Clube do Pai Rico

Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?

Hoje vi o assunto sendo apresentado 3 vezes, de formas diferentes, mas todas elas me levaram a escrever esse post. A dúvida principal era: Posso usar títulos do Tesouro Direto como parte integrante do meu Colchão de Segurança ?

Vendo que essa poderia ser uma dúvida mais geral achei por bem desenvolver um pouco melhor o tema. Vamos lá !

Tesouro Direto = Renda Variável

Sim, acredite se quiser, os títulos do Tesouro Direto, sinônimo de renda fixa e tranquilidade no investimento podem ser considerados como ativos de renda variável. Como ? Fácil !

Quando você compra um título, seja qual for NTN-C, NTN-B, NTN-F, LTN ou LFT, você escolhe a taxa de retorno e sua data de vencimento. Você está assegurado que receberá o capital investido + juros no dia do vencimento. (no caso das NTN receberá um fluxo semestral + o capital investido)

Perfeito, investimento de renda fixa sem igual. Sim, mas somente se você esperar até o dia do vencimento … se precisar do capital em algum outro momento antes dele o negócio é diferente. Se for resgatar o título antes de seu vencimento terá que se submeter aos caprichos do mercado, poderá receber um valor superior ao investido ou inferior a ele. (tá parecendo bolsa não é mesmo ?) É a parcela de renda variável do Tesouro Direto.

Renda Fixa – se aguardar até o dia do vencimento do título

Renda Variável – se precisar vendê-lo antes vencimento

Não é tão líquido assim …

Além do fator renda variável, os títulos do TD têm outra desvantagem: não são tão líquidos assim …

Como bem lembrou o amigo Playbr lá no fórum, os títulos só podem ser resgatados às quartas, se precisar da grana em qualquer outro dia da semana a pessoa estará com um belo problema …

Concluindo

Portanto, como vocês já devem imaginar, não acho que o dinheiro investido no Tesouro Direto sirva para a finalidade de colchão de segurança.

Por mais seguro que esteja seu investimento, por “melhor” que seja o rendimento apresentado por ele – sim, ganha da poupança, dos fundos de renda fixa e CDBs, os pontos apresentados pesam contra a sua utilização.

Lembre-se: colchão de segurança deve ser usado em casos de emergência, portanto é importante sabermos que o capital está protegido, rendendo alguma coisa – de preferência – e líquido, completamente líquido.

Atualização: aparentemente, se você optar pelo Tesouro SELIC – LFT, estará livre do risco de perda de capital por causa da venda antecipada. Mas convenhamos, a cereja do bolo são justamente os títulos prefixados e os atrelados ao IPCA …