Clube do Pai Rico

Tive prejuízo, sou obrigado a declarar mesmo não tendo interesse na compensação ?

Pergunta:

Boa tarde, se tive prejuízo, mesmo que minimo em ações em um mês tenho que declarar esse prejuízo mesmo não tendo interesse em abatimento?

Obrigado!

Resposta:

Opa ! Tudo certo Rafael ?

Não é a primeira vez que alguém me faz essa pergunta. E, sinceramente ? Eu ainda não consigo entender o motivo de alguém não querer apresentar isso na declaração …

Primeiro porquê você já vai ter que fazer a declaração de qualquer jeito. Não é mesmo ?

Você vai apresentar os resultados de todos os outros meses, mas não vai apresentar exclusivamente o de quando teve perdas ? Eu diria que isso soaria no mínimo “estranho”. Não ?

Você é obrigado a apresentar os resultados mensais, separando o que ganhou/perdeu com ações, opções, futuros, no daytrade e nas operações normais. Quando é lucro em um mês isento (se movimentou menos de R$20k com a venda de ações), e quando é um mês normal e tributável.

Então, sim, você é obrigado a apresentar o resultado do mês que teve perdas, pois ele faz parte do todo. Não informar a perda seria apresentar informações incompletas (ou até mesmo erradas) à Receita. Concorda ?

Se a pessoa não tivesse que fazer a declaração, e a única coisa que iria gerar a necessidade fosse a declaração desta perda, eu até “entenderia” o desejo de não informar … Mas se você já vai ter todo o trabalho, por que não ? Como você mesmo disse, e já sabe, isso te traz o direito de abater o prejuízo de um lucro futuro.

De novo: não é a primeira vez que recebo essa pergunta. Mas eu continuo sem entender o motivo para se pensar desta forma … 🙂

Espero ter te ajudado ! 😉

Abraços !