Clube do Pai Rico

Livros ||| Pare de viver na Corda Bamba

Viver na corda bamba: Infelizmente é a realidade de muitos brasileiros … e isso ficou ainda mais destacado após a realização do sorteio do livro junto aos visitantes do Clube, foi a promoção com o maior número de participantes até hoje …

Uma realidade nada agradável diga-se de passagem … pois além de sempre estar com a pressão de quitar suas dívidas, a pessoa vê muito do que ganha indo somente para o pagamento dos juros das dívidas adquiridas. Falta de uma Educação Financeira quando jovem ? Falta de exemplo dos pais ? Falta uma maior fiscalização por parte das autoridades para evitar o que está acontecendo ? Aposto numa junção disso tudo e mais um pouco …

E é justamente isso que tenta fazer o autor em “Pare de viver na corda bamba“, apresentar o conhecimento que ele adquiriu durante toda uma vida na área de Educação Financeira para que o leitor possa melhorar, ou melhor, consertar o que vem fazendo de errado.

A realidade na maioria das vezes dói

Em “Pare de viver na corda bamba“, Carlos Alberto Debastiani dá um choque de realidade, em alguns momentos até mesmo forte demais, mas que em muitos casos se faz necessário. Debastiani apresenta, de início, um breve relato de sua vida financeira, mostrando como e porque hoje não vive na situação título do livro.

Uma coisa que gostei, e que ele tenta deixar bem clara, é a diferença existente entre prosperidade e riqueza. De nada adianta ser rico sem prosperidade, e normalmente, quem é prospero acaba tendo tudo o que precisa. Pode até não ser rico milionário, mas fica bem perto disso.

Exemplo ? Quem ganha em loteria, já viram o número de pessoas que ganhou prêmios gigantescos e depois de algum tempo perderam tudo ? Há poucas semanas li uma notícia sobre um inglês, que antes de ganhar na loteria era gari, e agora ( não lembro se foram 5 ou 10 anos depois ) ele deseja retomar sua função, pois gastou tudo o que ganhou. Foram festas, carros, viagens … ele gastava por dia muito mais do que muitas pessoas conseguem acumular anualmente com empregos muito bem remunerados. Do que adiantou ganhar uma fortuna sem ter a mínima noção de Educação Financeira ? Tudo pelo ralo …

A culpa, infelizmente não é só de quem está com as dívidas …

Infelizmente, porque se fosse, bastava que ela aprendesse alguns itens básicos sobre como cuidar do seu dinheiro, mas com “inimigos” externos o negócio complica ainda mais.

Muitas das coisas feitas pelos bancos mais atrapalha do que ajuda quem está passando por alguma necessidade financeira ( ou tem o perfil para passar no futuro ), são indicações de investimento erradas, são tarifas, são dificuldades impostas para resolver problemas simples ( como pagar uma conta no caixa por exemplo ) … Mas o pior mesmo são alguns exemplos onde estas instituições agem de má fé. No livro são apresentados dois ou três que certamente dão vergonha para quem atua no ramo.

Ou então o cartão de crédito, concedido a quem não tem a mínima condição de honrar as futuras dívidas em dia, mas liberado, com crédito generoso, justamente para criar uma gordura que venha a gerar juros pelo pagamento atrasado ou rolagem da dívida.

Mas saiba a verdade: Normalmente os maiores culpados somos nós !

Sim … Muitos tentam colocar a culpa em outros, alegando que por causa de fulano ou de beltrano é que ele hoje está afundado em dívidas …

Não, a culpa não é deles … a culpa é de quem não obteve o aprendizado necessário para se dar bem financeiramente.

Quantas pessoas vemos estudando profundamente determinados assuntos, se tornando brilhantes profissionais, mas que dedicam pouco ( ou como na maioria dos casos nenhum ) tempo ao tema finanças ? Tenho certeza que você conhece muitos exemplos.

Um livro diferente dos outros

Uma coisa que gostei bastante neste livro foi o fato de ele ser diferente dos outros em muitos aspectos. Não tenho como exemplificar porque isso será percebido somente com a leitura do mesmo, mas garanto que vocês perceberão isso.

Nenhuma fórmula mágica é apresentada, muitos mitos são desfeitos e o mais importante, faz o leitor pensar se o que ele vem fazendo até então é o que realmente deveria ter sido feito.

Se a corda bamba vem sendo a sua trilha diária, a leitura deste livro certamente poderá marcar a mudança de rumo.

Pare de viver na corda bambaNota do Site:
4 Moedas
Pare de viver na corda bamba
Carlos Alberto Debastiani

Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 208
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no SubmarinoCompre seu livro na Novatec

Aproveitem a promoção que a parceria do Clube do Pai Rico – Novatec criou. Na compra de qualquer livro no site da editora, você terá um desconto de 20% ! Basta informar o código “PAIRICO” e pronto. :)