Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Investir 2k para retirar em 2018

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 6:33 pm    Assunto: Investir 2k para retirar em 2018 Responder com Citação

Tenho uma tia que mora fora do Brasil e tem um filho de 10 anos, ela está com um capital de R$ 2.000,00 e pretende investir e sacar daqui cerca de 8 anos, apenas para meu primo ter algum dinheiro aqui no Brasil quando ele completar 18 anos.

Ela me pediu um conselho de onde deveria investir esse dinheiro e nesse caso ela não irá fazer aportes mensais até lá.

TD seria uma boa?
CDB?

Fundo RF/RV?

Expliquei para ela que caso for investir em RV pode ocorrer uma desvalorização e a mesma historia de sempre que todos conhecemos...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 7:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Sem sombra de dúvidas, Tesouro Direto indexado ao IPCA.

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
colgate
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 22, 2010 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Concordo.
pexeBR

MensagemEnviada: Qua Jul 07, 2010 4:40 pm    Assunto: Responder com Citação

em TD esse dinheiro após 10 anos se transformaria em quanto?
Major
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:49 am    Assunto: Responder com Citação

pexeBR escreveu:

Eu fui fazer umas contas aqui pra tentar calcular este rendimento e esbarrei numa dúvida:

a NTNB 150820, que vence daqui a 10 anos esta pagando hoje 6,40% + IPCA menos 15% de IR. Se chutarmos uma inflação média de 5% a.a. então teríamos:

Caso 1

6,40%+5% = 11,40% descontando 15% de IR = 9,69% a.a.

Isto em 10 anos da 152,15% tendo em vista a inflação do periodo (5%^10) de 62,89% teríamos um rendimento liquido de 89,27%

Caso 2

Agora se eu repito o calculo descontando a inflação anualmete (9,69%-5%=4,69%) teriamos um rendimento liquido de (4,69%^10) 58,14%

Onde é que eu estou errando ?
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Major escreveu:
pexeBR escreveu:

Eu fui fazer umas contas aqui pra tentar calcular este rendimento e esbarrei numa dúvida:

a NTNB 150820, que vence daqui a 10 anos esta pagando hoje 6,40% + IPCA menos 15% de IR. Se chutarmos uma inflação média de 5% a.a. então teríamos:

Caso 1

Isto em 10 anos da 152,15% tendo em vista a inflação do periodo (5%^10) de 62,89% teríamos um rendimento liquido de 89,27%

Caso 2

Agora se eu repito o calculo descontando a inflação anualmete (9,69%-5%=4,69%) teriamos um rendimento liquido de (4,69%^10) 58,14%

a inflação não é adicionada à rentabilidade porque ela deteriora o dinheiro ao longo do tempo. Vou pedir para o viver de renda entrar aqui e mostrar o cálculo porque eu não lembro mais como fazer.

Enquanto isso, se precisarem, no próprio site do TD existe uma simulador de rentabilidade ,o k ?

abração.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 12:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Sinceramente, em um prazo tão grande como 8 anos, sem sombra de dúvida investiria em um fundo de ações, ou no mínimo um multimercado. Mesmo que em curto/médio prazo possa perder algum dinheiro, no fim dos 8 anos a probabilidade de ter muito mais do que qualquer renda fixa é muito grande. Normalmente um bom multimercado consegue cerca de 12% a 18% ao ano, com isso o dinheiro ia se multiplicar mais fácil. Agora uma renda fixa para apenas 2 mil, não tem nenhum investimento que dê muito dinheiro, mesmo o TD você terá todos gastos envolvidos como IR, custódia, etc.
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Sinceramente, em um prazo tão grande como 8 anos, sem sombra de dúvida investiria em um fundo de ações, ou no mínimo um multimercado. Mesmo que em curto/médio prazo possa perder algum dinheiro, no fim dos 8 anos a probabilidade de ter muito mais do que qualquer renda fixa é muito grande. Normalmente um bom multimercado consegue cerca de 12% a 18% ao ano, com isso o dinheiro ia se multiplicar mais fácil. Agora uma renda fixa para apenas 2 mil, não tem nenhum investimento que dê muito dinheiro, mesmo o TD você terá todos gastos envolvidos como IR, custódia, etc.

Playbr,
Gosto desse pensamento, mas não concordo totalmente.
Como nós poderemos prever que daqui 8 anos o mercado estará bom ? Como nós poderemos prever que o mercado daqui 50 anos estará bom ? Você pode me responder: É o histórico.
Mas o histórico é baseado em uma economia diferente da que vivemos atualmente, mesmo assim, lanço outras perguntas: Mesmo com o histórico, qual a próxima crise ? Quanto subiremos até a próxima crise ? Não existe resposta certa.

O que podemos acreditar é que, o Brasil está com uma economia muito gostosa de se ver, as empresas de commodities estão exportando para outras economias excelentes e etc, isso é ótimo! E aqui podemos concordar com seu pensamento.
Porém, mesmo com todas essas maravilhas, podemos, daqui 8 anos, estar em uma crise.

Na minha opinião, por ser um valor pequeno, melhor investimento em RF contando IR, custódia e etc. Tesouro Direto.
Se o valor fosse maior, uma parte TD e outra Ações.

Quer ver um exemplo disso ? Eu recebi cerca de R$ 5.000,00 de um parente meu e ele disse: Vou usar no 2 semestre, o que render é seu.
Como disse anteriormente, a economia está uma maravilha, com isso, a bolsa tende a subir, correto ? Mesmo com toda essa "segurança", eu investi apenas 20% desse dinheiro, pois, caso a bolsa não suba, eu banco a diferença.

Outro exemplo ? fundos de pensão... eles são para 50, 60 anos, não é ? Mesmo eles, com a experiência e estudo deles, não investem 80% em RV, se não me engano, o agressivo é somente 60%.

Repito, acho legal e concordo com esse pensamento, mas não todo capital, uma parte para "alavancar" os rendimentos.

Abraços.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 08, 2010 11:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Major escreveu:
pexeBR escreveu:

Caso 1

Caso 2

Você ta calculando,mas não é assim que calcula.Os juros são fatores então você tem multiplicae e dividir.

em 10 anos temos

começando com 100 reais

100+152,15=252,15

com inflação 62,89%

ai a conta certa seria 252,12/1,6289 =154,78

ou seja 54,78%

Se fizermos a conta anualmente

109,68/1,05=104,46% > 4,46% que da 54,46%

ou seja a mesma coisa a diferença ai foi algum arredondamento.
Major
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 12:27 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado mais uma vez Roma!
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 9:25 am    Assunto: Responder com Citação

Luis Otávio escreveu:
Playbr escreveu:

Playbr,
Como nós poderemos prever que daqui 8 anos o mercado estará bom ? Como nós poderemos prever que o mercado daqui 50 anos estará bom ? Você pode me responder: É o histórico.
Mas o histórico é baseado em uma economia diferente da que vivemos atualmente, mesmo assim, lanço outras perguntas: Mesmo com o histórico, qual a próxima crise ? Quanto subiremos até a próxima crise ? Não existe resposta certa.

O que podemos acreditar é que, o Brasil está com uma economia muito gostosa de se ver, as empresas de commodities estão exportando para outras economias excelentes e etc, isso é ótimo! E aqui podemos concordar com seu pensamento.
Porém, mesmo com todas essas maravilhas, podemos, daqui 8 anos, estar em uma crise.

Na minha opinião, por ser um valor pequeno, melhor investimento em RF contando IR, custódia e etc. Tesouro Direto.

Quer ver um exemplo disso ? Eu recebi cerca de R$ 5.000,00 de um parente meu e ele disse: Vou usar no 2 semestre, o que render é seu.
Como disse anteriormente, a economia está uma maravilha, com isso, a bolsa tende a subir, correto ? Mesmo com toda essa "segurança", eu investi apenas 20% desse dinheiro, pois, caso a bolsa não suba, eu banco a diferença.

Outro exemplo ? fundos de pensão... eles são para 50, 60 anos, não é ? Mesmo eles, com a experiência e estudo deles, não investem 80% em RV, se não me engano, o agressivo é somente 60%.

Repito, acho legal e concordo com esse pensamento, mas não todo capital, uma parte para "alavancar" os rendimentos.

Abraços.

Luis,
Justamente por ser um valor muito baixo para investimento é que sugeri um fundo mais arrojado, pois se perder, provavelmente não vai perder 100% e não será uma perda grande. Resumindo, a perda máxima é de 100%, já o ganho máximo é o infinito. E como o propósito do dinheiro é só a pessoa não chegar zerada ao país, não vejo problema em arriscar a ter bem mais. Concordo com você plenamento que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro, etc etc etc, mas falei justamente por ser um valor pequeno comparado com o mercado. É uma ou menos assim: o que é melhor daqui 8 anos, ter 3.200 garantido (poupança) ou a chance de poder ter uns 5 mil (ou mais) se a bolsa render pelo menos 12% ao ano, o que não é nem um pouco difícil no nosso cenário. Claro, há o risco, mas o risco na minha opinião se resume a perder 1.200 reais de juros, porque sinceramente, duvidaria muito se em 8 anos não ficasse pelo menos no zero a zero.
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 09, 2010 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Luis Otávio escreveu:
Playbr escreveu:

Playbr,

Abraços.

Luis,
Justamente por ser um valor muito baixo para investimento é que sugeri um fundo mais arrojado, pois se perder, provavelmente não vai perder 100% e não será uma perda grande. Resumindo, a perda máxima é de 100%, já o ganho máximo é o infinito. E como o propósito do dinheiro é só a pessoa não chegar zerada ao país, não vejo problema em arriscar a ter bem mais. Concordo com você plenamento que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro, etc etc etc, mas falei justamente por ser um valor pequeno comparado com o mercado. É uma ou menos assim: o que é melhor daqui 8 anos, ter 3.200 garantido (poupança) ou a chance de poder ter uns 5 mil (ou mais) se a bolsa render pelo menos 12% ao ano, o que não é nem um pouco difícil no nosso cenário. Claro, há o risco, mas o risco na minha opinião se resume a perder 1.200 reais de juros, porque sinceramente, duvidaria muito se em 8 anos não ficasse pelo menos no zero a zero.

Entendi seu pensamento.
Agora minha opinião é que você está corretíssimo.

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!