Clube do Pai Rico

11 quedas seguidas, e contando ! #Ibovespa

É … “Nunca antes na história deste país” fez tanto sentido dizer “nunca antes na história deste país“. 😅

Ontem tivemos o 11º pregão seguido de queda no Ibovespa. Claro que isso gera uma bela manchete, chama a atenção de todos. Preocupa a muitos. Desperta o interesse de outros tantos … Mas, na verdade, o que isso quer dizer ?

Antes de qualquer coisa, veja o gráfico abaixo:

Ibovespa - 15/08/2023

Nele podemos ver os 11 pregões seguidos de queda.

A primeira queda da série ocorreu no pregão do dia 1º de agosto. (justamente no primeiro dia de reunião do COPOM, que trouxe uma queda de 0,5pp na SELIC)

Mas o que mais chama a atenção destas 11 quedas seguidas, é que todo mundo fala apenas disso … das 11 quedas consecutivas.

Reparou que ninguém completa a informação, ninguém diz que foram 11 quedas seguidas, totalizando a impressionante marca de -4,73% ? (e só está perto dos -5% de queda por causa da queda vista na segunda-feira que foi um pouco mais “forte”)

Sim. A manchete “Tivemos 11 quedas seguidas do Ibovespa” vende mais do que “O Ibovespa caiu perto de 5% em 11 pregões”.

Convenhamos … 5% de queda nem é tannnta coisa assim. Agora, dizer que o índice caiu 11 pregões seguidos chama muito a atenção. E de qualquer pessoa !

Mas não é só isso …

E se eu incluir uma outra informação à manchete ? Coisa do tipo: “No mesmo período, os investidores estrangeiros retiraram quase 30% de todo o dinheiro que aportaram na Bolsa brasileira em 2023” ?

Pois foi isso que aconteceu. Enquanto o Ibovespa marcava 11 quedas seguidas, os gringos venderam 1/3 de sua posição na B3. (a adquirida em 2023, claro)

Foram R$7,5 bilhões em vendas, contra um total de R$24 bilhões – atingidos em 31 de julho. (sim, o último pregão antes do início da série de quedas)

Interessante é que se poucos deram a notícia das 11 quedas “completa”, informando que tudo isso trouxe incríveis 5% de queda, mais raros ainda foram os que falaram que neste mesmo período os estrangeiros desovaram boa parte de sua carteira.

Interessante … não é mesmo ?

Que trabalho magistral dos caras, não ? Conseguiram vender tamanha posição, sem mover os preços.

Venderam a ideia de que após a queda da SELIC as coisas explodiriam, e só se viu cair. Enquanto isso, vão dando vazão aos gringos …

Uma bela distribuição ! 😅

E agora ?

Como era de se esperar, após uma longa sequência de quedas, os indicadores que estavam pra lá de Bagdá, aliviaram. O IFR no diário está zerado. No semanal, aliviou bastante (flertou com o 100), com 4 semanas seguidas de queda, após 6 de lado.

Fiquemos de olho nos próximos passos do Sr Mercado. Quem sabe conseguimos descobrir o que ele pensa em fazer em seguida ? 😉

Ah ! Quase me esqueci de te perguntar: hoje teremos o 12º pregão seguido de queda ? 🤔