Clube do Pai Rico

Desconstruindo a ansiedade

 

A sociedade, atualmente, está sendo atingida por uma série de problemas de saúde. “Mas Zé, sempre estivemos …

O problema é que muitos dos atuais problemas são mentais/psicológicos. 🙁

Problemas que são internos, e que vêm sendo agravados pelo ritmo das coisas. Pode reparar, ninguém mais tem tempo para si próprio. Sempre atarefadas, sempre correndo atrás do relógio, sempre …

O pior é que muitos problemas de saúde (física) são agravados ou até mesmo gerados por conta deste cenário.

Quantas são as pessoas que você conhece que estão obesas, e comem compulsivamente, sem motivo algum ?

Quantas são as pessoas que você conhece que fumam, excessivamente, sem motivo algum ?

Quantas são as pessoas que você conhece que bebem, excessivamente, sem motivo algum ?

É … Um dos motivos que as leva a agir desta forma é a ansiedade.

Qual é o significado da ansiedade ?

O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.

Mas o pior é que a ansiedade é o tipo de coisa que se retroalimenta. Sim, a pessoa que está ansiosa acaba ficando mais ansiosa por estar ansiosa.

E para “ajudar a combater” a ansiedade, muitas pessoas acabam tentando encontrar algo que as distraia. O que acabam fazendo ? Comendo, bebendo, fumando … E como a ansiedade não “acaba”, o que elas fazem ? Comem mais … Bebem mais … Fumam mais …

E não … não fazem apenas isso. A “modernidade” nos trouxe outras formas de ~combater a ansiedade. Vai dizer que você não conhece, ou até mesmo que você não faz uso das redes sociais para se ~acalmar, para reduzir um pouco a sensação de mal estar que a ansiedade traz ? O problema é que as redes sociais são desenhadas para que você fique ainda mais ansioso enquanto as usa. 🙄

(você fica na expectativa de uma resposta, de um like, de um RT naquela sua última postagem)

Mas não para por aí. Conseguimos ver os efeitos da ansiedade até mesmo no lado investidor da coisa. Quem não conhece alguém que realizar mais operações do que devia, apenas por não conseguir se conter, por ter que esperar uma real oportunidade de entrada em um investimento ?

Ansiedade gera ansiedade, que gera mais ansiedade. 🙁

“Mas Zé, o que fazer então ?”

É justamente nisso que o livro “Desconstruindo a ansiedade” foca. 🙂

E a sugestão dele é bem interessante. Quase que um conselho de um monge … 😉

Calma e Paciência. Sim, agir desta forma na hora em que a ansiedade atacar e você estiver buscando o seu “apoio” tradicional.

Costuma comer demais ? Então, com calma e paciência, dê atenção ao ato de comer. Com calma e paciência, coma, e sinta os efeitos da comida. O que você sente ? Qual é o sabor daquilo que está comendo ? Como aquela comida te afeta ?

Costuma comer demais ? Então, com calma e paciência, dê atenção ao ato de fumar. Com calma e paciência, fume, e sinta os efeitos do cigarro. O que você sente ? Qual é o sabor da fumaça ? Qual é o cheiro dela ? Como aquele cigarro te afeta ?

Ao agirmos com calma e paciência (lembra que não temos tempo para nada, nem para nós mesmos, e acabamos agindo por puro impulso ?), começamos a trazer possíveis informações de que aquilo que buscamos para nos confortar, e até mesmo trazer “prazer”, na verdade não fazem isso … Você vê/sente que por agir no modo automático as coisas parecem ser diferentes do que elas realmente são. E justamente por isso, o cérebro começa a entender que talvez agir daquela forma não seja então a melhor saída.

Claro … Não será algo a ser obtido da noite para o dia. Mas com calma e paciência o resultado vem.

“E o livro, acha que ele vai me ajudar com isso ?”

Sim. 101%. 😀

Eu observei alguns pontos onde a estratégia proposta pelo autor pode me ajudar. Observei e já comecei a colocar em prática. 😉

(sim, o Monge também passa por isso, hehehe)

Em breve saberei se ajudou ou não. (de verdade)

Mas digo que ao observar da forma que ele sugeriu, vi que poderia encontrar uma solução para algo que me atrapalha bastante.

Como eu disse, a ansiedade é um problema que atinge grande parte da população. Tentar combate-la, ou ao menos amenizar suas consequências, trará um retorno positivo para quem aceitar o convite.

Portanto: leia o livro, com calma, sem correr na leitura (eu fiz isso, dei tempo ao tempo, para poder absorver o que era lido – e farei uma releitura em breve), colocando em prática o que nele é proposto.

Quem topa ? 🙂

 


Nota do Site:
5 Moedas
Desconstruindo a ansiedade
Judson Brewer

Editora: Sextante
Ano: 2021
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Formato: Médio