Clube do Pai Rico

Como faço para ler mais livros ?

Dia desses, conversando no Twitter, uma pessoa me falou sobre o seu interesse de (re)começar a ler. Os posts onde falo sobre minha leitura atual, e o ritmo que adoto, serviram de incentivo para que ela buscasse avançar também. 🙂

Disse que leu um livro durante o ano, e que havia “empacado” em outro. O que leu, era curto e por isso fluiu bem. O outro … 🙄

Isso me fez parar para pensar. Tentei identificar os motivos que nos levam a (não) ler.

Sim, eu sei que muitos têm pontos e motivos únicos e pessoais, mas existe uma série de fatores que influenciam (positiva e negativamente) na nossa leitura.

1 “Falta de tempo”

Acredito que este seja o principal item da lista. Ao menos o que mais apareceria em uma pesquisa junto às pessoas que não costumam ler. 😉

Vida corrida … Sem tempo irmão … Tô na correria ! …

A principal desculpa (ou seria muleta ?) para não lermos. Todos nós usamos a “falta de tempo” como justificativa para não ler, ou ler menos do que poderia. Mas pare para olhar o seu dia a dia … Tenho a absoluta certeza de que você verá que tem horas livres que poderiam ser destinadas à leitura.

Sim, horas. Mas o problema é que usamos mal este tempo livre.

Provavelmente, muitos de vocês passam mais tempo rolando pra cima a timeline das redes sociais do que lendo. Acertei ? E o pior: 99% do que verão ali não será útil para nada, de forma alguma … 🙁

E muito deste tempo livre surge no deslocamento para o trabalho, ou em alguma fila. Não estou nem dizendo que é para você usar o tempo livre que tem em casa, e que poderia ser destinado à convivência com a sua família. 😉

Ter um livro sempre a mão ajuda muito. A oportunidade cria o hábito. 😀

2 “Gosto de ler antes de dormir”

Muitos são os que dão preferência pela leitura noturna. Na cama, antes de dormir.

E isso acaba trazendo um “problema”: a iluminação …

Muitos dos que gostam de ler deitados, dizem que pararam de ler por conta da iluminação. Alguns por não ter uma luminária que permita sua leitura na cama. Outros porque a luz que seria usada para a leitura atrapalharia sua esposa, seu marido.

3 “Os livros mais interessantes são muito grandes, e por isso muito pesados”

Sim, tem gente que reclama (e algumas vezes com razão … já leu o A bola de neve ? 😉 hehehe) do peso do livro.

Por isso, acabam deixando algumas leituras mais interessantes de lado. “Mais do que 100 páginas ? Tô fora !”

Sinceramente ? Para uma criança eu até entenderia … Mas tudo bem. 🙄

4 “A fonte usada na impressão é muito pequena”

Olha, nessa eu também concordo.

Têm alguns títulos que a letra escolhida pelos editores/autores é tão pequena, mas tão pequena, que realmente atrapalha (para não dizer inviabiliza) a leitura … Alguns livros parecem ser bulas de remédio !

Não importa quão boa seja sua visão, a iluminação correta, etc etc etc, as letras miúdas realmente atrapalham. E muito ! 🙁

5 “Gosto de ler mais de um livro ao mesmo tempo”

Confesso que não é a minha … Gosto de focar em uma leitura até sua conclusão. Mas conheço muitos que ficam intercalando os livros que estão lendo.

Dizem que desta forma “não se cansam” da leitura. 🙂

O problema é que para que isso seja possível, a pessoa precisaria andar sempre com uma pilha de livros debaixo do braço … 🙄

6 “Os livros são muito caros”

E a desculpa derradeira … o custo dos livros.

Sim, em muitos casos são realmente caros. Ainda mais quando levamos em consideração o poder aquisitivo da população brasileira. 🙁

Mas nem todos os livros são caros. Até mesmo porque existem muitos títulos que entram em promoção, passando a ser vendidos por valores bem em conta.

Além disso, existem alternativas que te permitem ter acesso a livros de graça. 😉

ps: não clique neste link se não deseja ter acesso a inúmeros títulos que podem ser obtidos de forma gratuita !!

Sim, são justificativas reais e plausíveis !

Mas você concorda que existem soluções para cada uma delas. Não ?

Na verdade, existe uma solução que te permite solucionar todas elas ao mesmo tempo. 😀

Por muito tempo, fui xiita … Só aceitava ler livros físicos, de papel. Sentir o toque, o cheiro, a textura. Até que comecei a ler os digitais …

Acredite: é uma diferença incrível ! É “outra vida”. 🙂

Sabe o problema que é ter um livro sempre no bolso ? Pois então … Os livros digitais sempre estarão lá.

Sabe o problema da falta de iluminação ? Pois então … Os livros digitais têm luz própria. (regulável e não cansativa !)

Sabe o problema do peso ? Pois então … Os livros digitais são incrivelmente leves.

Sabe o problema do tamanho da fonte ? Pois então … Os livros digitais permitem que você escolha o tamanho da fonte que mais te agrada !

Sabe o problema de querer ter mais de um título sempre na mão ? Pois então … Os livros digitais te permitem ter acesso a infinitos livros ao mesmo tempo.

Sabe o problema do preço ? Pois então … Os livros digitais têm um custo abaixo dos físicos ! Isso quando não saem de graça … 😉

Resumindo: quer passar a ler mais ? Use esta ferramenta que poderá te ajudar, e muito !

E melhor: aproveite que está em promoção (black friday na área !) para comprar por um preço super em conta !