Clube do Pai Rico

A greve dos caminhoneiros e a sua Educação Financeira

É … não teremos como fugir deste assunto.

Na verdade, o evento que vem atrapalhando a vida de muitos e muitos brasileiros nos dá a oportunidade de falar sobre um tema que muitos consideram como chato, desnecessário e exagerado.

A greve dos caminhoneiros que paralisou o país, fez com que os postos ficassem sem combustível (bem como muitos e muitos carros) e supermercados com a falta de inúmeros produtos, nos faz lembrar de algo muito importante: só nos preocupamos, de verdade, quando o problema já está instalado e não resta muito o que fazer. 🙁

Quer ver ?

Me diga: você tem gasolina no seu carro ? E a despensa, tem arroz, feijão, macarrão ? Carnes, frutas e verduras … ? (sim, esses são os mais complicados)

É, muitos já não têm essa lista completa. Muitos não tem mais nenhum item da lista … Mas outros têm e estão tranquilos.

Algumas pessoas têm o hábito de manter um pequeno estoque de alimentos em casa. Seja por conta do “rancho” que é feito uma vez por mês, seja por conta de algum hábito herdado de um passado mais distante, especialmente de algum antepassado que tenha vivido um período de guerra.

Muitos não se lembrarão … Outros nem saberão do que falarei … Mas até pouco tempo atrás, era BEM comum fazermos as compras do mês no início do mês, na hora em que o salário chegava em nossas mãos. Imediatamente ao chegar em nossas mãos … Corríamos para o supermercado, para comprar tudo o que fosse possível com aquele dinheiro. Graças à inflação, se deixássemos para comprar amanhã, eram produtos a menos no armário.

Estoques eram naturais e obrigatórios. O poder de compra nos levava a isso.

Outros, como eu disse, criaram o hábito de estocar alimentos por conta de uma experiência passada. Uma experiência bem mais desagradável do que a inflação. Eram pessoas que tinham enfrentado períodos de guerra e sentiram na pele a falta de mantimentos, de itens básicos. Por conta disso, elas costumam abastecer suas despensas de produtos não perecíveis. (enlatados costumam fazer parte da rotina delas)

Mas não são todas que agem assim …

Muitos olham para estas pessoas e pensam: “Que mulher maluca !! Pra que comprar tanta coisa e deixar guardado em casa ? Basta ir no supermercado e comprar quando quiser !!

Ou ainda: “Ah, eu sempre fico só com um pouquinho de gasolina no tanque … Quando entra na reserva da reserva eu vou lá e coloco mais vinte pila. Pra que deixar parado no tanque ?

É … os precavidos são vistos como malucos, como pessoas que exageram sem necessidade.

Onde foi que já vi isso … ?

Colchão de Segurança !

Quem pensou nele acertou !

Muitas pessoas dizem não entender por qual motivo alguém cria e mantém um colchão de segurança. Dizem que é perda de tempo … Que o dinheiro que está lá rende muito menos do que outros tipos de investimento que poderíamos usar. Que é exagero de quem pensa nisso.

Esse tipo de pensamento é mais comum em pessoas que ganham bem e que têm a “garantia” de receber seus salários em dia. “Qual seria a finalidade pra mim ? Não tenho como perder meu emprego …

Até que …

Por algum motivo a grana é necessária e uns têm a reserva, enquanto outros não.

Exatamente igual ao momento atual, onde alguns têm algum estoque de mantimentos e outros não. Quem têm, na maioria das vezes eram os “loucos” … os “exagerados” …

Sei que ainda não estamos no ponto de nos tornarmos um cenário de Mad Max, mas se mais alguns dias se passarem, sem uma solução definitiva, será algo parecido.

Os dois grupos, quem guarda dinheiro “sem necessidade”, e os que guardam alimentos “por exagero”, são aqueles que em momentos de crise, de emergências, têm as reservas necessárias para se manterem calmos e sem a necessidade de desespero. Podem pensar e agir com calma, planejando os próximos passos.

Já quem não tem nada … Corre pra fila … Se debate dentro do supermercado … Implora por crédito caro.

Se você puder tirar uma lição da grave crise que a greve dos caminhoneiros gerou, aprenda de uma vez por todas a importância das reservas. Sejam elas de cunho financeiro ou alimentar. Serão estas reservas que te manterá calmo e capaz de pensar sem a pressão que a falta deles causa.

Se você, neste momento, já está sem combustível ou algum tipo de alimento, olhe para as suas finanças e veja se o seu colchão de segurança está lá, formado e seguro. Pois se você precisar de grana em um momento futuro, não irá querer viver situação parecida com a que vive hoje.

Ou irá ? 🙄