Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE3 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: O rabo abana o cachorro …

É … Quando imaginaríamos ver o Dow Jones, principal índice de ações dos EUA mundo, cair 3% e nós, meros mortais, com uma queda inferior a 1% ? É … dizem que estamos vivendo um “novo normal”, onde a situação mudou e as coisas agora seguem outras regras.

Em 20 anos de mercado eu não lembro de ter visto o mercado brasileiro simplesmente ignorando um tombo de tamanha proporção no mercado americano. Ok … em 2009 subimos bastante, mas foi um verdadeiro voo de galinha e depois dele vimos aqui só em queda.

Simplesmente ignorar as que das sucessivas que temos visto lá fora, por conta de uma mudança estrutural – que ainda não veio ? Não sei …

Como disse no começo: “o rabo abana o cachorro” vai contra a lógica e nos faz ficar pensativos … Será que não existe algo de estranho nisso ?

Uma coisa é um movimento mais amplo, de anos, onde apresentemos um melhor resultado do que eles, é normal. Agora … “ignorarmos” um tombo de 3% do jeito que foi ? Lembra que ontem falei que na quinta havíamos subido 2%, junto deles, mas que no final corrigiram para 1% de alta e nós mantemos os 2% ? Pois então …

Posso estar exagerando no cuidado. Posso estar deixando passar algum detalhe. Mas sabe como é … cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça ! 😉

Hoje mantemos a caixinha fechada: para cima os 85.500, para baixo os 84 mil. Somente o rompimento de um dos lados nos trará um movimento mais amplo. Antes disso, nada feito …

Uma coisa MUITO importante que aconteceu lá fora foi o teste na média de 200 dias. Dow Jones bateu nela (na mosca !) e repicou, enquanto o SP500 furou, repicou e fechou abaixo. Vamos ver como será o comportamento de hoje diante de um teste tão importante quanto esse.

Se realmente furar … 😯

 

“Zé, bom dia. Depois de finalizar o curso volto aqui para te agradecer. Acompanho o blog há muitos anos e mesmo já tendo conhecimento prévio no mercado de opções fiz questão de fazer o curso para que, de alguma forma, pudesse compensá-lo pelos anos de aprendizado que o blog me proporcionou gratuitamente. O curso Double Put Double Call superou em muito minhas expectativas pois consegui enxergar novas formas de rentabilizar a carteira, identificar os riscos e proteger o meu suado capital. Valeu cada centavo do investimento. Parabéns pelo excelente trabalho de educar financeiramente nossa nação !”

Claudio Fernandes da Cruz Junior

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉