Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Imóvel, uma idéia em família.

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 12:06 am    Assunto: Imóvel, uma idéia em família. Responder com Citação

Olá pessoal,

Vim compartilhar com vocês, uma idéia que parece ter surgido ontem durante um churrasco entre a família. Embora eu não pudesse estar presente, fiquei sabendo hoje pela manhã.

Um breve resumo, tenho parentes aqui no Japão, 3 tios e 2 tias (2 casais e um tio que tá meio separado) e também meu pai e madrasta.

Como meus tios já estão há mais tempo aqui, chuto por volta de mais de 10 anos e nenhum deles conseguiu nesse período juntar nenhum valor, durante a conversa, mostraram-se preocupados com o futuro e um possível retorno ao Brasil. Porém ninguém possui ainda um teto.

Foi então que surgiu a idéia de todos se juntarem e comprarem um grande terreno, onde poderiam depois desmembrar e cada então construir sua própria casa. A outra idéia eu achei mais interessante, seria ainda adquirir um bom terreno e ao invés de desmembrar depois, construir uma espécie de edíficio, onde cada um ficaria com um andar inteiro.

Gostei da idéia e ainda resolvi dar um pitaco sobre, adicionando a possibilidade de poder construir andares adicionais após isso e alugar.

Não tenho noção nenhuma de construção, imóveis, etc, mas imagino que financeiramente seja mais viável construir para cima do que para os lados.

E o capital para aquisição do terreno, foi citado todos combinarem um valor X e ir depositando numa conta poupança. Neste ponto me surgiu outra idéia, que seria a criação de um Clube de Investimento apenas para os membros da família para com esta finalidade.

Porém, também não imagino como funciona a criação de tal.

Enfim, quis compartilhar logo com vocês antes que essa idéia me fugisse da cabeça.

O que acham? alguém tem conhecimento sobre algo aqui citado?

Agradeço desde já,

PS: Me convidaram para participar mas optei por ficar de fora, pois a cidade onde pretendem adquirir eu nunca estive, e realmente não tenho idéia de como seja, além de não ter decidido ainda onde irei morar. Fazer esse tipo de negócio às cegas não me agrada.

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
felipedelamata

MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 12:24 am    Assunto: Responder com Citação

Interessante a ideia, mas vejo alguns riscos e possiveis dores de cabeça.

Vamos trabalhar com alguns numeros como exemplo.

50.000 = o terreno
10 = numero de pessoas da familia que participarão

cada um precisa doar 5000 reais que por 12 meses sairia
416,66/mês

Caso alguem não pague por 3 meses como fica essa pessoa em relação aos outros?
Após a compra, em nome de quem ficaria?
Fase de construção do predio, como seria?

Normalmente o preço do m2 construido está em 1200,00 reais a 1800,00 para um predio. Ou seja, ainda teria que ser feita essa conta para saber em quantos anos seriam pagos para dar o total e colocar a ideia para frente.

Um apto de 100m2 custaria uns 120.000,00 mantendo a mensalidade de 416,6 para mantermos a proporção, demoraria 288 meses ou seja, 24 anos fora 1 ano p compra do terreno.

Claro sendo este apenas um exemplo! Agora vamos enfeitar a ideia.

Em quanto esta os juros no japao? será que se todos pedissem um emprestimo para aplicar essa ideia e pagassem a mensalidade com o juros baixos dai, não seria mais vantagem?

Forte abraço.

Oportunidade de negócio excelente não é aquela que procuramos e sim aquela que surge
quando estamos cansados de procurar.

http://www.querotrabalhar.com.br
FUNCIONANDO !!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 18, 2010 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação

É.. teoricamente é tudo muito bonito e tal mas quando se pára para analisar com mais cuidado não é tão simples assim.

Falando em números, no caso, seriam divididos em 4

1 - tio e tia
2 - tio e tia
3 - tio
4 - pai e madrasta

Cogitou-se o valor de cerca de mil reais por mês para cada.

Porém, é como eu falei, creio que seria mais vantajoso ir aplicando essa grana para futuramente então efetuar a compra do terreno. Pois se não fizer dessa forma, perde-se todo o poder do dinheiro.

Pelos valores que você citou a brincadeira é bem mais cara do que eu pensei hehe

Valeu Felipe!

-----
www.ShigotoDoko.com
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 1:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Até dá para fazer isso, mas deve-se fazer um bom contrato, estipulando tudo e assim evitando problemas em família, que normalmente são mais chatos.

Sobre investir R$1000 por mês eu considero pouco, pois ficarão muito tempo pagando, além desses R$1000 aos poucos perder o valor de compra e, no contrato, seria interessante colocar um critério para adequar esse valor com o tempo.

É interessante, inicialmente, juntar o dinheiro em um conta investimento e colocá-lo em investimentos de RF, utilizando os juros a favor de vocês, pois caso comecem a pagar financiamentos o dinheiro vai diluir.

Outra forma de tentar trabalhar com juros menores seria optar por um consórcio, mas para ser contemplado seria necessário um bom dinheiro para se fazer a oferta, pois contar só com a sorte é furada.

Se conhecerem alguém que já possui o terreno, podem tentam fazer "rolo" com a pessoa e verificar se ela não tem interesse em passar o terreno e ter abatimento para obter um novo piso no edifício.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 19, 2010 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação

abuZado escreveu:
Até dá para fazer isso, mas deve-se fazer um bom contrato, estipulando tudo e assim evitando problemas em família, que normalmente são mais chatos.

Sobre investir R$1000 por mês eu considero pouco, pois ficarão muito tempo pagando, além desses R$1000 aos poucos perder o valor de compra e, no contrato, seria interessante colocar um critério para adequar esse valor com o tempo.

É interessante, inicialmente, juntar o dinheiro em um conta investimento e colocá-lo em investimentos de RF, utilizando os juros a favor de vocês, pois caso comecem a pagar financiamentos o dinheiro vai diluir.

Outra forma de tentar trabalhar com juros menores seria optar por um consórcio, mas para ser contemplado seria necessário um bom dinheiro para se fazer a oferta, pois contar só com a sorte é furada.

Se conhecerem alguém que já possui o terreno, podem tentam fazer "rolo" com a pessoa e verificar se ela não tem interesse em passar o terreno e ter abatimento para obter um novo piso no edifício.

Na verdade, seriam R$1000 por cabeça, ou seja, R$4000 mensal.

Vou ver se falo com uma engenheira tb sobre isso, pode ser que ela saiba de alguma coisa nesse sentido.

Não havia pensado na hipótese do consórcio..

Valeu Abuzado!

-----
www.ShigotoDoko.com
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 20, 2010 9:57 am    Assunto: Responder com Citação

A ideia é legal, mas você já pensou no custo enorme da construção de um prédio? Um prédio com 4 andares com cada apartamento de uns 100 metros quadrados não vai sair por menos de 1 milhão, pois aí você deve considerar a área comum do prédio que conta como metro quadrado, apesar de não utilizavel, há o hall de entrada, corredores, etc. Sem contar que com 4 andares precisará de um elevador, enfim, toda estrutura que um prédio requer muito mais que uma casa (instalação elétrica, hidráulica, áreas comuns, etc).

A ideia como investimento é ótima, mas para quem já tem um grande financiamento, ou capital próprio. Sem contar que hoje em dia fazer um prédio cmo 4 apartamentos e 4 andares não é nem um pouco vantajoso financeiramente. No fim das contas sai mais barato o metro quadrado fazendo uns 8 andares e 4 apartamentos por andar.

De qualquer forma a ideia é boa, mas o custo individual vai sair bem mais caro um prédio de 4 apartamentos do que quatro casas.
daniels
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
A ideia é legal, mas você já pensou no custo enorme da construção de um prédio? Um prédio com 4 andares com cada apartamento de uns 100 metros quadrados não vai sair por menos de 1 milhão, pois aí você deve considerar a área comum do prédio que conta como metro quadrado, apesar de não utilizavel, há o hall de entrada, corredores, etc. Sem contar que com 4 andares precisará de um elevador, enfim, toda estrutura que um prédio requer muito mais que uma casa (instalação elétrica, hidráulica, áreas comuns, etc).

A ideia como investimento é ótima, mas para quem já tem um grande financiamento, ou capital próprio. Sem contar que hoje em dia fazer um prédio cmo 4 apartamentos e 4 andares não é nem um pouco vantajoso financeiramente. No fim das contas sai mais barato o metro quadrado fazendo uns 8 andares e 4 apartamentos por andar.

De qualquer forma a ideia é boa, mas o custo individual vai sair bem mais caro um prédio de 4 apartamentos do que quatro casas.

acho que se confundiu, aqui no brasil prédio até 4andares não é obrigatório ter elevador, a partir de 5andares dai sim não seria vantajoso por conta desse detalhe que encarece a construção e depois tb o condominio mensal por conta da alta manutenção que os elevadores dão.

eu mesmo moro em um prédio de 4ºandares, isso contando é claro o terreo que fica elevado acima da garagem. e a MRV tb está fazendo muitos empreendimentos desse tipo por aqui tipo 10blocos tudo de 4andares acho que o custo pra eles deve ser menor que fazer tipo 3prédios de 15andares.

agora ai no japão que dizem que o terreno é carissimo tipo 10x mais que aqui no brasil dai os custam mudam muito de figura.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:24 am    Assunto: Responder com Citação

daniels escreveu:
Playbr escreveu:

acho que se confundiu, aqui no brasil prédio até 4andares não é obrigatório ter elevador, a partir de 5andares dai sim não seria vantajoso por conta desse detalhe que encarece a construção e depois tb o condominio mensal por conta da alta manutenção que os elevadores dão.

eu mesmo moro em um prédio de 4ºandares, isso contando é claro o terreo que fica elevado acima da garagem. e a MRV tb está fazendo muitos empreendimentos desse tipo por aqui tipo 10blocos tudo de 4andares acho que o custo pra eles deve ser menor que fazer tipo 3prédios de 15andares.

agora ai no japão que dizem que o terreno é carissimo tipo 10x mais que aqui no brasil dai os custam mudam muito de figura.

Quando falo 4 andares, não conto o térreo, que não é um andar, é terreo, não confundi não. Wink
daniels
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
daniels escreveu:
Playbr escreveu:

Quando falo 4 andares, não conto o térreo, que não é um andar, é terreo, não confundi não. Wink

é se for nesse caso dai sim, é que em prédios como o que eu moro e a garagem fica na altura da rua, o terreo já fica na altura que seria o 1º andar. Very Happy
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

@daniels no caso, terreno + construcao se dariam ai no Brasil mesmo. No japao os terrenos sao absurdamente caros sim!

Falando com meu pai esses dias ele comentou sobre mais um detalhe que eu nao havia mencionado aqui ate entao.

Ele disse que gostaria de construir no terreo, um tipo de um salao com diversas salas (nao sei se comerciais) e coloca-las para alugar, mas receio que ainda assim os custos sejam bastante elevados.

-----
www.ShigotoDoko.com
daniels
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:
@daniels no caso, terreno + construcao se dariam ai no Brasil mesmo. No japao os terrenos sao absurdamente caros sim!

Falando com meu pai esses dias ele comentou sobre mais um detalhe que eu nao havia mencionado aqui ate entao.

Ele disse que gostaria de construir no terreo, um tipo de um salao com diversas salas (nao sei se comerciais) e coloca-las para alugar, mas receio que ainda assim os custos sejam bastante elevados.

a tá, achava que era ai no japão mesmo, aqui no brasil é mais fácil essa idéia de salas comerciais em baixo é uma boa pedida mesmo. eu acho que com uns 500mil vcs constroem um prédinho de 4andares com uns 8aptos usando de acabamento + simples. agora se fizer as salas em baixo vai perder as garagens. a não ser que o terreno seja bem grande tipo 1000m2.
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 1:57 am    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Venho novamente atualizar a situação..

A idéia do imóvel em família acabou não se realizando por motivos que não vem ao caso no momento.

Acontece o seguinte, meu pai acertou a compra de um terreno e agora está em vias de começar a negociar a construção da casa.

O que foi passado é mais ou menos que ele precisaria hoje dar cerca de 40k de entrada, e como ele não dispõe deste valor, conseguiu-se parcelar a entrada em 24 vezes sem juros, o que daria algo em torno de 3,7k reais/mês, sendo que o início da construção daria-se apenas quando estivesse faltando cerca de 10 meses para retornarmos ao Brasil.

O motivo de começar a construção apenas nos 10 meses finais segundo a pessoa encarregada é que não é viável construir a casa e deixá-la fechada por meses, não no Brasil.

Questionei com ele, sobre ele mesmo guardar esse dinheiro nem que fosse numa conta poupança e no final dos 14 meses, daria o valor à vista, porém, ele diz que até lá o valor vai ter aumentado bem mais devido à valorização de mão-de-obra, materiais, e outros do que rendido na poupança e que não seria capaz de guardar esse valor, mas poderia pagar esse mensalmente, ou seja, precisa que seja uma dívida.

Quero muito que ele passe a pensar no dinheiro como um aliado, e não entregá-lo de mão beijada ao bandido.

Para isso, propus à ele, que pague então esse valor pra mim, e eu me encarregaria de guardar na poupança e arcaria com o valor diferencial na hora de acertar a entrada.

Seria um sacrifício que eu estou realmente disposto a fazer para tentar mudar um pouco a percepção que ele possui do dinheiro.

Não sei se estou fazendo bem ou não, mas é que me dói demais ver o dinheiro sendo usado de forma imprópria.

Desculpem, acho que o post tá mais para um desabafo Sad

-----
www.ShigotoDoko.com
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 6:02 am    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:

Desculpem, acho que o post tá mais para um desabafo Sad

Tenshi

Teu post ta bem legal e você faz bem de incentivar seu pai a ser responsável financeiramente.Afinal ele é seu pai e se ele precisar de dinheiro você vai ter que ajudar e se você não puder vai sobrar pra ele.Pior coisa que existe é ficar velho e sem dinheiro.Acho que isso é um exemplo pro pessoal.

Não adianta agente estar "na boa" e as pessoas que gostamos estarem mal...

Só cuidado que talvez ele não tenha um comprometimento tão grande de você guardar dinheiro o dinheiro dele.Talvez o comprometimento seja maior se ele fizer um parcelamento com o cara,o problema é o risco...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Imóveis Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!