Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Pergunte ao Pai Rico: Estava pensando em investir em fundos

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Diário do Pai Rico
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 11:24 am    Assunto: Pergunte ao Pai Rico: Estava pensando em investir em fundos Responder com Citação

Citação:
Perguntas das mais diversas áreas serão respondidas, e você poderá aprender juntamente com quem fez a pergunta, e concordou em dividir a mesma com os outros membros do Clube.

Você também quer fazer uma pergunta ao Pai Rico ?
É só clicar aqui !!

--------------------------------------------------------------------------------

Pergunta:

Boa tarde! Parabéns pelo site! Fiquei muito empolgado com o livro Pai Rico, Pai Pobre, e mais ainda com o site, q me permite ´adaptar´ as idéias para a nossa economia.

Vi sua resposta à outro internauta sobre os fundos de ações da petrobrás, o q me permitiu ´clarear´ um pouco as idéias sobre o mesmo.

Minha pergunta é a seguinte: Tenho R$ 35 mil investidos em fundos de investimento da caixa (FIF Capital), q rende aproximadamente 1% ao mês (e olhe lá!).

Estava pensando em investir em fundos da Petro, mesmo sabendo q posso perder dinheiro (olhei a tabela do ano passado e fiquei empolgado com o rendimento total do ano, apesar de algumas baixas em alguns meses).

Pretendo deixar este dinheiro investido por, pelo menos, um ano.

Gostaria de saber se, na sua opinião, vale a pena arriscar nesse fundo, se não é um mau momento para fazer isso, se os impostos e tributos não ´comeriam´ o rendimento, se há uma melhor opção para este valor/prazo.

Enfim, qualquer dica tá valendo. Obrigado! And keep walking!

Resposta:

Boa noite Jardel,

Obrigado !! Very Happy
É exatamente esta a idéia do site: Apresentar as possibilidades de investimentos existentes para nós Brasileiros. Wink

Sobre a tua pergunta ...
Olha ... sou meio suspeito para te indicar, ou não, a fazer este investimento.

Como você deve ter visto no Diário do Pai Rico, eu respondi uma pergunta que tratava +- sobre isso. Foi no dia 16 de Janeiro. Dê uma olhadinha na minha resposta à pergunta do Ricardo.

Mas assim ... se você VAI precisar do dinheiro daqui um ano, eu não te aconselharia a investi-lo em Renda Variável não ...

Vai que o mercado comece a cair ?
E daqui um ano, quando você for precisar do dinheiro, ele tenha encolhido para 60% do capital que tu investiu ? Podes suportar isso ?

Tá ... e se o mercado subir ?
Claro que isso pode acontecer, como você mesmo disse, após olhar o histórico do ano passado, você decidiu fazer este investimento. Mas vou te contar um segredo sobre Renda Variável: Rendimento passado, não é garantia de Rendimento Futuro.

Este é um dos grandes problemas embutido nos investimentos de Renda Variável, não temos como saber o rendimento de amanhã, quanto mais o de daqui um ano.

Analise com carinho. Veja se você realmente irá precisar deste dinheiro daqui um ano. Veja se você está disposto a perder tudo, ou quase isso, ehehehe. Se estiver, então podes até analisar a possibilidade de entrar neste fundo. Wink

Mas tome cuidado ... não entre num investimento como um fundo de ações sem estar preparado para perder uma bela fatia do capital investido. Very Happy

Ah !!!
Mais uma coisinha: Fuja de dicas. Wink
Essa é a única dica que deves seguir. hehehe

Abraços ! Boa sorte !!

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
kiko
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jan 24, 2006 5:38 pm    Assunto: Re: Pergunte ao Pai Rico: Estava pensando em investir em fun Responder com Citação

Eu discordo de algumas colocações sobre esse investimento.

Eu invisto em bolsa faz um bom tempo e a regra de ouro é: perca pouco e maximize o ganho. O que seria isso? Se a ação/cotação do fundo começar a cair muito venda o mais rápido possível: sua perda será reduzida. O erro é que as pessoas não vendem e ficam esperando a recuperação de mercado, que pode não vir. Se ele subir, mantenha a sua posição enquanto estiver subindo. Desconsidere as oscilações que ocorrem no dia a dia, trabalhe com a cotação no final do dia. Ganhar dinheiro com as variações das cotações durante o dia exige vc estar acompanhando o mercado o tempo todo, o que não é factível para a maioria das pessoas.

Uma forma mais simples é definir a divisão do seu portfólio em renda fixa (RF) e ações (RV). Se vc por exemplo optar por 30% de RF e 70% de RV, é só acompanhar o mercado. Se as ações subirem e seu portfólio mudar em mais de 5%, ou seja, 75% RV e 25% RF, venda parte de suas ações para equilibrá-lo novamente. Se as ações cairem, e seu portfólio virar 35% de RF e 65% de RV, é hora de comprar ações e equilibrar sua carteira novamente em 30% RF e 70%RV. Com isso vc garante comprar na baixa e vender na alta. Eu falei em uma variação de 5% mas vc pode definir outra, mais larga ou mais estreita. Isso garante seus ganhos no médio/longo prazo. Converso com muitos administradores de fundos para Previdências Privadas, e todos eles afirmam com vários dados (imóveis, dólar, renda fixa, ect), que no longo prazo, nenhum investimento supera a bolsa de valores.

Operando dessa forma não têm como depois de um ano vc ter 60% do seu patrimônio inicial. Outra coisa: perto das eleições (caso de 2006) ou em crises financeiras internacionais normalmente, o mercado tende a desabar. Por isso se vc notar que todo o mercado está caindo muito, saia e fique 100% em renda fixa. Quando o mercado atingir o fundo e começar a subir novamente essa é a hora de comprar tudo novamente, a preços muito mais baixos que vc vendeu. É nos momentos de crise do mercado de ações que estão as melhores oportunidades de ganhar muito dinheiro.

Espero ter complementado a resposta anterior.

Eric.
--------------------------------------------------------------------------------

Pergunta:

Boa tarde! Parabéns pelo site! Fiquei muito empolgado com o livro Pai Rico, Pai Pobre, e mais ainda com o site, q me permite ´adaptar´ as idéias para a nossa economia.

Vi sua resposta à outro internauta sobre os fundos de ações da petrobrás, o q me permitiu ´clarear´ um pouco as idéias sobre o mesmo.

Minha pergunta é a seguinte: Tenho R$ 35 mil investidos em fundos de investimento da caixa (FIF Capital), q rende aproximadamente 1% ao mês (e olhe lá!).

Estava pensando em investir em fundos da Petro, mesmo sabendo q posso perder dinheiro (olhei a tabela do ano passado e fiquei empolgado com o rendimento total do ano, apesar de algumas baixas em alguns meses).

Pretendo deixar este dinheiro investido por, pelo menos, um ano.

Gostaria de saber se, na sua opinião, vale a pena arriscar nesse fundo, se não é um mau momento para fazer isso, se os impostos e tributos não ´comeriam´ o rendimento, se há uma melhor opção para este valor/prazo.

Enfim, qualquer dica tá valendo. Obrigado! And keep walking!

Resposta:

Boa noite Jardel,

Obrigado !! Very Happy
É exatamente esta a idéia do site: Apresentar as possibilidades de investimentos existentes para nós Brasileiros. Wink

Sobre a tua pergunta ...
Olha ... sou meio suspeito para te indicar, ou não, a fazer este investimento.

Como você deve ter visto no Diário do Pai Rico, eu respondi uma pergunta que tratava +- sobre isso. Foi no dia 16 de Janeiro. Dê uma olhadinha na minha resposta à pergunta do Ricardo.

Mas assim ... se você VAI precisar do dinheiro daqui um ano, eu não te aconselharia a investi-lo em Renda Variável não ...

Vai que o mercado comece a cair ?
E daqui um ano, quando você for precisar do dinheiro, ele tenha encolhido para 60% do capital que tu investiu ? Podes suportar isso ?

Tá ... e se o mercado subir ?
Claro que isso pode acontecer, como você mesmo disse, após olhar o histórico do ano passado, você decidiu fazer este investimento. Mas vou te contar um segredo sobre Renda Variável: Rendimento passado, não é garantia de Rendimento Futuro.

Este é um dos grandes problemas embutido nos investimentos de Renda Variável, não temos como saber o rendimento de amanhã, quanto mais o de daqui um ano.

Analise com carinho. Veja se você realmente irá precisar deste dinheiro daqui um ano. Veja se você está disposto a perder tudo, ou quase isso, ehehehe. Se estiver, então podes até analisar a possibilidade de entrar neste fundo. Wink

Mas tome cuidado ... não entre num investimento como um fundo de ações sem estar preparado para perder uma bela fatia do capital investido. Very Happy

Ah !!!
Mais uma coisinha: Fuja de dicas. Wink
Essa é a única dica que deves seguir. hehehe

Abraços ! Boa sorte !!
[/quote][/quote]
Fernando
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Fev 04, 2006 10:01 pm    Assunto: Investimento em fundos Petrobras Responder com Citação

Confused
Caro Jardel,
É interessante consultar outro dos livros de Robert Kiyosaki, "Profecias do Pai Rico", no qual ele fala sobre fundos de investimento.
Um dos conselhos dele é tomar cuidado com fundos de investimento muito diversificados. Ele cita Warren Buffet, um investidor americano sobre o assunto: "A diversificação é sinal de analfabetismo financeiro".
O fundo da Petrobras parece ser bem direcionado ao ramo da empresa (energia) e tem apresentado rendimento acima da média de vários outros fundos. Entretanto, o mercado nem sempre sobe, por isso é chamado de Renda Variável.
Vale a pena investir mais tempo e dinheiro em instrução sobre Bolsa de Valores, Mercados Futuros, Renda Fixa e Variável, para conhecer melhor essa selva. Como em toda selva, há grandes oportunidades te esperando, mas também há os perigos, com os quais você tem de aprender a lidar.

Portanto, deixo as mesmas perguntas que R. Kiyosaki faz:

- Qual é o seu grau de experiência e conhecimento financeiro?
- Qual o seu grau de aversão ao risco?
- O que você considera mais arriscado? Deixar seu dinheiro em fundos que dão pouco rendimento ou investir em fundos que podem subir ou descer, mas podem te render 10% em menos de um mês?

Um abraço e bons investimentos!

Fernando
wellington.nogueira
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2006 12:38 pm    Assunto: Re: Pergunte ao Pai Rico: Estava pensando em investir em fun Responder com Citação

kiko escreveu:
Eu discordo de algumas colocações sobre esse investimento.

Eu invisto em bolsa faz um bom tempo e a regra de ouro é: perca pouco e maximize o ganho. O que seria isso? Se a ação/cotação do fundo começar a cair muito venda o mais rápido possível: sua perda será reduzida. O erro é que as pessoas não vendem e ficam esperando a recuperação de mercado, que pode não vir. Se ele subir, mantenha a sua posição enquanto estiver subindo. Desconsidere as oscilações que ocorrem no dia a dia, trabalhe com a cotação no final do dia. Ganhar dinheiro com as variações das cotações durante o dia exige vc estar acompanhando o mercado o tempo todo, o que não é factível para a maioria das pessoas.

Uma forma mais simples é definir a divisão do seu portfólio em renda fixa (RF) e ações (RV). Se vc por exemplo optar por 30% de RF e 70% de RV, é só acompanhar o mercado. Se as ações subirem e seu portfólio mudar em mais de 5%, ou seja, 75% RV e 25% RF, venda parte de suas ações para equilibrá-lo novamente. Se as ações cairem, e seu portfólio virar 35% de RF e 65% de RV, é hora de comprar ações e equilibrar sua carteira novamente em 30% RF e 70%RV. Com isso vc garante comprar na baixa e vender na alta. Eu falei em uma variação de 5% mas vc pode definir outra, mais larga ou mais estreita. Isso garante seus ganhos no médio/longo prazo. Converso com muitos administradores de fundos para Previdências Privadas, e todos eles afirmam com vários dados (imóveis, dólar, renda fixa, ect), que no longo prazo, nenhum investimento supera a bolsa de valores.

Operando dessa forma não têm como depois de um ano vc ter 60% do seu patrimônio inicial. Outra coisa: perto das eleições (caso de 2006) ou em crises financeiras internacionais normalmente, o mercado tende a desabar. Por isso se vc notar que todo o mercado está caindo muito, saia e fique 100% em renda fixa. Quando o mercado atingir o fundo e começar a subir novamente essa é a hora de comprar tudo novamente, a preços muito mais baixos que vc vendeu. É nos momentos de crise do mercado de ações que estão as melhores oportunidades de ganhar muito dinheiro.

Espero ter complementado a resposta anterior.

Eric.

A algum tempo atrás estava pensando sobre o q vc falou sobre crises, eleições e etc. e concordo contigo.
Agora, 2006 é ano eleitoral e muita especulação aparece (lembram em 2002 a decolada do dolar pq achavam q se o lula fosse eleito, ia dar calote?)
Pois é, não deu calote e o dolar caiu (e se não fosse a crise interna, acho q o copom não tinha segurado o dolar no patamar atual, e teria caido mais).

Até a eleição, é bom estar atento ao mercado financeiro

57 45 4C 4C 49 4E 47 54 4F 4E
O único modo de evitar erros é adquirindo experiência;
mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Diário do Pai Rico Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!