Clube do Pai Rico

Como diminuir as perdas do meu Tesouro Prefixado ?

Pergunta:

Bom dia!

Preciso de ajuda, tenho investimento no Tesouro Prefixado 2025 no valor de R$5.130,37 e hoje, aproximadamente um mês após investido, o valor bruto está em R$4.930,09. Sou iniciante em investimentos, por isso estou na dúvida se devo manter até o vencimento, ou melhor resgatar e ter menos prejuízo? Pelo que entendi, o Tesouro Prefixado é indicado para longo prazo, que nesse caso é o que desejo.

Obrigado desde já.

Resposta:

Bom dia Adriano,

Então tenho uma boa notícia pra ti: você pode ficar tranquilo !! 😀

Antes de qualquer coisa, o que é um título prefixado ? Nada mais é do que um investimento onde você entra já sabendo quanto irá receber no momento do resgate. Sim, na hora que você inicia o investimento em um Tesouro Prefixado você já sabe exatamente quanto receberá na data do vencimento do título.

Sem flutuações, volatilidade ou preocupações. Tudo preto no branco. 😉

Se na hora que colocou a grana lá, foi informado que você receberia *10% (apenas para ilustrar o exemplo), é isso que você receberá até o momento do resgate: 10% ao ano.

O problema é: conforme o tempo vai andando, e as condições de mercado vão se alterando, o título que você comprou/investiu vai sofrendo ajustes conforme o “desejo” do mercado. Pode ser que hoje esteja pagando um pouco mais de 10% ao ano … Pode ser que na semana que vem ele esteja pagando um pouco menos de 10% ao ano …

Mas o que importa é que se você mantiver o título em seu poder, até o dia do vencimento (que no seu caso é no dia 01/01/2025), receberá o rendimento prometido na hora em que você fez o investimento.

Por exemplo, hoje ele está entregando 10,54% ao ano. Quanto foi que você recebeu ?

A sua “perda” – entre aspas mesmo – não existirá se você mantiver o título até o vencimento. Ela somente acontecerá se você fizer o resgate antecipado do título, se você vendê-lo no dia de hoje.

Esse é um problema que muita gente que entra no Tesouro Direto acaba não sabendo …

Achando se tratar de um investimento em renda fixa como qualquer outro, acha que o dinheiro lá aplicado está 100% garantido a todo e qualquer momento, que receberá o valor acordado, resgatando o título quando bem entender.

Não … Somente o Tesouro SELIC apresenta estas características. O Tesouro IPCA e o Prefixado variam de acordo com as condições de mercado. De acordo com as taxas praticadas no dia a dia.

Portanto, como eu disse, fique tranquilo ! Se você ficar com o título até o vencimento, receberá o rendimento prometido e não terá perdido dinheiro. 😉

Poderá ser um pouco incomodo olhar o valor dele abaixo do teu original ? Sim … Mas ele está lá, garantido.

Espero ter te ajudado ! 🙂

Abraços !