Clube do Pai Rico

Notícias ||| Mudanças no rendimento da poupança

MEIRELLES: MUDANÇA EM RENDIMENTO DA POUPANÇA AINDA ESTÁ EM ESTUDO

São Paulo, 02 – O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou hoje (2) que ainda não há conclusão sobre as mudanças que o governo deve adotar para a remuneração da caderneta de poupança. Na ata da última reunião do Copom, terminada em 11 de março, o BC destacou que o atual nível de rendimento da poupança pode trazer dificuldades à gestão da política monetária, pois o declínio dos juros pode provocar uma fuga dos capitais aplicados em fundos de investimento em direção a esse ativo mais tradicional.

“Estamos estudando o assunto. Evidentemente, esta é uma questão que, em última análise, diz respeito ao Congresso Nacional”, afirmou. “Essa é uma das questões importantes que aparecem no momento em que as taxas de juros começam a cair no País. As taxas de juros começam a cair e nós passamos a enfrentar determinados limites de ordem legal, herança de um passado de taxas muito elevadas.”

“Estamos estudando com outros órgãos do governo e com legisladores para ter uma solução que atenda aos interesses do País e dos poupadores. Não há solução pronta”, disse Meirelles.