|
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
mauriciokatayama Nível 4

Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007 Mensagens: 5131
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 10:53 pm Assunto: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa |
|
|
PAPÉIS DO ÍNDICE BRASIL BOVESPA
Código: PIBB11
Setor: Diversos, fundo de investimento que emula a carteira IBrX-50
Página Oficial: http://www.pibb.com.br
FAQ do PIBB: http://www.pibb.com.br/orientacao/perguntasMaisFrequentes.htm
Nível de Governança Corporativa: Não se aplica
Comecei a estudar esse ativo depois de uma sugestão da Vi0linha. Obrigado por me apresentá-lo, princesa Léa!!
PIBB não é exatamente uma ação, mas como é negociado diretamente na Bovespa (código PIBB11), coloquei-o aqui na área de ações.
Os PIBBs (Papéis de Índice Brasil Bovespa) são quotas do fundo PIBB Fundo de Índice Brasil - 50 - Brasil Tracker, o primeiro fundo de investimento em índice de mercado, regulado pela Instrução 359 de 22 de janeiro de 2002 da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
Trata-se na prática de um fundo de ações que emula o índice IBrX-50. Quer dizer que ao investir em PIBB você está investindo indiretamente nas ações que compõe o IBrX-50, que vem consistemente batendo o Ibovespa. Ou seja, é um fundo bem diversificado, e que compreende as 50 melhores ações da Bovespa, só tem filé.
A cada revisão da composição do IBrX-50, o fundo elimina as ações de baixo desempenho e as substitui por ativos melhores, tudo isso de forma automática.
Se você quer diversificar em vários papéis mas não tem dinheiro para fazê-lo ou se quer investir nas melhores empresas da Bovespa, mas não tem grandes capacidades em Análise Fundamentalista, os papéis PIBB podem ser uma ótima opção.
Desvantagens
Ao meu ver, o PIBB tem algumas desvantagens:
1 - a liquidez não é tão grande quanto uma ação top de linha;
2 - você não recebe dividendos diretamente. Ao auferir dividendos das ações que compõe o fundo, estes são automaticamente reinvestidos em mais ações componentes do índice.
Editado 21/12/2007 por Maurício: descobri que papéis PIBB podem ser alugados.
Métodos para investir no PIBB
Você pode comprar PIBB diretamente no seu home broker (com o código PIBB11) ou pode investir indiretamente através de fundos de bancos.
Se você só pode investir pouco por mês, os fundos de banco são a melhor opção. O PIBB do Banco do Brasil aceita investimentos a partir de R$ 200,00 apenas e cobra 1,5% a.a. de taxa de administração.
Se você pretende aportar um volume maior, pode economizar a taxa de administração do banco e obter uma renda ligeiramente maior investindo diretamente pelo home broker. O problema é que os PIBB11 são caros (na cotação atual, R$94,15 cada unidade). Assim como ações, podem ser negociados no fracionário.
Podcasts do Mauro Halfeld sobre o PIBB:
Fundo PIBB rendeu 228% em pouco mais de três anos
Fundo PIBB continua disponível e com a menor taxa de administração do mundo
O que é melhor: investir o 13º salário em PIBB ou títulos do Tesouro Nacional?
---------------------------------------------------------------------------
Importante: as informações e análises disponibilizadas neste tópico tem como finalidade fazer você conhecer o papel, expor discussões e notícias pertinentes, com o intuito informativo. Lembre-se que a decisão e a responsabilidade sobre suas operações no mercado é sua, e somente sua._________________ "Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."
Editado pela última vez por mauriciokatayama em Sex Dez 21, 2007 11:54 am, num total de 2 vezes |
|
|
 |
|
FabioA3 Nível 4

Registrado em: Domingo, 29 de Julho de 2007 Mensagens: 1543 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 11:46 pm Assunto: |
|
|
Estava conversando com o Maurício sobre o PIBB11 no MSN e resolvi fazer uma análise crua comparando a cotação do IBX-50 com a do PIBB11.
Notem que é muito semelhante, eu diria que 98% igual, se não fosse esse ultimo mes, que notamos uma divergencia, eu diria 99,9%.
E aqui uma comparação entre o IBX-50, IBX-100, IGC, IBOV.
Agradecimentos ao ADVFM.[/img] |
|
|
 |
eborges
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 12:18 am Assunto: |
|
|
Eu comecei há pouco tempo atrás uma estratégia simples e interessante, investindo um valor baixo por mês no fundo Real PIBB, como um dos componentes para minha futura aposentadoria.
A idéia é, a medida que for atingindo valores no fundo que ultrapassem um lote de PIBB11, retirar este montante e comprar um lote diretamente na bolsa. Em cada movimentação destas, "perderei" um valor que será a soma da taxa de corretagem (20 reais, ou cerca de 0,21% dos 9415 necessários para comprar um lote atualmente), das taxas da bovespa, e do imposto de 15% sobre o lucro que tiver obtido até o momento no fundo.
Como a intenção é deixar o dinheiro investido num prazo muito longo, esse gasto será compensado pela diminuição nos custos com a taxa de administração, de 1,5% a.a., que deixará de ser paga ao gestor do fundo, no caso o Banco Real. |
|
|
 |
Vi0linha Nível 4

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 12:48 am Assunto: |
|
|
Eu sou suspeita para falar sobre PIBB, eu sou apaixonada por este papel! _________________ "Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo. |
|
|
 |
Gustavo_bl Nível 4

Registrado em: Quarta-Feira, 14 de Março de 2007 Mensagens: 1221 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 10:34 am Assunto: Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa |
|
|
mauriciokatayama escreveu: |
Métodos para investir no PIBB
Você pode comprar PIBB diretamente no seu home broker (com o código PIBB11) ou pode investir indiretamente através de fundos de bancos.
Se você só pode investir pouco por mês, os fundos de banco são a melhor opção. O PIBB do Banco do Brasil aceita investimentos a partir de R$ 200,00 apenas e cobra 1,5% a.a. de taxa de administração.
Se você pretende aportar um volume maior, pode economizar a taxa de administração do banco e obter uma renda ligeiramente maior investindo diretamente pelo home broker. O problema é que os PIBB11 são caros (na cotação atual, R$94,15 cada unidade). Assim como ações, podem ser negociados no fracionário.
|
Mauricio, eu até estava pensando em ler sobre esse investimento.... até porque estou lendo o Investidor Inteligente, onde se sugere investir em fundos de investimento semelhantes (sugestão para o chamado "investidor defensivo").
É uma excelente forma para diversificar investimentos, ao lado da compra direta de ações, tesouro direto, renda fixa, e etc....
Tenho uma dúvida, no caso de compra via corretora, a corretagem é a normal aplicada pela corretora? No caso da Ativa R$ 15 e na Win R$ 20 ou R$ 5 para o fracionário? _________________ "The future can be approached in two different ways, the way of prediction and the way of protection."
Benjamin Graham |
|
|
 |
mauriciokatayama Nível 4

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:04 am Assunto: |
|
|
Gustavo, acredito que sim, porque no homebroker o PIBB11 é tratado como uma ação comum: dá pra botar stops, ordens de compra, cotar no fracionário, fazer gráfico etc.
Ainda não negociei PIBB11 pelo homebroker, mas em breve poderei responder a sua pergunta "na prática"  _________________ "Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você." |
|
|
 |
Gustavo_bl Nível 4

Registrado em: Quarta-Feira, 14 de Março de 2007 Mensagens: 1221 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:08 am Assunto: |
|
|
mauriciokatayama escreveu: | Gustavo, acredito que sim, porque no homebroker o PIBB11 é tratado como uma ação comum: dá pra botar stops, ordens de compra, cotar no fracionário, fazer gráfico etc.
Ainda não negociei PIBB11 pelo homebroker, mas em breve poderei responder a sua pergunta "na prática"  |
Valeu Mauricio.... provavelmente vou comprar pelo HB para ver também... vou ver no fracionário da win se pago apenas os cinco pila.... hehehehe...  _________________ "The future can be approached in two different ways, the way of prediction and the way of protection."
Benjamin Graham |
|
|
 |
FabioA3 Nível 4

Registrado em: Domingo, 29 de Julho de 2007 Mensagens: 1543 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:27 am Assunto: |
|
|
Eu só quero analisar o quesito liquidez.
Pois no fracionário a liquidez ainda é menor que no lote padrão. E como eu sou pobrezin e opero só no fracionário, fica uma bosta.
Já adicionei o PIBB11 e PIBB11F no HB!
E VEJAM SÓ UMA COISA!! O PREÇO DO PAPEL É EXATAMENTE O ÍNDICE!!
AGORA O ÍNDICE TA EM 9534,61 E O PREÇO DO PAPEL EM 95,50.
Um pouco sobre valorizado eu diria. |
|
|
 |
Gustavo_bl Nível 4

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:37 am Assunto: |
|
|
Bom, eu também sou pobre.... por isso meu interesse no fracionário, ainda mais se me custar só 5 pila....
Vou estudar esse fundo então.... _________________ "The future can be approached in two different ways, the way of prediction and the way of protection."
Benjamin Graham |
|
|
 |
robsp Nível 3

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|
Aplico no PIBB faz um tempo e a compra funciona como uma ação normal com taxa de corretagem igual a qualquer outra ação. Na Ativa pago 15R$ mais outras taxas em impostos que cobram.
No quesito liquidez, para o pequeno investidor, acho que não é problema.
Teoricamente a variação do preço do PIBB deve ser bem próxima do IBRX-50 pois o fundo tenta replicar o índice, se estiver muito fora provavelmente muitos aplicadores vão entrar comprando ou vendendo e o preço deve voltar a se aproximar do índice.
Gosto deste papel pois gosto de investimento passivo em índice onde já segue o princípio da diversificação, não tenho trabalho nenhum (não faço análise gráfica, não faço nenhum tipo de análise das empresas que fazem parte do índice, não paga dividendos que evita o trabalho de ficar reinvestindo) , deixo a escolha das ações por conta do mercado e não preciso confiar em nenhum gestor de fundo. Se daqui 10 anos a Petrobrás falir vou ter prejuizo pois faz parte importante do índice, mas vai ser substituída por outra empresa que estiver na "moda" e ser mais negociada e fazer parte da 50 ações mais negociadas.Eu simplesmente compro e guardo para vender quando me aposentar lentamente quando me aposentar.
Claro que se dedicar talvez possa ter ganhos maiores selecionado as empresas, acertando momento de compra e venda , mas como acho que não tenho muita competência para isso prefiro deixar o mercado decidir por mim.
Fundos de pensão como do Banco do Brasil, parece que tem uma parcela importante do investimento em ações em cotas do PIBB. |
|
|
 |
FabioA3 Nível 4

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 10:33 pm Assunto: |
|
|
Que bom ter alguem aqui no Forum que já invista no PIBB11.
Mas me diga sobre a questão da super-valorização que ele ta tendo no ultimo mes. O que você, que acompanha o papel, acha disso? |
|
|
 |
FelipePL Nível 4

Registrado em: Quarta-Feira, 21 de Março de 2007 Mensagens: 1139 Localização: Brasil
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 10:55 pm Assunto: |
|
|
Eu tb gosto Violinha e a bastante tempo gosto dele, não somente pelo rendimento que a curto prazo está muito satisfatório, mas sim pelo modo como foi constituído para facilitar a nós investidores.
Esse tipo de papel é para investir retornando as médias do mercado no longo prazo.....obrigatoriamente no longo prazo.
Como ele acompanha o ibrx50 então o dia do mercado de baixa vai dar para encarteirar em maior quantidade....por enquanto to usando o método dollar cost averaging com esse papel a cada 2 meses e creio que vai ser assim para sempre, pq já vi que se tivesse utilizado analise técnica teria ganho miseros 0,8% a mais do que tenho hj e com encheção de saco e esquenta a cabeça olhando gráfico vendo IFR etc....analise tecnica ate que funciona bem mas creio que é mais para tiros curtos, momentos e papéis específicos...especulações de banho de água fria no inverno....não para esse tipo de papel.
Vc tb faz o uso do dollar cost averaging nesse papel Violinha? _________________ Para nós Value Investors, discípulos de Graham, NÃO há dias ruins no Mercado de Ações: quando ele cai,
temos ótimas pechinchas para comprar; quando sobe, as pechinchas se vão — mas nós ficamos cada vez mais ricos. |
|
|
 |
felipeno Nível 4

Registrado em: Sábado, 24 de Março de 2007 Mensagens: 545 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:05 pm Assunto: |
|
|
 O que seria dollar cost averaging FelipePL ?? _________________ -
Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino! |
|
|
 |
Escudeiro
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:12 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Uma dúvida de IR sobre esta ação: Ele se comporta sob quais regras? As regras de se aplicar direto na bolsa, onde está isento até 20k ou sob as regras de um Fundo de Investimento?
Abraços. |
|
|
 |
mauriciokatayama Nível 4

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 11:13 pm Assunto: |
|
|
Felipe, eu não conheço essa técnica, "dollar cost averaging"... poderia me explicar, please?
Alguns amigos do escritório pediram para eu explicar pra eles como decidir qual o melhor dia de colocar nesse fundo. Como não são experts, não acompanham o mercado, não sabem AF nem AT etc eu ensinei a eles uma técnica de preço médio bem simples. Eu já disse que não gosto da técnica do preço médio, mas isso vale para quem tem conhecimentos e acompanha diariamente o mercado; para investidores não-especializados, o preço médio é sim uma boa estratégia
Receita de bolo simples do preço médio by Katayama
- Todo mês vocês devem botar um valor fixo no fundo PIBB. Todo mês o mesmo valor. Não pode pular um mês para compensar no mês seguinte; Sem desculpas.
- Tá vendo esse site aqui ó (www.bovespa.com.br/movel). Quando esse número aqui fechar vermelho, fique atento nos dias seguintes;
- Se ficar vermelho durante muitos dias, e depois ficar verde, é nesse dia verde que você deve depositar;
- Se continuar vermelho até o dia 20 do mês e não der nenhum verde, deposite no dia 20;
- Se até o dia 20 não houve uma sequência de dias vermelhos, deposite no dia 20; _________________ "Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você." |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!