Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico – 105

Pergunta:

Olá !
Tenho 20 anos e acho que já passei da hora de começar a iniciar meus investimentos, sempre tive interesse em investir mas não tinha conhecimento de como faze-lo.
Minha duvida é sobre início de investimentos, guardei meu dinheiro na poupança fazendo depósitos mensais de 100R$ por mês, mas sempre surgiam imprevistos e eu tinha que retirar o dinheiro, conclusão me restaram apenas 500 R$. Com este valor monetário qual seria a melhor opção, continuar aplicando na poupança, como a gerente do banco me indicou, ou partir pra outro tipo de investimento ?
Quais as dicas para quem quer começar a investir e tem pouco dinheiro, exemplo pessoas que possuem como renda apenas um salario minimo.

Resposta:

Bom dia Lucas,

Felizmente a sua gerente fez a indicação correta. 🙂
Para essa faixa de capital o mais interessante é manter o investimento na poupança mesmo.

Mas … gostaria de falar contigo sobre um ponto do seu relato/pergunta. Mais especificamente sobre os imprevistos.

Sim, existem muitos imprevistos no nosso dia a dia, mas o grande problema é conseguir diferenciar os imprevistos dos imprevistos. Concordas ? Não sei se o que vou falar se aplica ao seu caso, mas aproveitarei o gancho. 😉

Acredito que você esteja montando essa poupança para ter uma reserva de valor, um colchão de segurança, correto ? Se foi essa a intenção, o dinheiro ali existente é justamente para isso: imprevistos. É uma reserva que você tem guardada para te salvar em casos de emergência, portanto quando você precisar usar (é precisar mesmo, ok ?), ele deve ser usado, não se preocupando se o capital vai encolher ou não. A única coisa que deve ser feita logo em seguida é devolver o que foi gasto.

Mas o problema mora justamente ai … o que é emergência e o que não é ? O que pode ser considerado imprevisto que permita usar a grana do colchão ? Basicamente são os gastos que não fazem parte do nosso planejamento, como um acidente, um problema de saúde, a perda do emprego ou outra fonte de renda. Todo o resto não faz parte da relação de gastos que permitem o uso do colchão. Ele deve ser feito e respeitado, senão acaba virando oba oba …

O dinheiro colocado no colchão é só para isso, o dinheiro para investimentos só pode vir depois de ter um bom colchão formado, e claro que o dinheiro dele não pode ser usado para essa finalidade. Sendo bem radical, nem mesmo para ótimas oportunidades … vai que dá errado ?

Saiba diferenciar os imprevistos dos imprevistos, continue fazendo seus depósitos mensais e vá mais longe !! 😉

Abraços !
Zé da Silva – www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico