Clube do Pai Rico

Zé, quanto custa para se criar um Ativo Digital ? Quanto você gastou/gasta ?

Está lembrado que há algumas semanas eu falei sobre como foi o processo de criação dos meus cursos ? Naquele post falei sobre como e porquê criei o Double PUT Double CALL e o Minha 1x na Bolsa. No final do post perguntei se vocês gostariam de saber quais foram as ferramentas que usei para tirar a ideia do papel e trazê-la ao mundo real.

E agora, cá estamos. 😉

Sim, hoje falarei sobre o que usei para criar os cursos, quais as ferramentas usei e ainda uso, e quais os custos envolvidos em todo o processo de criação, divulgação, comercialização dos cursos.

Mas antes de dar continuidade, um aviso importante se faz necessário:

Existem inúmeras formas de se fazer uma mesma coisa. Existem “infinitas” ferramentas disponíveis, dos mais variados tipos e custos. Umas mais caras … outras mais baratas. Umas mais simples … outras mais complexas. Umas mais famosas … outras nem tanto.

O que apresentarei hoje serão as que eu usei. São as melhores ? Não sei … Mas foram as que usei. 😉

Portanto, se você conhecer uma alternativa ao que for apresentado, sinta-se à vontade para me falar. 😀

Vamos lá ?

Como os cursos são em vídeo, algumas necessidades específicas surgem. Se fosse apenas um e-book, um simples editor de texto (como o Google Docs, gratuito) seria mais do que suficiente. Para os vídeos precisei de um programa para a edição de vídeos. Dei preferência pelo Camtasia, que já conhecia de outros “carnavais”.

Programa de uso simples e de custo relativamente acessível. Você pode comprá-lo diretamente no site da empresa, por U$249.

Sim … quase R$1 mil.

Além disso, durante a gravação das aulas fui recebendo o feedback dos alunos e alguns comentavam sobre o áudio delas, que a captação poderia ser melhorada. Buscando entregar sempre o melhor, procurei por um microfone de qualidade e que pudesse atender as minhas necessidades. Escolhi o Blue, da Yeti. Ele é simplesmente sensacional ! Áudio limpo, perfeito e praticamente uma peça de decoração, hehehe.

Pode ser encontrado na Amazon Brasil por R$1.399. Sim … existiriam milhares de alternativas, mas foi esse que escolhi.

Como as aulas são apresentadas com a o auxílio de slides, precisava de um programa do estilo Power Point, o Apresentações (do Google Docs) ou o Keynote (da Apple). Como uso um PC, o Keynote não seria uma opção. Poderia ter usado o do Google Docs, gratuito ? Sim … Mas o Power Point tem uma função específica para a gravação de vídeos com os slides/apresentação. Simples, extremamente simples, que me pouparia horas e horas de edição.

Adivinha qual foi o escolhido ? 😉

Licença anual do Office 365: R$299

Sendo o curso em vídeo, precisaria de um local para a hospedagem deles. De tudo o que li, a indicação padrão era a de que poderíamos usar o Youtube … Mas se possível, evitar isso. O ideal era dar preferência por uma plataforma profissional, paga, como o Vimeo. U$240 (anuais) de custo.

Pronto ! Os vídeos já podiam ser gravados (uso a própria webcam do PC ou do iPhone), com áudio de qualidade, depois de serem preparados no Power Point, editados no Camtasia e hospedados no Vimeo. Gasto de R$2.300 (único) e R$1.150 (anuais).

Para o gerenciamento do conteúdo do curso, a plataforma onde as aulas são organizadas e apresentadas, usei uma ferramenta disponibilizada pela Hotmart, que é quem faz a venda propriamente dita do curso. A plataforma é oferecida gratuitamente. 😉

Por falar em Hotmart e a venda dos produtos, a empresa cobra uma taxa de 10% sobre o valor do produto. Sim … eles “ficam com 10% do que eu ganho“. E pelo ótimo serviço por eles prestado, é mais do que justo. 😀

Falando em 10% do que eu ganho … é esse o valor aproximado que fica com o governo. Sim: impostos. Aproximadamente 10% fica pra eles.

Só nisso o valor da venda já fica em 80% do total.

Existem outros custos ainda, pois são ferramentas e serviços que fazem parte do dia a dia do negócio.

Hospedagem do site: R$49/mês

Você precisará ter um site para que a apresentação do seu produto seja feita.

MailChimp: R$150/mês (U$45)

Você deverá ter uma ferramenta que permita que você envie os e-mails de contato com os interessados no seu produto. Esta ferramenta lhe permite criar uma lista de contatos, onde poderá trabalhar de forma automatizada com eles, realizando o primeiro contato e fazendo a apresentação do seu produto. Além disso ela também serve para que você emita avisos específicos, como um lançamento, promoção ou algo do tipo.

Hello bar: R$50/mês (U$15)

É a ferramenta que faz o anúncio que você, volta e meia, vê aqui no site. No lado inferior direito da tela.

Ela te dá inúmeras alternativas de como apresentar os anúncios e é mais do que indicado. 🙂

Ele tem uma versão Free que atende grande parte das nossas necessidades. Conheça aqui.

Contabilidade: R$600/mês

É … 🙁

Facebook ads: R$1.200/mês

Você precisará fazer com que as pessoas que ainda não te conhecem, te conheçam. E você precisará usar de anúncios para que isso ocorra.

Atualmente, a melhor (e mais simples) forma de fazer essa divulgação é através do Facebook/Instagram.

Você pode não usar nenhum tipo de anúncio pago ? Pode … Mas isso fará com que as coisas demorem um pouco mais para acontecer. Sem o apoio dos anúncios o seu crescimento pode vir a ser mais lento do que o desejado. Encare como um investimento, e não um gasto propriamente dito. 😉

Se assustou ?

Como eu disse no início: sim, seria possível fazer tudo isso de forma praticamente gratuita, sem gastar nada. Se fosse apenas um e-book então … 🙄

A diferença de uma ferramenta paga para uma similar de graça, é que, provavelmente, a sem custo te trará mais trabalho braçal … (como o exemplo que citei do Power Point)

Da mesma forma que poderia ter sido feito gastando menos, poderia ir mais longe … Contratando alguém para realizar as gravações dos meus vídeos, sua edição, criação das páginas do curso, usando uma ferramenta de gerenciamento que fosse paga, aumentando a verba de publicidade, adquirindo uma câmera profissional, etc etc etc

O que importa é que você pode começar dentro de qualquer realidade. Se tem pouco para investir, comece usando as ferramentas gratuitas, quando puder, invista um pouco no negócio com a melhora de algum dos itens. O que realmente conta no seu produto é a qualidade do conteúdo apresentado, as informações, o conhecimento compartilhado.

Mas o maior investimento, sem sombra de dúvida, e praticamente impossível de ser contabilizado, é o custo de aprendizado que você teve para adquirir o conhecimento que será apresentado em seus produtos digitais. No meu caso, quantos livros, cursos, STOPS, anos e anos de experiência, foram precisos para que os meus cursos pudessem ser criados ?

Agora me diga: você tem algum plano, ainda no papel, de criar um ativo digital ?