Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

FESA4 - Ferbasa PN

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 12, 2009 12:19 am    Assunto: FESA4 - Ferbasa PN Responder com Citação

http://www.ferbasa.com.br
Citação:
A Companhia > Histórico

Fundada em 23 de fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, a FERBASA iniciou suas atividades no município de Campo Formoso (BA), no ramo de mineração, com o objetivo de produzir minério de cromo para o abastecimento da indústria nacional.

Em 21 de julho de 1963, entrou em operação o parque industrial metalúrgico da FERBASA, na cidade de Pojuca (BA), com o objetivo de produzir ferro-cromo, destinado ao abastecimento da indústria siderúrgica. Esse insumo é imprescindível para a produção de aços especiais, consistindo na principal matéria prima utilizada na fabricação do aço inoxidável, representando de 15 a 18% na sua composição.

A fábrica em Pojuca foi inaugurada com capacidade instalada de 7,5 MVA, para produzir ferro cromo alto carbono e outros tipos de ligas. Atualmente, a capacidade instalada é de aproximadamente 264 MVA, para produzir as ligas de Ferro Cromo Alto Carbono, Ferro Cromo Baixo Carbono, Ferro Silício Cromo, Ferro Silício 75 e o Ferro Silício Especial, também denominado de Ferro Silício Alta Pureza, que possui baixo teor de elementos nocivos aos aços e é empregado na fabricação do aço silicioso. Esse produto é utilizado na composição do núcleo magnético de motores de equipamentos elétricos, visando melhorar o rendimento e torná-los mais silenciosos. É essa liga que está proporcionando uma verdadeira revolução na indústria automobilística, como na produção do carro híbrido, dotado de motor elétrico que permite uma redução de 60% no consumo de combustível.

A FERBASA está entre as 500 maiores empresas do Brasil e as 20 maiores do estado da Bahia. O seu faturamento anual gira em torno de US$ 300 milhões de dólares. Desde a sua fundação, a FERBASA exerce papel decisivo no desenvolvimento econômico e social nas regiões onde está instalada, sendo, em grande parte, responsável pelo crescimento das economias locais e do próprio estado.

Visando manter a satisfação dos clientes, a empresa tem investido na tecnologia e na modernização do seu parque industrial, de forma a aprimorar a qualidade dos produtos e processos, resultando na implantação de um sistema de gestão da qualidade, com base na norma ISO 9002, desde fevereiro de 1995 e com revalidação do certificado para a norma ISO 9001:2000 em maio de 2003, concedida pela ABS Quality Evaluations.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 12, 2009 12:28 am    Assunto: Responder com Citação

Análise deste papel que em 5 dias úteis me daria (pois não realizei) um lucro de 16,19% (usando a cotação do After, de R$ 7,32, que resulta em +8,61% só hoje, enquanto IBOV fechou em -0,82%.

Estou comprado a R$ 6,30. A tentação de realizar o lucro ao final do After foi grande, já que no book havia ofertas a 7,30, quase a máxima do After, de R$ 7,35. Lucro de R$ 1,00 por ação em uma semana, nada mau. Poderia colocar um stop móvel bem confortável, mas quero encarteirar Very Happy .

Vejam no gráfico abaixo, que desde o topo histórico, o papel recuperou-se pouco, em relação a outras ações mais valorizadas nos últimos tempos, (leia-se "caras"): enquanto VALE5 e PETR4 recuperaram-se, em média e a grosso modo, 45% desde o fundo ao topo histórico, FESA4 recuperou-se em torno de 12,8%, talvez sendo uma boa opção para aqueles que queiram aventurar-se numa small cap com boas chances de valorização, e com um P/L de 1,77 (!).

Minha análise gráfica:

- IFR de 70,74 começa a indicar sobrecompra, (mas 70 é recém o início, e muitas ações chegam a 90 ou mais e continuam subindo)
- candle diário ultrapassou as Bandas de Bollinger em sua parte superior, (mas nada impede que ainda ultrapasse por alguns dias)
- MACD rompeu a linha de sinal com força, sendo que o início deste rompimento foi 2 pregões atrás.
- O volume foi médio, sendo o maior dos últimos 5 pregões.
- Papel em tendência de alta, embora alguns fundos tenham sido mais "fundos" do que deveriam.
- No After, este papel rompeu uma resistência de R$ 7,34 dos dias 12 e 19/11/08. Como rompeu por um centavo, este rompimento não é muito confiável, ainda mais que é After.

Diria que o papel ainda pode dar uma esticada no curto prazo, apesar das contradições citadas acima.

Saliento que meu objetivo com FESA4, até prova em contrário e se a disciplina colaborar Smile , é longo prazo, arrecadando os proventos e alugando-as.

Para não dizer que falei apenas de flores, recomendo a leitura do tópico da Ferbasa no fórum Infomoney, em http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?p=806363&sid=cd9eb9c9eb2437bd2ee698aac92a6bff , principalmente na página 28, com 2 posts do J. Marcelo.

Lembre-se que a decisão do que fazer com estas informações é sua e somente sua. Estude qualquer papel antes de comprar.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 12, 2009 9:20 am    Assunto: Responder com Citação

Rolando Lero, na minha opinião esse é um tipo de ação que se presta apenas para análise fundamentalista, já que se trata de uma small cap com boas perspectivas para longo prazo, ou seja, quem quer investir nela deve acompanhar os balanços, o setor, os concorrentes e etc...

É uma empresa para tirar lucros - eventuais - daqui uns 3, 4 ou 5 anos.

Fazer análise técnica em small cap é meio perigoso, em minha opinião.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 12, 2009 8:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Como investidor medroso que sou,tenho medo.Os resultados foram inflados por problemas de produção de ferro cromo na Africa do Sul.Parte do conselho pediu demissão(por razões estranhas) e o relacionamento da empresa com o mercado é ruim.

Ps o negócio do lucro inflado é potencialmente letal.

Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 12, 2009 10:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi Gustavo,

Concordo com você, tanto que pretendo encarteirar estas FESA4, e comprar mais algumas, numa eventual baixa Smile . O problema é que ainda não me decidi se sou swing trader ou longo prazista (não tenho nem um ano de bolsa). É tentador vender quando está valorizada e comprar mais quando desce Rolling Eyes Pelo menos as PETR4 estou segurando legal desde que comecei a comprá-las, em out/2008, mas o lançamento de opções cobertas facilita esta manutenção, coisa que não posso fazer com FESA4 ou qualquer outra ação, exceto VALE5. Pelo menos posso alugá-las, como de fato já aluguei 1/4 das Fesinhas Very Happy. Meu 1º aluguel efetivo.

Apenas fiz a análise gráfica para mostrar que ela ainda está "barata", pois recuperou-se pouco desde o fundo até o topo, enquanto outras já recuperaram-se um bom tanto.

Um abraço.

Gustavo_bl escreveu:
Rolando Lero, na minha opinião esse é um tipo de ação que se presta apenas para análise fundamentalista, já que se trata de uma small cap com boas perspectivas para longo prazo, ou seja, quem quer investir nela deve acompanhar os balanços, o setor, os concorrentes e etc...

É uma empresa para tirar lucros - eventuais - daqui uns 3, 4 ou 5 anos.

Fazer análise técnica em small cap é meio perigoso, em minha opinião.

rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 13, 2009 10:38 am    Assunto: Responder com Citação

Começou a comprar em outubro é? Parabéns! Acertou em cheio hein! Laughing
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Mai 15, 2009 11:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Foi mais sorte de quase principiante Very Happy . Nada como começar a operar em plena crise, sabendo que é o melhor momento de investir em boas empresas. Se eu tivesse uma mentalidade de outra época, ao começar a cair, me apavoraria e venderia tudo com prejuízo, como realmente já fiz em uma baixa da Vale, não tão cabeluda como a recente.

Minhas compras em PETR4 foram com preços de 24,60, 19,00 e 18,20. Meu preço médio com venda de opções cobertas e proventos, está em R$ 17,90, já descontada a corretagem, emolumentos e IR dos proventos. Se PETRE34 virar pó 2ª feira (hoje = R$ 0,01, -80,00%), P.M. rumo aos R$ 17,60.

rodpba escreveu:
Começou a comprar em outubro é? Parabéns! Acertou em cheio hein! Laughing

Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2009 8:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Hora de um teste, ver se sou realmente longo-prazista:

FESA4 R$ 8,40 +11,85% no after.

Vendo agora e aguardo uma baixa para comprar mais? Seguro e arrisco uma queda? Seguro (ou vendo) e vejo ela subindo mais ainda?

- IFR: 79,37
- Bollinger: estourada
- MACD indicando venda, segundo a minha interpretação (teoricamente, não esperaria ele baixar e tocar a linha de sinal para vender)
- Volume que não se via há 12 pregões. Diria que foi um volume "médio".
- Há 3 pregões ela ultrapassou a MM200. E hoje está lambendo a MM400. Alguma interpretação para isto? Ainda não tenho muito conhecimento em interpretação de MM's.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!