Clube do Pai Rico

O que encerra uma operação com Opções que virou pó ?

Pergunta:

Ainda pegando gancho na mesma pergunta/resposta… Fiz venda (a descoberto) de algumas calls da série E, com vencimento no dia 18/05. Caso estas opções caminhem para virar pó, eu preciso, obrigatoriamente, fazer a recompra das mesmas quantidades, mesmo que a 0,01, e zerar a posição vendida? Ou posso simplesmente deixar virar pó e embolsar todo o ganho da operação vendida? Obrigado!

Resposta:

Opa ! Tudo certo Milton ? 🙂

Como você já sabe, uma das principais características do mercado de Opções é que elas têm um “prazo de validade”, elas possuem vida útil. As Opções deixam de existir após o seu vencimento. E isso é nisso que se baseia todo o mecanismo que controla o comportamento delas. 😉

Por deixarem de existir após o dia do seu vencimento, elas perdem o valor após esse evento. Elas deixam de ter validade, passam a não ter serventia alguma.

Com isso, a resposta à tua pergunta se baseia integralmente neste conceito. 🙂

“É preciso encerrar a operação para que ela seja concluída ?”

Não. E isso vale tanto para uma operação de venda (um lançamento de Opções, que foi de onde surgiu a dúvida do Milton: “Quem é o lançador de Opções ?“), quanto para as de compra. 😉

Se você lançou uma Opção, em qualquer momento de sua vida, elas deixarão de existir após o dia do vencimento. Portanto, se você lançou uma Opção que se transformou em pó, ela simplesmente deixará de existir na sua carteira (a operação) com o evento do vencimento. Se você não recomprar a sua Opção vendida, deixando ela virar pó, com o vencimento, será a mesma coisa que “recomprar por R$0,00”.

Sim !! Ao não encerrar a operação, o valor da Opção que virou pó após o dia do vencimento é ZERO.

Tanto para quem comprou, quanto para quem vendeu.

Exemplo:

Se você comprou a Opção PETRE199 por 10¢ no dia de hoje, e ela virar pó na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, o dia do vencimento desta Opção, você terá perdido os 10¢ na íntegra. (se não revender antes, claro …)

Se você vendeu a Opção PETRQ152 por 4¢ no dia de hoje, e ela virar pó na próxima segunda-feira, você terá embolsado integralmente o prêmio de 4¢ por Opção lançada. (se não encerrar a operação antes, claro …)

Tem gente que diz que o ideal é encerrar a operação antes do vencimento, para que fique registrada a finalização da operação. Mas não é preciso … Para a Receita, o vencimento da série marca o encerramento da Opção e consequentemente da operação. 😉

Ela virar pó também marca o encerramento da operação. 😀

Também !!! Pois é importante lembrar que se você recomprar o que vendeu, ou revender o que comprou, também estará encerrando a operação. (sim, muitos acham que a única forma de encerrar uma operação com Opções é levando-as até o vencimento …)

Espero ter te ajudado ! 🙂

O tema te interessa ? Você tem vontade de investir com Opções ? Te convido a conhecer o Double PUT Double CALL, o meu curso de Opções ! Será um prazer lhe ajudar neste processo de aprendizado !! 😀

Abraços !