Clube do Pai Rico

Boa notícia !! O Tesouro Direto agora é D+0 !!

E será em breve ! 😀

A B3 anunciou que está previsto para o 2º trimestre de 2021 a implementação do resgate em D+0 (ou seja, no mesmo dia) para as operações do Tesouro Direto.

Essa é uma notícia pra lá de interessante e aguardada por muitos. Motivo ? Permite que ele seja usado de “outras formas” que até então não eram possíveis por conta da restrição do D+1 atual …

Por exemplo:

Usar o Tesouro SELIC como colchão de segurança ? Sim … é possível. Mas em determinadas situações, poder contar com o dinheiro aplicado, apenas no dia seguinte, pode ser a diferença entre ser útil, ou não. Uma emergência pode ser realmente emergencial.

Outro caso, usarmos o Tesouro SELIC como margem em nossas operações em Bolsa. Sim, sei que muitos o usam. Mas se for usado como garantia em um lançamento de PUT e você vier a ser exercido, pode ocorrer um descasamento de ao menos 1 dia entre a liberação do título e o seu resgate … O que faria a conta do investidor ficar “em aberto” por 1 dia.

Mas … (sim, sempre tem um mas)

O D+0 só é válido para resgates feitos até às 13h. 🙁

É, ao menos neste primeiro momento de mudança da regra, o resgate no mesmo dia ocorrerá apenas para os resgates que forem realizados até o horário limite de 13h. Se for feito depois disso, a coisa permanece do jeito que é hoje, D+1.

Veja, até o momento não foi informado de que forma será feito o crédito D+0 … Se teremos um “resgate imediato” (como acontece com um CDB D+0 do seu banco, com a Caderneta de Poupança, etc), ou se o crédito entrará em um determinado horário do dia.

De novo: é uma ótima notícia ! Excelente na verdade. Mas não é essa coca-cola toda …

Ajuda ? Sim, muito. Caminha numa bela direção, e que em breve pode ser a ideal. Mas ao menos neste momento, com o limite das 13h, ainda nos impede de focar em seu uso.

Claro, para quem já o usa, é somente vantagem. 😉

Mas para quem se empolgou com o D+0, ver essa limitação, acabou sendo meio que um balde de água fria … 🙁

Pensei que era agora que eu migrava pra ele, hehehe. 😀