Esse é um assunto que eu pesquisei recentemente para ver como a conta fechava.
Basicamente a empresa de fidelidade ganha de 4 formas: com spread do valor dos resgastes, com os pontos emitidos e não resgatados (os pontos que expiram em 2 anos), investindo a caixa próprio em aplicações financeiras do mercado e vendendo serviços que a sua própria infra já possibilita (no caso da Multiplus ela tem receita pela venda do serviço de CRM)
Tem a explicação detalhada do site de Relações com Investidores da Multiplus abaixo e no final o link da fonte.
Em síntese, suas principais fontes de lucro são:
Spread: diferença entre preço de venda dos pontos e custo dos resgates. Em 2010, a receita de venda de pontos deduzida dos respectivos custos equivaleram a R$ 108 milhões;
Breakage: pontos emitidos que não são resgatados e, por isso, não geram custos. Os pontos Multiplus expiram em dois anos. Em 2010, a receita de breakage foi de R$ 122,6 milhões;
Receita de juros sobre o float: devido ao fluxo de caixa positivo, a Companhia obtém receita de aplicações financeiras. Em dezembro de 2010, as aplicações financeiras e disponibilidades somavam R$ 919,3 milhões, tendo sido registrados R$ 34,6 milhões em receitas financeiras no ano;
Venda cruzada de outros serviços: a ampliação de outros serviços oferecidos pela Empresa, como terceirização e CRM, tem potencial para contribuir com uma margem adicional no futuro. Em 2010, por exemplo, a Multiplus registrou uma receita de R$ 3,3 milhões relativa a serviços de terceirização.
Fonte: site de RI da Multiplus
http://ri.pontosmultiplus.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=41676