Clube do Pai Rico

Eu preciso ter uma ação em carteira para poder comprar sua PUT ?

Pergunta:

Para eu comprar uma opção de venda (PUT) eu obrigatoriamente devo ter essa ação na minha carteira? Caso contrário, não consigo entender como ganharia vendendo uma ação que não tenho. 🙂

Resposta:

Opa ! Tudo certo Alcino ? 🙂

Não, você não precisa. 😉

Existem 2 formas de ganhar com essa operação de compra de PUT:

#1 – Com a revenda da PUT valorizada

Sim, você compra a PUT, esperando que ela se valorize, para em seguida revender. Lembrando que ela irá se valorizar conforme o ativo ligado a ela, caia.

É uma operação análoga à da compra de CALL. A diferença é que a CALL se valoriza conforme o ativo a ela ligado, sobe. Essa é uma operação que a maioria já está acostumada, especialmente por ela se comportar de forma bem parecida com a de uma compra de ações. 😉

Então, você poderá simplesmente comprar a PUT, acreditando na queda do ativo “mãe”, na expectativa de revender por um preço mais elevado.

#2 – Exercendo a PUT

Outra maneira é através do exercício da PUT que você tem em mãos. Que é a sua dúvida. 😉

Ao exercer uma PUT, fazemos isso por existir “justificativa” para tal. E qual seria essa justificativa ? O ativo “mãe” estar sendo negociado, no dia do vencimento, por um preço inferior ao do strike da PUT que você está comprado. 😀

Ao exercer a PUT, nós iremos vender a ação ligada a ela. Correto ? Mas como fazer isso se não temos ela em carteira ?

Simples: você vai vender a ação através do exercício … e entregará à pessoa que foi exercida uma ação que comprará, em seguida, diretamente no mercado !! 😉

Lembra que você exerceu a PUT por causa da cotação da ação estar sendo negociada abaixo do strike da sua PUT ? Pois então …

Para exemplificar: você comprou uma PUT de strike R$22. Chega o dia do vencimento dela, a ação “mãe” está sendo negociada por R$19,50. Com isso existe a justificativa para que você exerça esta Opção. Correto ? (como falei antes, a cotação da ação precisa estar sendo negociada por um preço inferior ao do strike, no dia do vencimento)

Ao exercer essa PUT, a pessoa que foi exercida, te comprará a ação pelo strike dela, pelos R$22. Você receberá R$22 para cada Opção que exerceu. Como não tem a ação para entregar a ela, irá no mercado comprar a mesma por R$19,50, que é o preço que está sendo negociada naquele momento.

Se você recebeu R$22 pela venda das ações, e as comprou por R$19,50 no mercado, ganhou R$2,50 !! 😀

Então, você não precisa ter a ação na carteira para comprar a PUT, pois poderá revender ela com valorização, ou exercer (se houver condições para tal), e comprar diretamente no mercado – depois do evento do exercício – por um preço abaixo do recebido no exercício, para ter o que entregar. 😉

Espero ter te ajudado !! 😀

Abraços !