Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aposentadoria financeira: qual seu plano?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 5:37 pm    Assunto: Re: Aposentadoria financeira: qual seu plano? Responder com Citação

hotmar em 31.08.2007 escreveu:
Hoje tenho 27 anos, e, fazendo uma simulação no Simulador de Rendimentos do nosso site, se eu conseguir um rendimento mensal de 1,5% ao mês nas ações, reaplicando todo o dinheiro também nas ações (juros compostos), calculo que, em mais ou menos 8 a 10 anos, conseguiria alcançar a tão sonhada independência financeira. Mas pretendo rever esta meta a cada ano, e a cada mês, e a cada semana, para fazer os ajustes necessários.

Citação:
- Quais os tipos de investimentos que planejou para alcançar a IF.

Basicamente, ações e fundo de ações, principalmente depois que aprendi a Regra do 100. Como tenho um horizonte de tempo muito amplo, dá para assumir riscos maiores.

EDITADO: pessoal, depois de me aprofundar melhor nos meus estudos relativos a investimentos, decidi que a IF será alcançada através de 4 aplicações diferentes: ações, fundo de ações de gestão ativa, previdência privada PGBL e Tesouro Direto. Os dois primeiros servirão como alavancagem, aproveitando os momentos de prosperidade econômica que serão vividos pelo País. Já os dois últimos funcionarão como hedge, proteção, em momentos de crises inflacionárias e recessões.

O colchão de segurança está estruturado basicamente no CDB, aplicação de fácil liquidez, segura e mais rentável que a poupança. Wink

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Como podem perceber, escrevi o post acima dois anos e meio atrás, e, desde então, praticamente tudo mudou na minha visão acerca dos investimentos. Aquela meta de 1,5% a.m. era por demais otimista, e o prazo de 8 a 10 anos, idem.

Hoje, trabalho com perspectivas bem mais realistas: rentabilidade de 0.8% a.m., o que ainda é, de certa forma, otimista.

O plano anterior, que estava estruturado em 4 investimentos diferentes, agora está totalmente concentrado em ações.

E o colchão de segurança, quem diria, que antes estava em CDB, agora está investido na boa e velha poupança.

À medida que a gente vai aprendendo, lendo mais, experimentando diversos tipos de aplicações financeiras, vamos aprimorando nossas estratégias de investimento. E isso inclui ser conservador quanto às projeções de investimentos futuros.

Uma coisa que ajudou bastante, também, foi a incorporação de táticas de vida frugais, afinal, economizar um real é tão ou mais importante do que ganhar um real.

Nesse sentido, escrever um blog está sendo de excelente instrumento para mim, tanto para me aprofundar em temas ligados à independência financeira, como também desenvolver e resgatar essa paixão que se chama escrever. Very Happy

A aposentadoria financeira vai ficar pra mais tarde, mas não tem problema: o importante é aproveitar a vida até lá. Wink

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Gondim

MensagemEnviada: Dom Mar 07, 2010 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal.
Tenho 17 anos e completarei 18 dia 11 de março, pois bem comecei a estudar sobre fundos de investimentos mercado imobiliário com 15 anos, lembro que meu primeiro livro lido foi “Investimentos” de Mauro Halfeld me interessei muito sobre o assunto e comecei a estudar diversas formas de investimentos, me apaixonei pelo assunto, no inicio desse ano passei para Economia na Universidade de Santa Cruz (UESC)...
Comecei a investir com 16 anos em um fundo DI(cerca de 5k) no final de 2008 e em ações da Petr4(5k) me dei bem nesse pós-crise tive um bom faturamento no ano de 2009, tenho 2 apartamentos e estou construído o terceiro agora encima do imóvel comercial de minha mãe. Peguei um empréstimo no nome dela e devo quitar o valor do empréstimo com o dinheiro que vou tirar do aluguel. Com meus 2 aps tiro R$850,00a.m, o mercado imobiliário vem me interessando muito, vale a pena estudar e conseguir investir em terrenos de potencial ao longo prazo pegar um bom preço ou construir e vede-los . Minha meta nesse ano de 2010 é conseguir comprar 2 terrenos na minha cidade(Jequié-BA).
Meu plano de negócios : na realidade ele ainda esta sendo moldado detalhadamente, atualmente tenho 13k em ações da PTR4 e pretendo retirar uma parte para investir nos terrenos que irei comprar e o fundo DI(10k) serve de colchão para algum imprevisto, com os terrenos tenho a idéia de construir dois duplex um seria vendido e o outro alugado com o dinheiro do duplex vendido teria dinheiro de comprar mais terrenos e assim conseguiria chegar ao meu IF
No mês de fevereiro li um livro fantástico “Guia Pratico do corretor de imóveis” falando sobre o modo de vendas de imóveis ser uma venda diferenciada. A minha dica para o pessoal que ta iniciando (mesmo eu sendo bastante novo), dedicação nos estudos, organização no que se aplica nos investimentos e ser regular nas aplicações (no caso as pessoas que tiram uma parte de sua renda para poupar, isso é fundamental para conseguir uma organização).
Abraço a todos e bons investimentos
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
David Albuquerque

MensagemEnviada: Ter Mar 09, 2010 12:38 am    Assunto: Responder com Citação

É muito gratificante ver a evolução do indivíduo com o dinheiro, ao longo do tempo através de novos aprendizados.
Eu sempre fui um "curioso" financeiro, e ler os depoimentos de vocês me ajuda bastante nesse aprendizado. Continuem sempre prósperos e compartilhando desta prosperidade conosco,

David
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Dornel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 09, 2010 10:43 am    Assunto: Responder com Citação

Me sinto até melhor de ver que a grande maioria reviu seus planos assim como eu =]

Basicamente minha meta antiga era 60% em RF e 40% em RV.
Desses 60% dividos entre CDB 100%, TD e debentures, e a RV totalmente em ações.

Hoje já estou repensando o investimento de 60% em RF e caindo muito para os imóveis.

Neste momento estou esperando meu CDB 100% completar 2 anos para dar entrada em um imóvel que me dará uma rentabilidade perto de 2%, quem quiser ver meu plano para aquisição de imóveis:
http://clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=7231

Estou cada vez mais convicto de que investir em imóveis está muito mais atrente que qualquer aplicação de RF.

Os 40% em RV ainda continuam, nesse momento meu patrimônio ainda está nessa proporção, porém, estou cada vez mais propenso a destinar praticamente tudo para imóveis...

Abraços.
Gondim

MensagemEnviada: Qua Mar 10, 2010 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Dornel
Concordo com você, acho o investimento em imoveis muito atraente, alem de conseguir uma RF todo mes ( o aluguel ), o imovel acaba valorizando ao decorrer dos anos, alem de algumas melhorias (ex : reformas) que acabam dando um valor significativo neles.
Esses dias li sobre reformas de imoveis, tinha gente ganhado muito com isso, os caras compravão casas desvalorizadas( meio acabdas) reformava e vendia dependendo do imovel da para tiar 15%-30% liquido.
abraço a todos bons investimentos
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 10:32 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal;

Estou revisando meu plano de aposentadoria e surgiram duvidas:

- Qual o plano de aplicaçao e retirada de vcs? Ou seja, depois de alcançar o objetivo, aonde vao aplicar o dinheiro para poder sacar o "salario"? E qual é a % de retirada mensal do montante alcançado?

- No meu plano tenho como objetivo aplicar o montante em RF e retirar 0,45% mensal. Mas se fosse hj, em qual RF ( poupanca, tesouro direto, CDB )?
biasi

MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou pegar o tópico no meio do caminho heheh... bem quem quiser ouvir que ouça, li muito esse tópico a 2 anos atrás, lia lia e lia assuntos financeiros, mas só agora resolvi investir de verdade, tenho 18 anos, faço administração no CESUPA-PA.
Atualmente tenho 90,83% do meu dinheiro em ações
5,80% como colchão de emergência/formatura
3,37% disponível na conta corrente

*tenho projetos de empreendimentos sendo feitos -um plano ainda- que espero usar para financiar minha formatura(atualmente o colchão só é pra ela mesmo)
Vou por uns detalhes sobre mim
*sou muito noob ainda no mercado, e estou com prejuízo atualmente de 20,29%
*Meus maiores gastos são com minha namorada, mas não me arrependo em nenhum centavo, eu a amo e pra mim é o dinheiro mais bem gasto
*Meu objetivo é superar a rentabilidade que tinha em um plano no supermercado (3%a.m) embora saiba que dificilmente terei ele¹
*Desejo sair da mesada que recebo dos meus pais, e poder devolver a eles o investimento que fizeram
bem é isso

Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 9:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Biasi

Não entendi muito essa sua idéia do supermercado não ficou nada clara.

Quanto a sua namorada,não sei se você está fazendo certo.Você não deve gastar tanto dinheiro com ela.Essa é uma conta dificil de fechar e meio polêmica aqui no fórum.Tem um post que eu achei o melhor que foi de um cara que falou que pagava tudo para a namorada e quando eles separaram a namorada comprou um carro com o dinheiro que economizou e ele terminou zerado(não me lembro se ele tava devendo também,acho que só foi zerado mesmo).Tem que ter um equilibrio o que é muito dificil.

Outra coisa porque alguém noob em bolsa tem 90,83% da grana na bolsa?O que você tem estudado?

Por em quanto é só isso e vai tentando

"A frustração de falhar é melhor que a frustração de não nuncar ter tentado"(isso é um lema que eu tenho na vida e é muito bom,mas não interpreta isso de uma maneira kamikaze).
biasi

MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 11:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Não entendi muito essa sua idéia do supermercado não ficou nada clara.

Isso eu não queria entrar em detalhes, mas imagine um exemplo bem besta.
Sua mãe vai comprar algo a prazo por R$100,00, o mesmo produto a vista custa R$90,00, você compra a vista e entrega o produto para sua mãe, 30 dias depois sua mãe lhe paga o mesmo valor que pagaria estando você presente ou não, feitos então R$10,00 ou 11,11% de lucro.

o exemplo foi com a mãe para todos verem o conceito, intermediar compras a prazo, nesse exemplo o único risco seria de inadimplência

Roma9 escreveu:
Quanto a sua namorada,não sei se você está fazendo certo.Você não deve gastar tanto dinheiro com ela.Essa é uma conta dificil de fechar e meio polêmica aqui no fórum.

Eu não chego a morrer pelos gastos, mas faço diferente, assim como eu retiro logo meu dízimo e meu pagamento pessoal(investimento) no momento que recebo minha grana, retiro logo o que posso gastar com ela, quando vai chegando o fim da semana, e vejo que tenho saldo na conta "Amanda" faço uma surpresa e a levo pra um restaurante, ou cinema ou flores mesmo, assim nunca deixo morrer o "clima", e já que nunca contei com esse dinheiro mesmo, ele não me faz falta
Roma9 escreveu:
Outra coisa porque alguém noob em bolsa tem 90,83% da grana na bolsa?O que você tem estudado?

Pra quem não tem muito, pouco representa muito XD, tenho 3,73k em bolsa, e o restante é pra sobreviver mesmo, estou estudando sim, mas sou partidário de quebrar-a-cara-pra-ver-o-que-é-bom, teoria é uma coisa, mas prática é diferente, o que to fazendo eu tenho certeza que não acaba com meu futuro, mas pode ajudar ele, sou jovem e quero usar o máximo possivel da minha juventude[/quote]

Roma9 escreveu:
Por em quanto é só isso e vai tentando

"A frustração de falhar é melhor que a frustração de não nuncar ter tentado"(isso é um lema que eu tenho na vida e é muito bom,mas não interpreta isso de uma maneira kamikaze).

Se eu posso perder eu estou dentro, e vou de cabeça mesmo
biasi

MensagemEnviada: Ter Abr 20, 2010 10:00 am    Assunto: Responder com Citação

@Mullencampf
Muitíssimo obrigado mulle, suas palavras foram bem elucidativas, então tá o que estou estudando, formalmente é administração de empresas, mas com sinceridade, não ensina muita coisa, informalmente estudo analise técnica, faço simulações, tento ler livros de economia e assuntos afim(embora esteja um pouco parado nessa parte) em suma tento aprender sobre o mercado.

Esse 90,83% representam um pouco mais de 3,7k, dinheiro esse que estava parado na minha previdência privada e que rendia quase o mesmo que a poupança! Como expliquei a primeira coisa de verdade que fiz com esse dinheiro foi a intermediação de compras a prazo (compra a vista, repassava o produto e ganhava os "juros" que iriam ser pagos de qualquer maneira), na época que fiz isso meu dinheiro cresceu bastante, mas nunca vi esse dinheiro como disponível para saque, afinal era para a minha aposentadoria, por isso que decidi deixa-lo bem distante do restante do meu capital. Sobre as ações, fiz alguns cursos, algumas simulações e achei interessante, claro que perdi algum dinheiro (ganância, falta de disciplina etc..) mas ainda estou em lucro se compara com a previdência, certo que não é muito difícil isso.

Roma e Mulle obrigado pela sua preocupação, espero poder mostrar bons resultados dentro de pouco tempo(quem sabe uns 3 anos...) tentarei ler mais e ouvir mais e cair menos^^

bem novamente que DEUS lhes abençoe e dê-nos conhecimento(principalmente para mim) =D
Castaway
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 8:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,

Tenho 33 anos e pretendo conseguir minha I.F. aos 50 anos. Fiz alguns cálculos básicos, considerando as seguintes variáveis:

- período até atingir a I.F.: 17 anos
- pretendo viver com R$3.000,00 ao mês (talvez seja pouco, vou rever esse valor)
- considero uma inflação de 0,4% a.m.
- o valor acumulado no final do período de 17 anos será aplicado em R.F com rendimento de 1% a.m. (por ser um valor alto, acho que consigo esse rendimento, estou errado?)
- já que a inflação projetada é de 0,4% e o rendimento da aplicação é 1%, os R$3.000,00 que retirarei para usufruir devem ser 0,6% do montante principal, assim mantendo o valor do mesmo
- este 1% então é R$5.000,00 e o valor do principal deve ser $500.000,00 hoje ou R$908.000,00 daqui a 17 anos.

Esta foi uma estimativa básico, ainda preciso rever os planos, devo ter esquecido algum detalhe. Pois com o valor que consigo poupar, aproximadamente R$2.500,00 ao mês, conseguirei mais do que este valor. Usando a fórmula da série uniforme de pagamentos, no fim dos 17 anos, terei R$2.166.227,57. Ou seja, mais do que o dobro do que estimei.

Será que este plano está correto?

Abraço a todos.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2010 10:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Castaway

Seu plano esta muito otimista.A taxa de juros de 1% a.m é mt alta.Se você pegar hoje o tesouro direto e pegar um título para 17 anos.Mão tem então vamos pegar a NTN-B Principal 2024.O título paga 6,24% a.a +IPCA,sobre esse valor você teria que pagar IR no vencimento além das taxas do Tesouro(0,3% a.a) e taxas da corretora.Pegando 6,24% tirando ai uns 0,5% da arrendondando 5,75% ou 0,41% a.m.Isso sem contar o IR no vencimento.

Outra coisa se você considerar que a tendência do juros no longo prazo é cair e isso esta precificado nos títulos de TD(as taxas das NTNB-Principal quanto maior o prazo menor o juros,quando o normal seria o contrário),você não pode supor que vá ganhar tudo isso de juros na sua aposentadoria.

Agente nunca sabe se um plano está correto ou não(a menos que o cara erre na conta),então o ideal é ser conservador para se proteger de um cenário pior.
Castaway
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 9:17 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9, llembrando que esse 1% estimado é para o montante no final do período, ou seja, aproximadamente 1 milhão.

Dessa forma, para usufruir desse dinheiro, precisa ser uma aplicação com liquidez, acho que o TD não é o mais indicado.
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 10:25 am    Assunto: Responder com Citação

Essa semana, fiz uma revisao no meu plano de Aposentadoria:

Objetivo: Alcançar minha aposentadoria financeira aos 45 anos.
Prazo: Julho de 2026
Capital Final Necessario: R$ 1.300.000,00
Rent. Bruta Esperada: 1,66% a.m / 20% a.a
Despesa Esperada: R$ 3.000 nos dias de hoje / 5.800 em 2026
IPCA Projetado: 0,42% a.m / 5,04% a.a /
Retirada Mensal 0,45% a.m / 5,4% ao ano do Patrimonio em Renda Fixa

Pelos meu plano, alcancaria um valor um pouco maior do que o necessario, mas deixaria em RV, para poder receber dividendos que seriam usados para usufruir das coisas boas da vida ( viagens, troca de carro, passeios com a familia, etc ).
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 1:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Castaway escreveu:
Roma9, llembrando que esse 1% estimado é para o montante no final do período, ou seja, aproximadamente 1 milhão.

Dessa forma, para usufruir desse dinheiro, precisa ser uma aplicação com liquidez, acho que o TD não é o mais indicado.

Castaway
,com 1 milhão você não vai conseguir ganhar mais que 100% do CDI em qualquer banco grande.Quanto maior a liquidez da aplicação em geral menor a rentabilidade.Refaça as contas que elas estão muito otimista.Aonde você vai conseguir 1% a.m líquido de imposto de renda e qualquer taxa?Você não precisa de tanta liquidez seu plano é sacar 0,4% do rendimento a.m.

Renatao escreveu:

Rent. Bruta Esperada: 1,66% a.m / 20% a.a

Não é normal a bolsa render tudo isso no longo prazo,pesquisa um pouco mais para ter dados mais confiáveis.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 7 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!