Clube do Pai Rico

Posso revender a ação comprada no exercício da PUT e não precisar desembolsar dinheiro na operação ?

Pergunta:

Para evitar ter que retirar o dinheiro do CDB, eu poderia aceitar o exercício das PUTs (sem ter o dinheiro) e vender logo na sequência? Nesse caso eu só pagaria a diferença, que acho que não seria tanto assim. Como as corretoras lidam com isso? Pq inicialmente seria fazer uma compra sem dinheiro. Obrigado!

Resposta:

Opa ! Tudo certo Felipe ? 🙂

Sim, poderia.

Um dos motivos do after market ter sido “atrasado” no dia do vencimento de Opções, é justamente para permitir que ajustes sejam feitos. Ajustes de quem foi exercido e precisa/deseja vender/comprar as ações atreladas às Opções que exerceu/foi exercido. 😉

Mas eu só mudaria uma coisa no que tu dissestes … “inicialmente seria fazer uma compra sem dinheiro”

Não seria uma compra sem dinheiro, até mesmo porque você sairia com prejuízo nesta operação.

Lembre-se: para ser exercido em uma PUT, é necessário que a cotação do ativo “mãe” esteja abaixo do strike da Opção em questão. Então você vai comprar por x, mas ela estará sendo negociada no mercado por x – y. E este “y” é o valor que você perderá ao fazer isso.

Não é comprar sem dinheiro. É encerrar a operação por não ter dinheiro para comprar. 😅

Sobre o procedimento em si, algumas corretoras poderão até mesmo fazer o encerramento “automático” (com a venda no after da ação que foi comprada via exercício) da operação. Mas algumas (quiça a maioria …) deixarão você ficar com o débito em conta, até que você faça o encerramento dela.

Se fizer a (re)venda no after da própria sexta-feira do exercício, ok. Agora, se “deixar para segunda-feira”, o valor negativo na conta trará um custo extra, por conta da cobrança de juros pela corretora …

Espero ter te ajudado ! 🙂

O tema te interessa ? Você tem vontade de investir com Opções ? Te convido a conhecer o Double PUT Double CALL, o meu curso de Opções ! Será um prazer lhe ajudar neste processo de aprendizado !! 😀

Abraços !