Clube do Pai Rico

Zé, qual é o melhor momento para montar uma operação com Opções ?

Pergunta:

boa tarde, gostaria de saber quantos dias antes do vencimento da opção você costuma entrar no mercado. Estou acompanhando uma opção da VALE3 faltando 8 dias para o exercício. E me parece que quanto mais perto do exercício, mais fácil é saber se o gráfico vai subir ou cair. Você acredita que teria problema entrar 1 dia antes do exercício?

Resposta:

Opa ! Tudo certo Diogo ? 🙂

Eu não “marco” a minha entrada em uma operação conforme o calendário. O que determina se vou entrar, quando vou entrar, é o surgimento de um sinal no gráfico. Como opero reversões, é esse o tipo de sinal que fico aguardando. 😉

(apresento as ferramentas e indicadores que uso neste e-book)

Ele pode surgir a qualquer momento … Pode ser na primeira semana do vencimento, pode ser no meio do caminho, ou pode ser na última. Não existe um “casamento” com o calendário.

A única ressalva que faço, é que será MUITO difícil você me ver entrando em uma operação na última semana de vida de uma Opção. Neste momento os prêmios já estão pequenos, quase “inexistentes”, e como opero na venda de Opções, isso traz mais riscos do que benefícios. 🙂

Sim, falei antes que o sinal pode surgir na última semana de vida de uma Opção. Se isso acontecer, eu dificilmente (como já falei) entrarei em uma operação nela. Se o sinal surge na última semana do vencimento, monto a operação na série seguinte. 😀

Agora, sobre a tua observação em relação à facilidade de saber se o gráfico diz que vai subir ou cair, quanto mais próximo estamos do vencimento … nunca reparei nisso. Pra mim ele sempre fala “a mesma coisa”, o tempo todo, hehehe.

Então, se eu vejo algum problema em entrar em uma operação faltando apenas 1 dia para o vencimento … Eu tento não fazer isso. São raras as vezes que o prêmio apresentado por elas naquele momento, justifica a operação. São raras as vezes que o prêmio justifica o “risco”. Mas, de novo, isso por operar na venda.

Usando a mesma lógica, mas do ponto de vista de quem compra uma Opção, a reta final talvez seja um momento interessante, justamente por conta dessa “falta de prêmio”. Só que neste momento existe uma dificuldade extra: a pressão do vencimento. 😉

(mas a compra de Opções não é a minha praia, prefiro a constância dos ganhos que obtenho com a venda delas)

Espero ter te ajudado. 🙂

Abraços !