Bom, tem varias formas e vários caminhos. As ferramentas são muitas, vou citar apenas algumas para ilustrar.
Você precisa antes de tudo planejar sua pesquisa. Sair pensando e fazendo perguntas é arriscado, voce pode concluir o questionário sem obter as respostas que precisava.
Uma referência interessante é a cartilha do SEBRAE:
-
Como elaborar uma pesquisa de mercado
Em seguida, você precisará de uma ferramenta para tabular os questionários. Existem algumas em inglês (procure por Survery), outras gratuitas em português, mas com baixa administração.
Quando precisei, investi um pouco e usei os serviços do eQuestiona (http://www.equestiona.com/). Gostei muito, bem profissional. Gerencia tudo, emails enviados, respostas, graficos, exporta, tudo que precisei. Você ainda pode fazer um teste gratuitamente.
Tem também a planilha do Google Docs, mas eu não usei, não tenho como dar mais detalhes, teria de pesquisar.
abraços,
_________________
ALPRADO
Belo Horizonte - MG