Clube do Pai Rico

Mudança no prazo de pagamento do Tesouro Direto !

Mudanças chegando no Tesouro Direto ! E (na minha opinião) não foram das melhores … 🙁

Ontem recebi um e-mail da minha corretora informando sobre a mudança que entrará em vigor a partir do dia 5 de fevereiro. Uma mudança em relação aos prazos financeiros da operação com títulos do Tesouro.

Quem me acompanha a mais tempo sabe que a única coisa que me impede de usar o Tesouro Direto (eu dou preferência pelo CDB e aqui explico o motivo) é o fato de que o resgate do título ocorre em D+1. Isso inviabiliza o seu uso para a minha estratégia de investimento e me afasta do TD. Portanto uma notícia relacionada aos prazos financeiros da modalidade mais do que me interessava. 😉

Mas …

Como funciona hoje ?

Quando você compra um título entre meia-noite e 18h, o débito financeiro da operação (a retirada da grana da sua conta) ocorre em D+1. Se a compra ocorre das 18h até às 24h, o débito ocorrerá em D+2 – dois dias úteis.

Na venda os prazos são os mesmos: D+1 para a venda que ocorrer entre meia-noite e às 18h e D+2 para as que ocorrerem entre 18h e 24h.

O débito ocorrer hoje, amanhã, ou na semana que vem “não importa tanto”. Afinal de contas, para que você possa efetuar a compra, a maioria das corretoras exige que você já tenha a grana disponível em sua “conta corrente” junto a ela.

O problema (pra mim) é em relação ao resgate e a demora em ter o crédito disponível …

E como funcionará a partir do dia 5 de fevereiro ?

Claro que fui abrir o e-mail empolgado !! 😀

Imagine que bom seria ver que a alteração anunciada poderia me beneficiar, e em especial o método Double PUT Double CALL. Seria sensacional !!

Começo a ler o comunicado e …

Prezado Cliente,

Informamos que a partir de 05/02/2018, tendo em vista as alterações feitas pela Secretaria de Tesouro Nacional, a liquidação financeira de títulos do Tesouro Direto ocorrerá da seguinte forma:

Para as compras realizadas entre meia-noite e 18h, o débito financeiro da operação ocorrerá em D+0 !! Entre 18h e 24h em D+1.

Fantástico !! D+0 para as compras do Tesouro Direto ! Finamente o TD passa a ser um investimento de liquidez diária e …

Observação: não há alteração no fluxo de liquidação financeira para a venda dos títulos. As vendas realizadas entre meia-noite e 18h, o crédito financeiro da operação ocorrerá em D+1 e entre 18h e 24h em D+2

Sim … mudaram os prazos para a compra do título, mas mantiveram inalterados os ligados à venda ! 😯

Dá para acreditar ?! Qual é a justificativa do Tesouro para que o financeira das compras ocorram imediatamente enquanto o da venda fique apenas para o dia seguinte ?! A meu ver não há lógica alguma na mudança !!

Fui lendo o comunicado, na expectativa de que aquilo viria beneficiar o investidor, e para a minha (ingrata) surpresa vi que nada mudou em nosso benefício. 🙁

Portanto, a mudança afeta apenas a saída de dinheiro da sua conta na hora da compra. Quando você vender um título os prazos permanecerão sendo os mesmos …

Como !? Por quê ?! Alguém me explica ??