi mta coisa aqui. Tá na hora de botar à prova meu aprendizado.

E antes de "dar a cara à tapa" no mercado, vou expô-la aqui hehehe

Primeiro, por que Porto Seguro?

Bem, acho que é uma empresa sólida, com lucro líquido crescente (de 2000 pra cá), um P/L atrativo e um mercado que, a meu ver, é promissor.

É lider no eixo Rio-SP e pretende intensificar sua atuação no restante do país. Os índices de sinistros são os mais baixos do Brasil.

Mas admito q não tenho muitas informações sobre a empresa e análise fundamentalista (ainda, espero) não é o meu forte.

Informações obtidas em: www.ini.org.br e www.ondeinvestirbylopesfilho.com.br

Vamos ao gráfico (fonte: Banifinvest. Não tem como negar, né? Very Happy):

Gráfico assustador para esse ativo.

IFR muito baixo (posso até estar enganado, mas olhando o histórico, operar com o ativo qdo o IFR está nesses níveis é muuuuito complicado).

MACD indica para ficar de fora. Tendência de baixa forte (veja como o histograma MACD já está mais baixo que o do fundo criado em meados de agosto).

Preços abaixo do canal e abaixo de todas as MME’s utilizadas (e antes que perguntem: a MME de 132 é um teste que estou fazendo... resolvi multiplicar os 22 dias úteis por 6 e ver se é um valor importante. Conclusão até agora: NENHUMA hehehe)

Próxima resistência importante: R$ 57,80 (Observei vários gaps na criação do fundo em agosto. Dúvida: isso tem alguma relevância? Vi em alguns posts que os gaps podem servir de ponto de compra. Não entendo absolutamente nada sobre eles. Apenas quis chamar atenção... vai q algum grafista me dá uma mãozinha...)

Sei que é uma análise “fácil” pq o mercado (quase) todo tá em queda... mas eu tinha que começar em algum momento, não é mesmo? Wink

Bem... é isso aí... críticas à vontade!
Por que os consumidores serão sempre pobres? Quando um supermercado faz uma promoção [...], o consumidor corre e faz estoque. Quando o mercado de ações faz promoção, [...] chamadas de crash ou correção, o consumidor foge. (Kiyosaki)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 1:30 am    Assunto: Responder com Citação

Shocked

Nuno.aju, cara, que análise bonita você fez, hein!? Parabéns! Very Happy

Os indicadores técnicos realmente estão indicando que é melhor, por ora, ficar apenas acompanhando este ativo.

Gostei muito da sua análise, estou no aguardo de mais (até porque estou bem enferrujado de análise técnica, hehehe Laughing ).

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 12:40 pm    Assunto: Responder com Citação

legal mesmo, nuno...

eu gosto muito é dessas "bandas médias" (envelope), que estão com uma cor sombreada azul... com elas, dá pra fazer uma idéia de por onde o preço "tende" a correr...

sobre o gap em agosto, foi por causa do subprime, então eu não consideraria ele de forma tão forte, já que isso foi geral, com praticamente todas ações...

desses listados ali, o MACD é meu favorito... quando o gráfico tá seguindo alguma tendência, ele serve muito bem para "continuar comprado" ou "continuar vendido" nos papéis...

sobre qualquer tentativa de AF, não sei, pois não vi relatórios e não conheço nada mesmo dessa empresa... mas uma dica é ir no site da própria empresa, procurar a parte de RI, e verificar os últimos relatórios disponíveis sobre a empresa, e dar uma olhada nas receitas, despesas, e outras informações oriundas desses dados... Wink
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

valeu hotmar e overbond pelos comentários!

e fiquei feliz pacas pq vcs gostaram Very Happy

over, tbm gosto mto dos canais... seguirei os conselhos de Dr. Elder de escolher ativos com canais maiores, pq as chances de maiores ganhos aumentam

tbm gosto mto do MACD, principalmente do histograma

tenho mta deficiencia com candles (de vez em qdo páro e fico analisando por um tempinho o q ele quer diz... me acho meio leso para interpretá-los). Admito q prefiro gráfico de linha de preço fechamento, mas nao sei pq me sinto atrasado em relacao aos outros grafistas por causa disso... Embarassed

No mais, tô na busca de outros indicadores para análise. Gostei muito do Elder Ray, descrito por Dr. Elder, mas o chato é q o unico programa q conheco para criar fórmumas é o Desktop Streamer, do Banif... mas exige 4 trades no mes para usar Evil or Very Mad

E assim q me sentir mais confiante na AT, vou tentar me aprofundar na AF Cool

Brigadão mesmo pelos comments...
Por que os consumidores serão sempre pobres? Quando um supermercado faz uma promoção [...], o consumidor corre e faz estoque. Quando o mercado de ações faz promoção, [...] chamadas de crash ou correção, o consumidor foge. (Kiyosaki)
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2007 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

Nuno.aju escreveu:
Admito q prefiro gráfico de linha de preço fechamento, mas nao sei pq me sinto atrasado em relacao aos outros grafistas por causa disso... Embarassed

ih cara, desencana disso... não tem essa aí de achar que só porque a maioria usa é melhor... se você consegue enxergar melhor com o gráfico de linha, use ele mesmo!! eu gosto do candle porque ele diferencia através das cores se subiu ou caiu e dá pra ver os 4 preços.... mas eu também não fico olhando os candles e procurando pra ver se tem uma figura ou não...

mas se você quiser, tem várias páginas na net, em português mesmo, sobre as principais sequências de candles e seus significados.... só digitar no google que irão aparecer algumas coisas interessantes... Wink
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2007 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Galera, segue mais um gráfico da PSSA3:

As altas registradas nos últimos 3 dias (o quarto candle verde - a direita - na verdade não existe... ou o Banif duplicou o candle do dia 29 ou está prevendo o dia 30 hehehhe) deram uma aliviada na situação do ativo.

Vemos que o MACD já aponta para cima, apesar de não ter rompido a linha que indica compra e o histograma tende a ficar positivo. (mas não sei se para esse ativo realmente é importante esperar o MACD romper a linha para confirmar a compra não... talvez qdo isso ocorrer os preços já estejam muito perto do topo histórico, suponho).

O IFR já está em "ascensão" depois de atingir o fundo. Gosto de interpretar o IFR da forma como aprendi com uns slides do Stormer: não uso os valores padrões 30/70... uso os valores que vejo que, historicamente, demonstram que o ativo atingiu o fundo ou o topo. Para a PSSA3, esses valores estão por volta dos 30 para fundo e 80 para topo.

Acho que com a BM&F amanhã, não me arriscaria a uma compra. Mas se não tivesse BM&F, talvez eu comprasse algumas ações com objetivo de curto prazo por volta dos R$ 71,60, que foi a resistência (a meu ver, relevante) do período de congestão entre março e maio... e tbm estaria próximo à média do canal (envelope) desenhado no gráfico.

Taí...

E por falar em BM&F, boa sorte pra gente amanhã, que nossas 20 ações Evil or Very Mad nos dêem muito lucro kkkkkk
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2007 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação

over, eu até consigo fazer essa interpretação mais básica dos candles sobre os 4 preços e até entendo q se o corpo foi pequeno e a sombra alta isso significa indecisao do mercado , etc

mas identificar os padroes (piercing patterng, doji star, dark cloud)... vixi... isso me deixa tonto hahahah e como se nao bastasse identificá-los, temos q saber quais suas condicoes ideais. Minha cabeça não aguenta tanto... Embarassed

Cool

overbond escreveu:
eu gosto do candle porque ele diferencia através das cores se subiu ou caiu e dá pra ver os 4 preços.... mas eu também não fico olhando os candles e procurando pra ver se tem uma figura ou não...

Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2007 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação

PSSA3 a R$ 69,75...

3,88%

Shocked Very Happy
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Atualizando o tópico:

Como eu previ (tô tão feliz com isso hahaha minha análise deu certo Laughing ) a ação subiu e esbarrou na resistência por volta dos R$ 71,60.

Acredito q, conseguindo romper esta resistência, o próximo objetivo seria pertinho do TH, algo em torno de R$ 77,80 ou R$ 78,00, que seria a proxima resistência (quero estudar mais Fibonacci pra poder traçar objetivos de alta ou baixa).

Não tive coragem de comprar qdo postei em 29/11, apesar de ter visto um ponto de entrada, de acordo com minha análise. Crying or Very sad

Aguardarei um sinal de rompimento da resistência e então vou às compras!

[]'s!
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 10:20 pm    Assunto: Responder com Citação

nuno, de acordo com o Fibo, próxima resistência será em 73,50 e próximo suporte em 69,50...

os gráficos estão em tendência de alta ainda, mas olhando a média móvel de 20 dias, ela tá muito cainte... e como a ação subiu demais nesses dias, creio que no curto prazo vai ter uma realização... só pra ajuste mesmo, e depois de alguns dias ela deva reverter e continuar a alta...

fazendo uma "previsão astrológica" (Laughing), digo que o preço vai testar por volta de 73,50 e depois vai cair... vamos ver se os astros estarão certos, né?? ahauhauha!! Laughing
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 12:03 am    Assunto: Responder com Citação

valeu over!

realmente... tinha me passado completamente pela MM... tá em queda mesmo!

concordo com vc qto a possibilidade de realização no cp... e qto à resistência encontrada com Fibo, ela "bate" com o fundo criado no início de julho/2007 e q tinha passado despercebido para mim.

já fiz alguns testes com dados históricos e é impressionante como Fibo bate com os fundos e topos! por isso quero estudar mais Fibo!

[]'s
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 12:12 am    Assunto: Responder com Citação

pois é, depois que entendi como o Fibo funciona, fico impressionado com a eficiência dele... Smile

e realmente, você está certo sobre suportes no passado virarem resistências no futuro e resistências no passado virarem suportes no futuro... olhando no gráfico a gente consegue perceber que isso procede mesmo, que dentre essas referências se forma um determinado canal onde o preço costuma a flutuar com mais frequência mesmo.... Wink
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 11:40 pm    Assunto: Responder com Citação

galera,

como bem disse overbond:

Citação:
suportes no passado virarem resistências no futuro e resistências no passado virarem suportes no futuro

No entanto, me surgiu uma dúvida besta: qual o preço que considero para determinar um fundo: o preço do fechamento ou o menor valor alcançado pelo ativo?

Da mesma forma para os topos: digamos que o topo histórico da ação X era do dia 01 , no valor de R$ 80,00, e no dia 02 a ação foi até os R$ 84,000 mas fechou nos R$ 82,00. O que eu considero como topo: os R$ 84,00 ou R$ 82,00?

Obrigado!
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 1:17 am    Assunto: Responder com Citação

bom Nuno, acho que isso vai variar de autor para autor, pois de qualquer maneira, no gráfico de candle e de barras, ele exibe o valor máximo do dia, mas já nos gráficos de linha, só aparece o valor do fechamento...

até mesmo grafistas antigos, como o DIDI, no curso que ele deu aqui, ele não necessariamente pegava o TOPO, TOPO do candle... podia ser na metade dele, por exemplo, se a variação não for muita...

mas isso dá margem para ambas interpretações... mas eu geralmente pego no topo que bateu o candle no dia... geralmente, para traçar fibos, pegando as mínimas e máximas ao invés dos fechamentos, parece funcionar melhor... Wink
Nuno.aju
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 10:11 am    Assunto: Responder com Citação

valeu bond!

então... já que existe essa divergência, não vou optar pelo maior preço nem pelo preço de fechamento em definitivo... vou analisar os papéis e ver o que foi q funcionou como suporte/resistência no passado Smile

brigadão!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!