Clube do Pai Rico

Qual será o próximo Cisne Negro ?

Você certamente já está careca de tanto ouvir falar deste tal de Cisne Negro. De uma hora para outra surgiu como uma tempestade que ocupa todos os lugares visíveis, sem permitir fugir para um lugar onde não se ouça falar ou que não esteja presente, passando a ser termo comum nas conversas de bar e do almoço de domingo. (tá, exagerei um pouquinho …)

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Não é mesmo ? E por ouvir com tanta frequência sobre o tal do cisne rico em pigmentação, você já se tornou um Dr no tema. Sabe identificar um Cisne Negro a quilômetros de distância. Consegue se desviar dos seus efeitos devastadores. Consegue antever sua chegada, preparando estratégias mil (sob a perspectiva de seus investimentos) que visam não só se proteger, mas também tirar proveito da onda de choque que os acompanha.

Não é mesmo ?

Então eu gostaria de propor um exercício para você. Justamente para ver quão antenado você está, quão a fundo você já compreende o conceito.

Mas … antes de mais nada, para os que ainda não conhecem o dito cujo: Prazer, Cisne Negro.

Nassim Nicholas Taleb é o responsável por nos apresentar o conceito por trás do Cisne Negro. Gosta tanto do bichinho que até fez um livro sobre ele. Provavelmente esteja recheado de fotos e dados da biologia dele.

Deve ser realmente bonito. Um animal raro … Eu não lembro se já vi um.

Se Taleb é o responsável por nos apresentar o animal, Felipe Miranda, da Empiricus, é o dono da bola aqui no Brasil. Antes dele começar a falar sobre o tal animal eu nunca tinha ouvido falar dele. 🙂

Se você ainda não leu este livro, sugiro que o faça. O quanto antes. 😉

Mas, como já disse, provavelmente você já seja doutorado no assunto. Tamanha a exposição ao assunto. 😀

Qual será o próximo Cisne Negro ?

Vou apresentar uma lista de alguns possíveis eventos do tipo Cisne Negro que consigo imaginar, e que estão em nosso horizonte de eventos.

Eu gostaria de pedir que você escolhesse o evento que, na sua opinião, tem mais chances de vir a se tornar o próximo Cisne Negro. O próximo a virar notícia. O próximo a afetar suas finanças. O próximo a afetar sua vida. Ok ?

A lista será formada por eventos específicos. Mas que poderiam ser generalizados de certa forma … Portanto peço que você escolha aquele que mais se assemelha ao evento que para você será o próximo Cisne Negro. Estamos combinados ?

[poll id=”136″]

Para você, qual destes eventos será o próximo Cisne Negro ?

Como se proteger do próximo Cisne Negro ?

Como falei em um post pós 18 de maio, as melhores estratégias de proteção – e até mesmo de aproveitamento – contra os efeitos devastadores de um Cisne Negro acabam envolvendo o uso de opções. Seja a estratégia barbell de Taleb, apresentada no livro indicado acima, seja a estratégia de Mark Spitznagel com a indicação de compra de opções do tipo PUT.

Por terem consequências explosivas, os Cisnes Negros acabam beneficiando estratégias que adotem ferramentas … explosivas.

Ao menos eu tenho dedicado boas horas de processamento de dados da minha massa amarela à tal tarefa. Tenho botado a cachola para trabalhar pesado em relação ao uso destas duas estratégias envolvendo opções aqui no Brasil. (que sim, tem um mercado muito diferente do existente nos EUA)

Mas e você, como se protegerá do próximo Cisne Negro, aquele que você escolheu na pesquisa acima ?