Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Fundos de investimento, aportes mensais ou semanais?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Meireles

MensagemEnviada: Ter Mai 25, 2010 2:20 pm    Assunto: Fundos de investimento, aportes mensais ou semanais? Responder com Citação

Boa tarde a todos, invisto em dois fundos, um de ações e outro multimercado. Faço aportes periódicos e estou na dúvida de qual estratégia seria mais rentável no LP. Aportes mensais ou divididos por semana? Agradeço a todos que opinarem...
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 1:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Como aporte em fundos não tem carregamento, qualquer hora que tiver o dinheiro para fazer o aporte é válido, não precisa esperar 1 mês.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Campelo

MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação

eu faço aportes quinzenais na tentaiva de diliuir os riscos, diminuir o valor das cotas e manter a disciplina nos aportes

outro ponto que levei em consideração tambem é que não tenho custos pra fazer a transferencia dos valores por DOC... se tivesse que pagar no doc ou no boleto, faria mensalmente
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa pergunta!

Alguém mais ??
Meireles

MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 8:16 pm    Assunto: Já que estamos falando de fundos... Responder com Citação

Alguém aqui do fórum faz balanceamento entre fundos? Exemplo renda fixaXAções? Eu faço AçõesXMultimercado...50%x50%. Conte-nos suas experiências...
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 9:33 pm    Assunto: Re: Já que estamos falando de fundos... Responder com Citação

Meireles escreveu:
Alguém aqui do fórum faz balanceamento entre fundos? Exemplo renda fixaXAções? Eu faço AçõesXMultimercado...50%x50%. Conte-nos suas experiências...

Eu procuro balancear Renda Fixa X Renda Variável na proporção 60% X 40%.

Antigamente era o inverso, mas ajeitei, pois notei que para crescer mais rápido, somente assim. Claro que a queda pode ser maior tb, mas a longo prazo tende a ser melhor. Mas de qualquer forma, meu objetivo é variar a RV entre 55% e 65%, mais ou menos isso.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 26, 2010 10:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Campelo escreveu:
eu faço aportes quinzenais na tentaiva de diliuir os riscos, diminuir o valor das cotas e manter a disciplina nos aportes

outro ponto que levei em consideração tambem é que não tenho custos pra fazer a transferencia dos valores por DOC... se tivesse que pagar no doc ou no boleto, faria mensalmente

Explique melhor essa parte de diluir os riscos fazendo aportes de 15 em 15 dias...
Campelo

MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 2:10 am    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Campelo escreveu:

Explique melhor essa parte de diluir os riscos fazendo aportes de 15 em 15 dias...

Eu penso mais ou menos assim: durante um mês o valor das cotas varia bastante, conforme o mercado... nesse momento, como estou começando (vou fazer 3 anos em aportes) meu desejo eh que as cotas do fundo e o mercado caia sempre de preço pra que eu compre as cotas com valor baixo e consiga manter o preço médio de todas as minhas cotas também baixo....

se durante o intervalo de 30 dias o valor das cotas subir (é o que vinha acontecendo até mês passado) eu consigo comprar (ainda que metade do valor dos aportes) mais barato na primeira quinzena do que no final do mês....

rsrsrs... to axando meio confuso, mas acho que dá pra entender...

se não der, tento explicar de novo

Alguma crítica nessa forma de ver o fundo e os aportes???
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 10:08 am    Assunto: Responder com Citação

Campelo escreveu:
bbolanho escreveu:
Campelo escreveu:

Eu penso mais ou menos assim: durante um mês o valor das cotas varia bastante, conforme o mercado... nesse momento, como estou começando (vou fazer 3 anos em aportes) meu desejo eh que as cotas do fundo e o mercado caia sempre de preço pra que eu compre as cotas com valor baixo e consiga manter o preço médio de todas as minhas cotas também baixo....

se durante o intervalo de 30 dias o valor das cotas subir (é o que vinha acontecendo até mês passado) eu consigo comprar (ainda que metade do valor dos aportes) mais barato na primeira quinzena do que no final do mês....

rsrsrs... to axando meio confuso, mas acho que dá pra entender...

se não der, tento explicar de novo

Alguma crítica nessa forma de ver o fundo e os aportes???

Mas como vc falou "..meu desejo eh que as cotas do fundo e o mercado caia sempre de preço pra que eu compre as cotas com valor baixo..."

Você se referiu a quedas diarias por exemplo? Durante o mês você fica acompanhando o valor da cota para comprar quando cairem?

Mas e se não cair e se apenas subir? Você poderia ter comprado tudo de uma vez e seu $$ ter se valorizado durante esses dias...

Me corrija se entendi errado.
Campelo

MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 1:36 pm    Assunto: Responder com Citação

"..meu desejo eh que as cotas do fundo e o mercado caia sempre de preço pra que eu compre as cotas com valor baixo..."

Tô me referindo ao desempenho do fundo durante o mês e tomo por base de comparação os valores das cotas na época dos ultimos aportes....
eu não acompanho diariamente o valor da cota.

Em regra eu compro em dias determinados (15 e 30 por exemplo...)

Agora se eu percebo que a bolsa está em queda e as cotas vem caindo por 3, 4, 5 dias seguidos, eu seguro o aporte pra ver até onde a queda chega, pra só então aplicar...

Mas e se não cair e se apenas subir? Você poderia ter comprado tudo de uma vez e seu $$ ter se valorizado durante esses dias...

Se durante o mês a cota só subir, no dia 15 eu compro as cotas com valor mais baixo do que comprarei no dia 30 e "diluí" o risco (comprei metade das cotas no dia 15 mais barato do que se tivesse comprado tudo no dia 30).

Não tenho como prever se no segundo aporte mensal a cota vai ta mais alta ou mais baixa comparado com os ultimos aportes. mas se subir, pelo menos comprei no dia 15 com valor mais baixo...

Não sei se essa minha forma de agir tá certa, aceito sugestões...
Meireles

MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Faço aportes semanais... e de 6 em 6 meses faço rebalanceamento entre Multimercado E Ações...
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 6:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Meireles escreveu:
Faço aportes semanais... e de 6 em 6 meses faço rebalanceamento entre Multimercado E Ações...

E você faz isso para diluir os riscos??
Meireles

MensagemEnviada: Qui Mai 27, 2010 7:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, e também para disciplinar a aplicação... Fazendo aportes semanais vc fica mais envolvido com o processo e evita o consumo exagerado... O rebalanceamento faço para comprar cotas na baixa e vender na alta! Ex Os fundos de "ações" em 6 meses cairam, compro mais cotas e rebalanceio de acordo com minha meta, no caso de alta, resgato cotas na alta e aplico fundo "Multimercado" conservador
Logan
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Jun 13, 2010 1:13 am    Assunto: Responder com Citação

Essa questão de aporte ser semanal/mensal/diário tem muita relação com a forma como você aufere rendimentos... Para um profissional liberal, o aporte tende a ser mais frequente... Para o assalariado (entrada de recursos uma vez por mês), o aporte acaba ocorrendo de uma vez só.

Não faria sentido deixar o dinheiro na conta corrente para especular com cotas de fundos de investimento se você fosse assalariado; exceto, claro, se você tiver várias frentes de investimento em vista, e não apenas especular com as cotas de fundos. Em resumo, é preciso ver o custo de oportunidade.

Quanto ao profissional que vai recebendo ao longo do mês, faz todo o sentido aportes diários.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!