Clube do Pai Rico

29/05/2008 – 73.920 …

… 11/09/2017 – 74.636

É … 3.393 dias … 485 semanas … 111 meses … pouco mais de 9 anos !! Esse foi o tempo que passou entre a marcação do último topo histórico e o seu rompimento que, coincidentemente, ocorreu ontem. 😉

Um período longo, marcado por movimentos “estranhos” e indesejados (pela grande maioria, hehehe).

Neste intervalo pudemos vivenciar a crise de 2008, aquelas 5 imensas barras vermelhas que ocorreram EXATAMENTE após a criação do topo histórico de 2008. Quase 60% do valor de mercado das empresas simplesmente evaporou em apenas 5 meses …

Outro evento que marca o período é a rápida recuperação pós 2008. Motivada pela adoção de estratégias de recuperação da economia pelo governo lula, ou por conta da rápida recuperação do mercado de commodities ? 🙄

Se estamos caçando acontecimentos, podemos ver o derretimento constante que marca a administração dilma. Um topo intermediário parece marcar a entrada da ex-presidente, com a oscilação descendente que nos levou até o fundo de janeiro de 2016.

Continuando, temos a recuperação da “esperança”, com o encaminhamento do impeachment da ex-presidente e a retomada do índice. 100% de valorização, que nos trouxe dos 37 mil pontos até os 74 mil, nossa posição atual e novo recorde para o Ibovespa.

Dizer que conseguiu vivenciar todos os momentos apresentados no gráfico acima, somente aqueles que realmente fazem carteira de longo prazo, comprando a cada nova oportunidade (leia-se: sempre que existe dinheiro disponível no bolso, hehehe).

Quase 10 anos … um longo período …

O que será que os próximos 10 nos reservarão ?

Entendeu por que é um investimento de longo prazo ?

Olhar esse gráfico ajuda muita gente a enxergar melhor o motivo para que tantos e tantos analistas costumem indicar o investimento em ações somente para quem visa o longo prazo.

Já pensou quem comprou próximo ao topo de 2008 ? Precisou esperar quase 10 anos para ver o valor do índice voltar ao mesmo nível da sua compra.  E essa é a “pior” parte: somente o índice recuperou-se das quedas … Lembra que o índice é formado por ações, não é mesmo ? Se não lembra, leia o post “O que é, e como funciona um índice de ações ?“.

Por exemplo: as ações preferenciais da Petrobras valiam quase R$50 em maio de 2008 … Hoje, apenas R$15 … 🙄

E isso aconteceu com diversas ações que compõe o Ibovespa. Claro, outras estão a milhas de distância (acima) do valor de 2008. Mas creio que você conseguiu compreender a mensagem que estou apresentando.

Mais exemplos ? O mesmo “problema” ocorreu no Dow Jones e no SP500, como apresentei em um post de 2013, quando os índices americanos conseguiram recuperar o topo histórico. Falei no post “05/03/2013, um dia para entrar na história” sobre quanto tempo eles precisaram aguardar. Hoje estão quase 60% acima do topo histórico anterior, renovando recorde após recorde. Quase que diariamente.

Mas … isso aconteceu no longo prazo.

Mas … rompeu mesmo ?

Claro que neste momento diversas discussões acabam surgindo. A pergunta é: O topo histórico foi rompido mesmo ?

E se os 73.920 forem dolarizados ?

E se os 73.920 forem corrigidos pela inflação ?

E se os 73.920 forem atualizados pela SELIC ?

Se você quiser enxergar por este ângulo, encontrará respostas negativas para as três perguntas. Não rompeu, está LONGE disso …

Mas que tal deixar que os investidores possam curtir este breve momento de alegria ? Depois de tantas decepções, ao menos algo de bom acontece no mercado financeiro local. 😉

Ah, você não pode vivenciar este momento, por ainda não investir na Bolsa ?

Sem problema algum, eu posso lhe ajudar ! Não importa o motivo que lhe impeça de investir, eu poderei te auxiliar em sua transformação. Veja aqui como começar a investir na Bolsa através do meu novo curso para iniciantes !!

Agora, se já investe e gostaria de aprender a potencializar o aproveitamento de toda essa oscilação e volatilidade, o Double PUT Double CALL é o mais indicado para você ! 😀