Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Dicas de investimentos (pouca grana, longo prazo)

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 9:46 pm    Assunto: Dicas de investimentos (pouca grana, longo prazo) Responder com Citação

Pessoal... acabei de me cadastrar e esse é meu primeiro post no fórum, mas já li muita coisa interessante por aqui. Parabéns aos que contribuem com esse espaço, pq ele realmente é mto inspirador. Vou tentar ser sucinto (o q é mto difícil pra mim):

Tenho 22 anos, sou recém formado e agora farei pós e cursos de especialização, focando num nicho no qual quero atuar, mas q só conseguirei dps d muita qualificação, o que espero ter após 18-24 meses.

Meu horário semanal vai ficar bastante fragmentado, então não tenho como arranjar um emprego formal. Vou ficar trabalhando na micro empresa da minha família e continuar fazendo uns freelas que já faço. Minha renda nesse período deve girar em torno de 1500-2500 reais.

Como ainda moro com minha família, minhas despesas são perto do zero, o que vai me possibilitar investir, no mínimo, 1000 reais por mês (mais 1500 iniciais, q eu já tenho). Minha intenção é entrar no mercado de ações, através de home broker, e estou estudando pra isso.

Minha idéia é ter uma carteira formada por 60% B&H (PETR4, VALE5, GGBR4...) e os outros 40% eu usaria pra trades curto prazo, já que ainda tenho um bom tempo livre pra dedicar a isso e que ACHO (posso estar errado) que, como meu investimento é pequeno, talvez devesse dedicar pelo menos uma parte a coisas mais ousadas/agressivas, pra tentar rendimentos um pouco melhores.

Queria saber se, na opinião de vocês, minha estratégia possui alguma falha e se acham que o mercado de ações realmente seria o melhor prum caso como o meu, de investimento relativamente baixo. Lembrando que estou pensando em longo prazo e que qualquer lucro que eu conseguisse com trade seria reinvestido em ações. Não pretendo sacar nada tão cedo.

É isso... desculpem-me por escrever tanto. Espero que tenham paciência pra ler. Estou aberto a dicas e sugestões.

Abraço!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação

A propósito, botei o tópico aqui, ao invés de no board específico sobre a Bolsa, porque cogito outras formas de investimento, que não ações.

Não sei bem que investimentos poderiam ser esses, mas estou aberto a sugestões.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 8:11 am    Assunto: Responder com Citação

Seja bem vindo amigo. Smile

Vamos lá ...
Antes de qualquer coisa ... Wink

Já tem o colchão de segurança formado ? Very Happy
Esse é o primeiro passo no "mundo dos investimentos". ( o dinheiro suficiente para cobrir 6 meses de gastos, um gasto médio ... )

Outra pergunta: De que forma pretende operar os "trades curtos" ?
Já possui conhecimento na área ? Se ainda não, leia, estude, participe de eventos ... converse com seus amigos. Very Happy ( onde espero que inclua seus amigos aqui do Clube Wink )

Ah !
Sobre o colchão. Mesmo morando com teus pais, tenha ele formado. Infelizmente temos que estar preparados para tudo ... Rolling Eyes

Isso é só para começar o papo. Very Happy
hehehe

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 11:15 am    Assunto: Responder com Citação

Falae, Zé! Tranquilidade?

Então... na real, eu não tenho nenhuma despesa fixa. Sou um sanguessuga ainda. hehehe... Não tenho como calcular esse colchão, pois não pago aluguel, condomínio, plano de saúde, mercado, prestações, colégio dos bacuris, faculdade e etc. Meus únicos gastos são chopps com os amigos, uma roupa aqui, uma futilidade acolá. Justamente por isso que quero aproveitar pra começar a investir, já que é um momento muito favorável.

De todo modo, estou sim formando meu colchão, pro caso de depois eu querer comprar algo (sim... QUERER, não PRECISAR, pq não tenho as tais despesas básicas). Quanto a isso, tranquilo.

Eu estou estudando, mas ainda não me sinto confiante pra realizar coisas muito arriscadas, como opções. Venda descoberta, por exemplo, nem passa pela minha cabeça. Quando falei em 40% pra curto prazo estava me referindo a ações menores mesmo, permanecendo com elas só o suficiente pra tirar um pequeno lucro.

Como vou começar com pouca grana, pensei em, nos próximos 6 meses, os tais 60% B&H irem só pra GGBR4 e BBDC4, pra não pulverizar a grana (ou outras do nível, tipo VALE5, ITSA4, PETR4, caso estejam em momento mais favorável). Depois poderia diversificar mais.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 8:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Sancast eu sou universitário assim como você e moro com meus pais e pensava que era besteira esse negócio de colchão de segurança,mas aconteceu de meu PC quebrar e eu ficar sem dinheiro para comprar um novo...Agora eu tenho um colchão de segurança para se meu PC quebrar dinovo ou pintar alguma viajem.

Quanto as ações a menos que você conheça muito bem as ações que quer comprar recomendo um fundo de índices negociados em bolsa BOVA11 ou PIBB11(tem informações sobre os 2 aqui no fórum).Diversificar é um técnica para se proteger do erro e quando menos se sabe mais se diversifica começe diversificado depois concentre.Só concentre em poucas ações quando você for capaz de convencer as pessoas que entendem a investir nas ações que comprou.

Eu começei meus investimento em bolsa concentrado comprei ações que despencaram e tive que ralar muito para zerar minha perda.

Quando você adquirir experiência em AF você concentra,eu mesmo gosto de concentrar muito porque tenho pouca grande e é bem mais fácil você saber quase tudo sobre uma empresa do que muito de 10.
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 12:06 am    Assunto: Responder com Citação

Falae, Roma9... tranquilo?

Então... nem penso que seja besteira o colchão. Só acho que o meu não precisará ser tão grande, haja vista que eu praticamente não tenho gastos.

Eu vou começar aplicando só 1,5k, mas tenho um pouco mais do que isso guardado. Tb fiz uns freelas no final do mês passado e essa semana farei outro. Vai entrar mais uma grana considerável em caixa, vinda desses trabalhos, mas essa eu vou deixar separada, pro colchão. Aí termino ele com a grana que vai entrar dum outro freela que já está confirmado, só que é mais lá pro final do mês.

O que eu queria saber é o que vocês me sugerem fazer com o colchão (nada de respostas mal educadas, por favor). Eu não gosto de deixar dinheiro na conta corrente, pq aí vou comprando coisas no débito e, qdo vejo, o dinheiro já tá no fim. O que eu faço? poupança?
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 2:01 am    Assunto: Responder com Citação

sancast escreveu:

O que eu queria saber é o que vocês me sugerem fazer com o colchão (nada de respostas mal educadas, por favor). Eu não gosto de deixar dinheiro na conta corrente, pq aí vou comprando coisas no débito e, qdo vejo, o dinheiro já tá no fim. O que eu faço? poupança?

Se for pouco,melhor deixar na poupança se você conseguir um CDB que pague 90% ou mais do CDI melhor.
gmslira

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 9:00 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal,
Sou nova no fórum, mas há alguns meses venho lendo algumas opiniões e como tem muita gente "entendida" destes assuntos, resolvi pedir um help.
Tenho uma poupança no Itau e pretendia investir o valor no CDB 100% do unibanco,mais aportes mensais. Porém com esta queda de juros que esta ocorrendo e parece que é uma tendência, não sei até que ponto vale a pena fazer isso, pagando IR mais os TEDs mensais dos futuros depósitos, pois na superpoupança não tenho custo algum, mas rende somente os tímidos 0,7%. O que seria melhor neste caso??
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

gmslira escreveu:
Pessoal,
Sou nova no fórum, mas há alguns meses venho lendo algumas opiniões e como tem muita gente "entendida" destes assuntos, resolvi pedir um help.
Tenho uma poupança no Itau e pretendia investir o valor no CDB 100% do unibanco,mais aportes mensais. Porém com esta queda de juros que esta ocorrendo e parece que é uma tendência, não sei até que ponto vale a pena fazer isso, pagando IR mais os TEDs mensais dos futuros depósitos, pois na superpoupança não tenho custo algum, mas rende somente os tímidos 0,7%. O que seria melhor neste caso??

A conta a ser feita é:

Qual o rendimento da poupança ?
Qual o rendimento do CDB ?
Quais os custos operacionais ? ( IR + TED ... )

Além disso, o CDB tem rendimento diário ? Ainda, qual o prazo de investimento ? E também, ele aceita o nível de aporte mensal que você pretende fazer ?

Tudo isso deve ser levado em conta na hora da decisão. Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
gmslira

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
gmslira escreveu:
Pessoal,

A conta a ser feita é:

Qual o rendimento da poupança ?
Qual o rendimento do CDB ?
Quais os custos operacionais ? ( IR + TED ... )

Além disso, o CDB tem rendimento diário ? Ainda, qual o prazo de investimento ? E também, ele aceita o nível de aporte mensal que você pretende fazer ?

Tudo isso deve ser levado em conta na hora da decisão. Smile

Bom, o rendimento da poupança em média é 0,7%/Mês.
No CDB, esta variando em 1,11, 1,05, mas há uma tendência a queda.
O IR não pago na poupança, ja no CDB fica em 15% após 2 anos.
Ele tem rendimento diário sim, que no mês fica no pencentual que me referi. Pagaria ainda 96,00 por ano para fazer as transferencias além do IR. E aceira os aportes mensais sim.

Ai ai ai e agora??????????? rssss
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu vou complicar um pouco a questão,mas a TR é feita para a poupança dar bem menos que a TBF( que é a média de captação dos CDBs).É meio complicado,mas a Poupança rende menos que 70% da TBF e como você paga no máximo 27,5% de IR e poupança não rende em menos de 1 mês e em um mês não si tem IOF se a TBF estiver próxima do CDI é melhor 100% CDI que poupança.Sem contar que CDB rentabiliza diariamente.

Citação:
POUPANÇA

O que é Poupança e Investimento?

Os recursos necessários para uma aplicação provêm da parcela não consumida da renda, a qual se dá o nome de poupança (por menor que seja seu valor) ou uma disponibilidade financeira, pode efetuar um investimento, dele esperando obter:

· reserva para qualquer despesa imprevista e uma garantia para o futuro - SEGURANÇA;

· boa remuneração - RENTABILIDADE;

· esperança de ver crescer o capital empregado - VALORIZAÇÃO;

· defesa contra eventual desvalorização do dinheiro - PROTEÇÃO;

· oportunidade de associação com empresas dinâmicas - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;

· rápida disponibilidade do dinheiro aplicado LIQUIDEZ.

Diariamente o Banco Central (BACEN) efetua o cálculo da Taxa Referencial (TR) e divulga o rendimento das cadernetas de poupança do mês subseqüente. Para se chegar ao percentual final da TR, o BACEN coleta as taxas de rendimento dos certificados de depósito bancário (CDB) oferecidas pelos 30 maiores bancos do País. Após esse procedimento, efetua-se a média dos ganhos, chegando à Taxa Básica Financeira (TBF). Finalmente, um redutor é aplicado sobre a TBF, cujo resultado acrescido de 0,5% torna-se o rendimento da poupança.

Até o dia 31/05/99 o referido redutor era fixado mensalmente e calculado pela média das TBF´s dos últimos cinco dias úteis do mês anterior ao corrente. Esse valor, por sua vez, era divido por 100 e multiplicado pela soma de dois índices, 1,00 e 0,3184, arbitrados pelo Banco Central.

O que se percebia na prática até então, era que os rendimentos das cadernetas de poupança eram influenciados basicamente apenas pelas taxas vigentes na última semana do mês anterior ao que se objetivava calcular. Isso acabou por representar grandes distorções nos percentuais da poupança, que ficavam completamente alijadas das variações na conjuntura macroeconômica do País.

Analisando o problema, foi então definido novo cálculo para o redutor, que entrou em vigor em 01/06/99, cuja periodicidade passou de mensal à diária, acompanhando o rendimento líquido da TBF do dia ao invés da média dos últimos cinco dias úteis do mês anterior. Esse valor continua a ser dividido por 100 e multiplicado pela soma dos dois índices arbitrados pelo BC, que mudaram, no entanto, para o patamar de 1,005 e 0,48. Desta maneira, pela nova metodologia, o redutor passa a contemplar os resultados dos juros ocorridos no dia anterior, refletindo diretamente a volatilidade do mercado.

Agora, cabe salientar que o novo redutor diário não irá aumentar a rentabilidade das cadernetas de poupança, visto que as taxas de juros praticadas estão num patamar inferior e com viés de baixa. É necessário que o poupador tenha em mente as seguintes questões:

a) o novo método de cálculo do redutor foi criado principalmente para que a poupança passe a acompanhar de perto as variações do mercado e não para incrementar sua rentabilidade;

b) o Banco Central pretende que a rentabilidade da poupança se situe na média de 65% da TBF, podendo atingir o máximo de 67%; e

c) a caderneta continuará com sua segurança, pois mantém a garantia de R$ 20 mil(agora está em 60k)em depósitos por CPF em caso de falência de determinada instituição financeira e sua isenção tributária, pois é a única aplicação que não sofre a incidência do Imposto de Renda e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Portanto, a caderneta de poupança continuará com seu perfil conservador, com percentuais de ganho abaixo dos de aplicações de maior risco e, em se confirmando a tendência de queda mais acentuada da inflação, com rendimento real em bom nível.

O negrito foi por minha parte e o negrito com parênteses fui eu que escrevi
gmslira

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 8:53 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Eu vou complicar um pouco a questão,mas a TR é feita para a poupança dar bem menos que a TBF( que é a média de captação dos CDBs).É meio complicado,mas a Poupança rende menos que 70% da TBF e como você paga no máximo 27,5% de IR e poupança não rende em menos de 1 mês e em um mês não si tem IOF se a TBF estiver próxima do CDI é melhor 100% CDI que poupança.Sem contar que CDB rentabiliza diariamente.

Citação:
POUPANÇA

O que é Poupança e Investimento?

Os recursos necessários para uma aplicação provêm da parcela não consumida da renda, a qual se dá o nome de poupança (por menor que seja seu valor) ou uma disponibilidade financeira, pode efetuar um investimento, dele esperando obter:

· reserva para qualquer despesa imprevista e uma garantia para o futuro - SEGURANÇA;

· boa remuneração - RENTABILIDADE;

· esperança de ver crescer o capital empregado - VALORIZAÇÃO;

· defesa contra eventual desvalorização do dinheiro - PROTEÇÃO;

· oportunidade de associação com empresas dinâmicas - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO;

· rápida disponibilidade do dinheiro aplicado LIQUIDEZ.

Diariamente o Banco Central (BACEN) efetua o cálculo da Taxa Referencial (TR) e divulga o rendimento das cadernetas de poupança do mês subseqüente. Para se chegar ao percentual final da TR, o BACEN coleta as taxas de rendimento dos certificados de depósito bancário (CDB) oferecidas pelos 30 maiores bancos do País. Após esse procedimento, efetua-se a média dos ganhos, chegando à Taxa Básica Financeira (TBF). Finalmente, um redutor é aplicado sobre a TBF, cujo resultado acrescido de 0,5% torna-se o rendimento da poupança.

Até o dia 31/05/99 o referido redutor era fixado mensalmente e calculado pela média das TBF´s dos últimos cinco dias úteis do mês anterior ao corrente. Esse valor, por sua vez, era divido por 100 e multiplicado pela soma de dois índices, 1,00 e 0,3184, arbitrados pelo Banco Central.

O que se percebia na prática até então, era que os rendimentos das cadernetas de poupança eram influenciados basicamente apenas pelas taxas vigentes na última semana do mês anterior ao que se objetivava calcular. Isso acabou por representar grandes distorções nos percentuais da poupança, que ficavam completamente alijadas das variações na conjuntura macroeconômica do País.

Analisando o problema, foi então definido novo cálculo para o redutor, que entrou em vigor em 01/06/99, cuja periodicidade passou de mensal à diária, acompanhando o rendimento líquido da TBF do dia ao invés da média dos últimos cinco dias úteis do mês anterior. Esse valor continua a ser dividido por 100 e multiplicado pela soma dos dois índices arbitrados pelo BC, que mudaram, no entanto, para o patamar de 1,005 e 0,48. Desta maneira, pela nova metodologia, o redutor passa a contemplar os resultados dos juros ocorridos no dia anterior, refletindo diretamente a volatilidade do mercado.

Agora, cabe salientar que o novo redutor diário não irá aumentar a rentabilidade das cadernetas de poupança, visto que as taxas de juros praticadas estão num patamar inferior e com viés de baixa. É necessário que o poupador tenha em mente as seguintes questões:

a) o novo método de cálculo do redutor foi criado principalmente para que a poupança passe a acompanhar de perto as variações do mercado e não para incrementar sua rentabilidade;

b) o Banco Central pretende que a rentabilidade da poupança se situe na média de 65% da TBF, podendo atingir o máximo de 67%; e

c) a caderneta continuará com sua segurança, pois mantém a garantia de R$ 20 mil(agora está em 60k)em depósitos por CPF em caso de falência de determinada instituição financeira e sua isenção tributária, pois é a única aplicação que não sofre a incidência do Imposto de Renda e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Portanto, a caderneta de poupança continuará com seu perfil conservador, com percentuais de ganho abaixo dos de aplicações de maior risco e, em se confirmando a tendência de queda mais acentuada da inflação, com rendimento real em bom nível.

O negrito foi por minha parte e o negrito com parênteses fui eu que escrevi

Obrigada!!
Mas agora fiquei mais confusa, pois ficou claro que o CDB é mais rentável no decorrer do texto, mas esse final ali que fala da tendência de queda que ja citamos e que fica com rendimento real em bom nível me deixou com uma tremenda puga atrás ada orelha, rsrsrsrs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!