Clube do Pai Rico

Como anda o sell in may and go away em 2023 ? (julho)

Novo mês de alta para o Ibovespa ! Em julho tivemos uma valorização de +3,27%, fazendo com que o índice fechasse praticamente na marca dos 122 mil pontos. (ok … 121.943 pontos)

Mais um mês que vai “atrapalhando” o resultado da tradicional estratégia de calendário.

Lembre-se que o nosso ponto de partida era a marca de 104.432 pontos.

Isso, 16,77% de alta desde o início de maio.

Até o momento, vai se tornando um dos anos com o resultado mais forte para o período.

Mas e daqui pra frente ?

Bom …

No diário vimos o índice testar, de cima pra baixo, a região dos 120 mil pontos. Região que havia trabalhado por várias semanas como resistência da lateralização que vivemos.

Testou e respeitou …

Já no semanal, temos algo interessante:

Um doji na região de topo.

Com extremas em 119.700 e 123 mil pontos, temos dois pontos importantes de observação para os próximos dias.

Doji é sinal de incerteza. Lembra ?

Pode vir a se tornar sinal de reversão, mas que precisa de confirmação …

Ainda no semanal, temos o IFR que insiste em ficar esticado.

E o mensal ?

Repare como a região dos 120k é forte. Foi o topo em duas outras ocasiões. Uma lateralização ainda mais ampla do que a que vivemos nas últimas semanas. (tanto em tempo, quanto em amplitude)

Esta lateralização maior, vai dos 100k até os 120k

Então, fiquemos de olho para ver se conseguimos mesmo romper, definitivamente, esta região dos 120 mil pontos.

Ah ! Aproveitando: parece que falei grego neste post ? Então faça o download do meu e-book, onde falo sobre cada um dos pontos que levo em consideração na hora de fazer as minhas análises. As ferramentas e indicadores que uso em meus gráficos. 😉