Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico – 89

Pergunta:

Bom, sou um cara que penso muito em ser um empreendedor, já li diversos livros da série e foi ai que tomei coragem e fui investir em ações. Comecei com fundos e ações da vale e petro, mas foi ai que me dei mal. Comecei a investir pouco antes da crise e ai passados dois anos necessitei do dinheiro, acabei perdendo 50% do investido. Diante da queda fiquei amedrontado vejo que o mercado ainda não está bom para investir e assim penso em outras alternativas. Conto hoje com uma reserva de 5 mil e não estou com nenhum financiamento. Bom gostaria de uma ajuda na tentativa de ganhar com esses 5 mil, ou seja, uma dica para um investimento a curto prazo, uma vez que penso em adquirir um imóvel daqui a 3 anos. Desde já agradeço.

Resposta:

Bom dia Ramon,

Uma dúvida: Quem não está bom, o mercado ou o seu conhecimento, a sua preparação, para entrar no mercado de ações ?

Num primeiro contato, a impressão que me passou foi a seguinte: “Tenho dinheiro livre e quero fazer com que ele cresça, onde investir ? A bolsa vem dando um ótimo resultado vou colocar nas principais ações para ver no que vai dar.” Acertei ? Ou você antes de iniciar seus investimentos em ações estou o funcionamento o mercado, quais ferramentas usar na tentativa de maximar seus resultados, quais usar para aumentar a probabilidade de acerto, quais formas de proteger meu capital que já foi investido … ?

O maior erro da grande maioria é entrar no mercado de ações com a “cara e a coragem”. Enquanto ele sobe, tudo é uma maravilha, numa primeira reviravolta a desgraça está completa … Pode até não ter sido assim que aconteceu com você, mas essa é a descrição da grande maioria, tenha certeza.

Agora … eu fiquei com uma dúvida, você no início da pergunta fala sobre a vontade de ser empreendedor, e em seguida fala que aplicou em ações, mas deu a entender que fez isso por ter uma ligação direta entre os dois … é isso mesmo ? Se for, saiba que uma coisa é completamente diferente da outra … tome cuidado ao fazer estas relações … Se não for, peço desculpas pelo erro na minha interpretação. 🙂

Outro erro na tua operação em bolsa foi ter pego o dinheiro com apenas 2 anos de investimento. Para quem não está envolvido diariamente, e possui um conhecimento mais profundo de seu funcionamento, a bolsa é investimento de longo prazo. Somente isso ajudará a diminuir o risco de perda …

Para o curto prazo, que é o teu questionamento, indico o melhor investimento de todos: Conhecimento ! Somente ele será capaz de te ajudar na hora de decidir qual é o melhor investimento em cada caso. O custo é baixo se feito ainda cedo, se for deixar para mais tarde … o negócio pode ficar bem feio … 🙁

Boa sorte na sua jornada, os primeiros passos já foram dados, e tenha a certeza de que esses são os mais difíceis.

Abraços !
Zé da Silva – www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico