Clube do Pai Rico

(praticamente) Tudo sobre o vencimento semanal de Opções !

E a B3 bateu o martelo ! Temos a data inicial para os vencimentos semanais de Opções. 🙂

Um dos momentos mais esperados dos últimos tempos, o início dos vencimento semanal de Opções na B3 pode trazer uma gama de oportunidades para quem costuma trabalhar com Opções. Sejam os que as usam de forma especulativa, seja para aqueles que as usam para rentabilizar sua carteira de ações. 😉

Na semana passada a B3 anunciou que teremos a negociação dos contratos semanais de Opções a partir do dia 29 de janeiro de 2024. (sim, eles haviam prometido para 2023, mas tudo bem …)

Então, o que já sabemos sobre o vencimento semanal de Opções neste momento ?

Eles ocorrerão todas as semanas, na sexta-feira, exceto na 3ª sexta-feira do mês.

Mas Zé, por que não teremos vencimento na 3ª sexta ?

Simples: nela teremos o vencimento dos contratos “tradicionais” de Opções. 😉

Então, teremos vencimentos todas as semanas. Porém, as de vencimento semanal, “pularão” a semana da terceira sexta-feira do mês.

Na verdade, esta informação já era de conhecimento prévio. Na ocasião em que a B3 informou sobre a formação do ticker das Opções semanais, esta regra já havia ficado “implícita”. E por falar no ticker delas …

Ticker das Opções semanais na B3

Mantiveram o formato padrão (já tradicional) das Opções. Porém incluíram um novo campo no ticker. Nele (o Wn), será apresentada a semana do mês em que ocorrerá o vencimento:

W1 = 1ª semana
W2 = 2ª semana
W4 = 4ª semana
W5 = 5ª semana

Como pode ser visto, não temos um W3, o que já sugeria a inexistência do vencimento naquela semana.

ps: sim, eu confesso que não entendo o motivo de terem escolhido um formato em inglês para a identificação da semana. Ao invés do w, deveriam ter usado o s …

Neste primeiro momento, os principais ativos deste “novo Mercado” serão: PETR4, VALE3 e BOVA11. Natural, afinal de contas já são as principais no Mercado de Opções atual. 😉

E por “principais”, entenda que estes 3 ativos não terão a presença de um Formador de Mercado atuando na geração de liquidez para eles.

Serão apenas estes 3 sendo negociados inicialmente, Zé ?

Não. Eles serão os principais. Neste primeiro momento teremos Opções semanais de:

PETR4, VALE3, BOVA11, BOVV11, BBAS3, VIIA3, MGLU3, ITUB4, BBDC4, B3SA3, ABEV3, SUZB3, GGBR4, HAPV3, NTCO3. 15 ativos sendo representados no lançamento. 🙂

Mas Zé, poderei solicitar a abertura de novos ativos ?

Sim, poderá. Mas apenas no futuro … Neste momento, apenas estes 15 ativos serão negociados.

E o operacional delas, como será feito, Zé ?

Da mesma forma que fazemos com as Opções tradicionais atualmente. As de vencimento mensal.

Outra regra que se mantém intacta é em relação aos tipos de Opção:

CALLamericano e europeu

PUTeuropeu

O que eu acho da mudança ?

Como não podia deixar de ser, a primeira pergunta que praticamente todos os que entraram em contato comigo, foi: e a liquidez disso ?

Por ser uma coisa nova, a liquidez inicial provavelmente não será uma Brastemp … Do mesmo jeito que o das Opções de BDR ainda não o são. 

É preciso dar um tempo para que o Mercado vá se adaptando às novidades. 

Mas digo que esta pergunta “não é inédita” … Já vi ela ocorrendo em outros Carnavais.

No começo dos anos 2000 a Bovespa nos oferecia apenas vencimentos bimestrais de Opções. Sim ! E com uma liquidez infinitamente menor do que a que temos hoje …

Em um determinado momento, surgiu a notícia de que mudaríamos de vencimentos que ocorriam de 2 em 2 meses, para um período menor, com vencimentos todos os meses. Qual foi a pergunta que todos fizeram ?

“Mas e a liquidez ? O mercado brasileiro comportará vencimentos mensais de Opções ? O bimestral já não é essas coisas, quando comparado com os mercados externos ! Provavelmente teremos problemas … A Bovespa está dando um tiro no pé ! blá blá blá”

Sim, o mesmo papo que vemos hoje ! 

O desfecho daquela história você vê atualmente: um mercado de Opções crescendo mais e mais !

Cresceu tanto, que até a entrada do vencimento semanal está ocorrendo. 

Então, o que eu acho ? Acredito que num primeiro momento veremos um mercado engatinhando, ganhando corpo aos poucos. Até um momento onde teremos algo tão grande quando o atual. 

Mas Zé, não achas que as mensais perderão liquidez ?

Sim, provavelmente teremos a migração de alguma liquidez do mensal para o semanal … Mas provavelmente será no mensal onde as principais operações permanecerão ocorrendo. E não, não acho que isso venho a mudar alguma coisa no vencimento padrão. 🙂

Mas será que é só isso ?

Olha … ainda tem algum tempo até o início, então sim, alguma novidade pode surgir até lá.

Mas fique tranquilo ! Se aparecer alguma coisa, eu trarei para você. 😉