Clube do Pai Rico

Uma dúvida sobre o imposto em uma rolagem de PUT

Pergunta:

Olá Zé!

E se o exercício da put ocorrer após uma rolagem? Por exemplo: vendi 1000 puts petrM strike 30 reais recebendo prêmio de 10 cents (total do prêmio R$ 100,00). Recomprei essas puts em janeiro por 30 cents (paguei R$ 300.00). Logo o saldo de janeiro é prejuízo de R$ 200,00. lancei PetrN a 50 cents (recebi R$ 500,00), mesmo strike de 30 reais.

Em fevereiro eu fui exercida. Logo, não eu não pagaria IR sobre os R$ 500,00 do prêmio.

Minha dúvida é: na declaração anual, eu deixaria de lançar o prejuízo do mês de janeiro oriundo da operação de petrM? Já que essa operação se extendeu pra fevereiro, e fevereiro eu fui exercida?

Resposta:

Opa ! Tudo certo Lia ? 😀

Pergunta importante !! Muita gente confunde um pouco as coisas quando o assunto é a rolagem de Opções. Obrigado por envia-la ! 😉

O ponto fundamental de tudo, e que já sanará a tua dúvida é: a rolagem (como um todo) é formada por “inúmeras” operações isoladas. Na maioria das vezes enxergamos ela como uma só coisa, mas que na verdade são várias as que a estão formando. 🙂

Como no seu exemplo: você vendeu uma PUT série M, recomprou e depois vendeu uma da série N. Começou uma operação, encerrou, e começou uma nova. São 2 operações independentes, por mais que pareçam ser apenas uma continuação da inicial.

Sim, na prática pode ser encarada como tal. Mas em termos operacionais e contábeis, são duas coisas e operações diferentes. 😉

Então, voltando ao teu exemplo, você lançou a série M por 10¢ e a recomprou depois por 30¢. Nesta operação teve um prejuízo de 20¢ por Opção, no caso R$200 ao todo.

Em seguida, lançou a série N por 50¢, sendo exercida no vencimento. Com isso você comprará a ação por R$29,50 (strike – prêmio, o que pode ser melhor entendido no post: Fui exercido em uma PUT … E agora, como fica o IR a ser pago ?), sendo este o preço médio* de aquisição destas ações.

*sim, deixei os custos operacionais de fora, para facilitar as contas

Prejuízo na primeira operação e exercício na segunda. No saldo final você obteve um lucro de 30¢ (lucro no bolso, não o contábil) pela operação como um todo: +10¢ -30¢ +50¢; sendo exercida nos R$30 inicialmente escolhido.

Já na tua declaração, terás um prejuízo de R$200 a ser declarado no mês de janeiro. (que foi quando você recomprou a série M, gerando o encerramento da operação e o prejuízo)

Além disso, incluirás as 1000 PETR4 com preço médio de R$29,50

😉

De novo: na rolagem temos n operações que formam um todo. Não é uma coisa só.

Espero ter te ajudado. 😀

Leituras sugeridas e relacionadas ao tema:

“Renda Fixa” com opções – a rolagem de Opções
Como funciona o Imposto de Renda para a rolagem de opções ?
Rolagem de Opções do mesmo vencimento, com strikes diferentes, é daytrade ?
Qual é o melhor dia para rolar a posição com opções ?
O que é uma CALL ? O que é uma PUT ?
Você sabe quais são os códigos de vencimento das opções ?

Abraços !