Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Quem é o seu pato?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 31, 2010 6:09 am    Assunto: Quem é o seu pato? Responder com Citação

Quando você investe quem é o seu pato?

A muito tempo eu não escrevo nada relevante no fórum.Queria compartilhar com vocês uma mentalidade politicamente incorreta,mas verdadeira que venho adquirindo.

If you've been playing poker for half an hour and you still don't know who the patsy is, you're the patsy."

Warren Buffet

A tradução livre minha

Se você está jogando poker por meia hora e ainda não sabe quem é o pato,você é o pato.

Por uma questão simples de matemática para você ganhar acima da média,superar índice e por ai vai alguém tem que ganhar menos.O seu pato tem que ser alguém que por algum motivo é pior que você naquilo que você faz para ganhar dinheiro.Ele vai ficar abaixo da média e você acima.

A grande questão é que ser bom não é importante.Na verdade ser bom não adianta de nada,você pode ser ruim,você pode ser péssimo ou pode ser excelente,mas isso não é importante.O importante é ser melhor.O pato voa, anda e nada mas, faz tudo isto "meia boca".

"Se você não tem uma vantagem competitiva, não compita”
Jack Welch

O melhor jeito de ser melhor é saber quem é o seu pato para operar a fraqueza dele.Se você não sabe quem é,como você vai ser melhor?Já vi inúmeros investidores/especuladores caindo no erro de ser o pato, porque simplesmente não sabiam quem eram o pato,era só olhar no espelho.Tinha inúmeros indicadores,sistemas e coisas outras coisas que faziam eles serem bons,mas não melhores.

Eles se ilidiam porque ganharam 10% nesse mês ou porque aquela ação que ele comprou no simulador subiu.As vezes a tendência ilude eles durante muito tempo...

A pior coisa que pode acontecer com alguém nessa condição é dar sorte. e acredite em mim quanto mais pior.Muita gente acha que a sorte é sempre boa,mas muitas vezes é ruim.Acontece que como tudo da certo,tudo está certo.Na verdade dificilmente tudo está certo ou tudo está errado,quase sempre estamos na zona cinza.

O nosso sujeito está pronto para ser assado,dá sorte ganha algum dinheiro e se acha bom.Só que foi o acaso e as explicações são mirabolantes,afinal a vitória é auto explicável e a derrota sempre tem explicação.

Por fim,o grande motivo de existir tal animal é porque ele não se enxergar como tal,geralmente ele tem relutância em se identificar.

Quem é o seu pato?

--------
O texto ficou maior que eu queria e um pouco confuso,mas o objetivo é manter atenção a ideia principal.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Dom Out 31, 2010 9:15 am    Assunto: Responder com Citação

Show !!! E é a mais pura verdade. Smile

Em jogos (de carta, tabuleiro, etc) isso é mais fácil de se enxergar, afinal estamos "de olho" nos outros jogadores. Já no caso da bolsa, por exemplo, complica um pouco mais, porque não temos como analisar os outros investidores/especuladores.

E é incrível como os patos insistem em pensar que eles são os "ixpertos" da história, e que ser o pato nem passa por perto dele ... Wink

Ótimo post Roma !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
F.I.
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Out 31, 2010 11:56 am    Assunto: Responder com Citação

Excelente abordagem

Pra mim todo o tipo de negócio tem que ter um pato. Não acredito muito quando dizem que o negócio foi bom para ambas as partes, sempre vai ter alguém tirando mais vantagem sobre o outro e essa vantagem é conquistada através da informação/conhecimento além do poder de negociação. Isso não vale só pra bolsa é pra qualquer situação de negócio.

Um exemplo atual, na minha opinião, é o mercado imobiliário. Será que essa especulação toda vai beneficiar todo mundo? Não sei, ninguém sabe, mas aí eu penso naquela frase:
"Para poucos ganharem, muitos tem de perder."

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 31, 2010 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf escreveu:

Pelo que vejo, em mercado igual, sempre tem um pato, agora em mercados diferentes nem sempre voce precisa de um pato.

Concordo com você,talvez não tenha ficado tão claro,mas me referi especificamente a mercados financeiros e me referi a ganhar acima da média(não em ganhar dinheiro).

Na economia real(odeio esse termo) isso ocorre,mas não é uma regra.Se para alguém ganhar sempre alguém tivesse que perder a economia não crescia,a riqueza só trocava de mão,mas ela se multiplica.No entanto para você comprar barato,alguém tem que vender barato.Nesse caso o seu pato tem uma necessidade de liquidez e sua vantagem sobre ele é essa,ele tem pressa você não.

Tem uma máxima lendária que é

“Eu gosto de negócio que é bom para os dois – para mim e para o Moise (seu irmão e sócio em vários negócios ainda hoje)”

Joseph Safra

Não gosto de máximas absolutas,mas gosto de modelos.Então toda vez que compro uma ação eu penso porque o mercado está errado em relação a essa ação e eu estou certo.Muitas vezes eu não tenho resposta para determinada ação e isso geralmente me leva a comprar ações pouco visadas pelos analistas onde distorções são mais frequentes.

Se você vir Wall Street(1987) vai entender exatamente oque estou falando.
Garimpeiro
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 1:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9. Belo post!
Não tenho muito o que comentar por que ainda estou processando a ideia e tomando coragem para olhar no espelho ehehehe.
Agradeço pelos post para incentivar que vc post outros destes de muita sabedoria e qualidade.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Dice man

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 10:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9,

Muito boa a analogia.

Mullencampf escreveu:
agora por exemplo fora do mercado... quando voce precisa contratar um advogado para conseguir uma grana de um contrato ou algo do genero. pode até ser que voce desembolse e ele ganhe... mas pela finalidade do serviço que ele proporciona voce ganhou e ele tambem.

Mullencampf,

Não entendi o motivo do advogado, então vou considerar as duas situações.

Sim voce e seu advogado ganharam,

1) Quem pode ter pagado o pato é a pessoa que perdeu a ação judicial para cumprimento do contrato.

2) O advogado participou da elaboração do contrato do negocio,
quem paga o pato é quem tiver menos a ganhar em termos de preços de produtos e serviços.

Zé da Silva escreveu:

Em jogos (de carta, tabuleiro, etc) isso é mais fácil de se enxergar, afinal estamos "de olho" nos outros jogadores. Já no caso da bolsa, por exemplo, complica um pouco mais, porque não temos como analisar os outros investidores/especuladores.

Zé,

No caso da bolsa, devemos olhar para nós mesmos,
cada erro já cometido anteriormente que evitamos, nos torna menos patos.

Lembre-se do tempo em que compravamos em topos ou subidas muito fortes,
no primeiro movimento de queda vendiamos quando atingia suportes importantes,
acreditavamos que a queda continuaria, mas logo em seguida a ação voltava a subir,
hoje preferimos comprar nestes suportes que são pontos de inflexão e colocar stops abaixo deles.

Bem, se nós estamos comprando em suportes bons, deve ter alguns patos vendendo,
estes quase sempre são traders iniciantes que ainda tem muitas lições para aprender.

Esses detalhes, sejam tecnicos ou sobre mudança na maneira de pensar,
são marcas da sua evolução no mercado,
enquanto as pessoas não aprenderem isso, elas serão os patos.

Boa noite.
.
octavio

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 3:54 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9, eu não sei se estaria indo exatamente no mesmo sentido de seu questionamento, mas eu acho que cheguei mais ou menos nesse mesmo conceito depois que li esta parábola:

Citação:
Toda manhã, na savana africana, a gazela acorda sabendo que deverá correr mais rápido que o leão, ou certamente será devorada por ele. Em contrapartida, toda manhã, na mesma savana, o leão acorda sabendo que deverá correr mais rápido que a gazela, ou morrerá de fome.

Na verdade, chego a conclusão de que na vida não há justiça; o que há é uma única lei: o mais forte superar o mais fraco.

Isto pode nos levar a qualquer questionamento, seja no mercado financeiro ou sobre qualquer aspecto da vida. De conceitos politicamente incorretos até a anti-éticos.

A pergunta se você é um pato, poderia também ser substituída por: você se considera o mais forte? Se sim, por que?

A chave para resposta se concentra em dois aspectos básicos: conhecimento e capacitação. Havendo estes dois atributos teremos sempre consciência do ideal de superação e justiça.

O problema é que nem sempre o investidor pato terá capacidade ou habilidade inata em perceber que é pato e assim deixá-lo de ser. Da mesma forma como o leão pode nascer com dentes pouco afiados, ou a gazela sem uma estrutura física favorável.

Mas isso já é assunto para outra discussão...

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!