Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico – 97

Pergunta:

Sou assalariada, e vivo com uma renda de R$ 768,00 por mês e pago aluguel; mas estou em busca de uma melhor forma para poder comprar minha casa própria. Eu tenho dois filhos, não sou casada e tenho mais uma ajuda de custo para as crianças de mais ou menos R$ 500,00 por mês. Gostaria de receber um aconselhamento para a melhor maneira para investir o meu dinheiro, pois até hoje eu só tenho gastos e não consigo poupar por muito tempo e não possuo nenhum bem durável.

Resposta:

Bom dia Juliana,

Infelizmente você apresenta o tipo de quadro mais difícil para oferecer ajuda: Um orçamento apertado, não pelo excesso de gastos, mas sim pela escassez de rendimentos ( salário por exemplo ). Mas vamos ver no que posso ajudar. 🙂

Inicialmente, o que te atrapalha na hora de poupar ? É a falta de dinheiro em si, ou a falta de “direção”, de objetividade desta poupança ? Para muitas pessoas somente o “poupar” não é suficiente para criar este hábito, é preciso que um planejamento e que um destino/objetivo para este dinheiro seja determinado para que o plano seja levado e respeitado a longo prazo.

Se o motivo é a falta de dinheiro em si, infelizmente não existe mágica … ou você enxuga o orçamento ( por mais que pareça impossível … ) ou aumenta as receitas. Um trabalho fora de hora, um bico, pode ajudar muito no seu caso.

Mas se a razão para não conseguir criar poupança está mais relacionada com o que causa a interrupção no ato de poupar, você precisa rever alguns conceitos … Por exemplo, o dinheiro que vinha sendo poupado foi usado para um gasto realmente emergencial ou foi para comprar algo “normal”, que estava “precisando” ? Se foi emergência “tudo bem”, mas se foi um gasto banal, rever suas prioridades é importante. Você não está querendo criar patrimônio ? Abrir mão de algumas coisas faz parte disso …

No início da sua pergunta você fala sobre o pagamento de aluguel. Não sei se isso se aplica a você … mas na sua região não surgiram imóveis do plano “Minha Casa Minha Vida” ? O custo deles é extremamente baixo – bem abaixo de projetos similares que não façam parte do programa – e o custo de financiamento é ainda melhor. Aqui em Floripa, na verdade na grande Florianópolis, surgiram alguns empreendimentos desse tipo. Valor das parcelas do financiamento: R$ 500,00 ! O valor é inferior ao custo com aluguel para imóveis semelhantes. Não seria esse o seu caso ? Dessa forma estaria se livrando do aluguel, gasto mensal fixo, e construindo patrimônio ao mesmo tempo.

A taxa de juros é tão baixa, e os subsídios tão interessantes que esta é uma opção que deve ser analisada.

Por último, e mais importante, não poderia deixar de te indicar a criação de um sistema para acompanhamento do seu Fluxo de Caixa. Ao menos um acompanhamento básico de tudo o que entra e o que sai do seu bolsa deve ser feito. Somente desta forma você poderá saber onde e com o que economizar.

Peço desculpas por não poder ajudar mais … mas desejo, sinceramente, uma pitada de boa sorte !

Abraços !
Zé da Silva – www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico