Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico – 123

Pergunta:

Olá, tenho 17 anos e terminei o ensino médio (técnico) e em 2011 começarei a trabalhar e iniciarei os meus investimentos no mercado financeiro, no caso primeiramente em ações (possivelmente através de fundos), gostaria de saber qual é a melhor maneira de se iniciar como investidor?

Eu leio livros como os segredos da mente milionária, pai rico pai pobre, os princípios do sucesso, entre outros, literalmente amo mercado financeiro, ações, gráficos e futuramente pretendo ser um investidor bilionário. Qual a melhor forma de iniciação? Através de livros? Cursos? Na sua opinião qual o melhor jeito?

Muito obrigado!

João Pedro Nonato Santos


Resposta:

Bom dia João,

Seja bem vindo ao mundo real !! 🙂

Antes de mais nada, claro que não poderia deixar passar … o primeiramente nunca poderá ser ações. A primeira coisa a ser feita é formar seu colchão de segurança. Leia os dois textos a seguir para se inteirar do assunto:

Formando o seu colchão de segurança
Colchão de Segurança – Quem precisa de um ?

Este deve ser o seu primeiro passo no mundo dos investimentos. Ok ?

Agora sobre a tua dúvida em específico, sobre como iniciar sua jornada em bolsa. Eu acredito que é o conjunto dos itens que você citou, eles e conversar com quem já invista para obter um pouco de conhecimento prático. Se não conhecer ninguém o Clube é um bom espaço para conhecer pessoas com essa experiência. 😉

Eu acho interessante que antes de se fazer um curso a pessoa já deva ter um conhecimento básico sobre o assunto, que seja obtido através dos livros ou da conversa com amigos. Chegar num curso completamente “verde” é ruim, pois você não aproveitará o que for passado. Nunca me esqueço do primeiro curso que fiz, com 3 dias de duração. Tinha uma pessoa que não sabia absolutamente nada sobre investimento em ações, atrapalhou um bocado o andamento … Afinal o curso não era sobre como começar a investir, mas sim sobre o uso de algumas ferramentas específicas. Se for um curso de como começar a investir em bolsa ai vale, normalmente nem são cursos, são mais palestras …

Quando já estiver mais por dentro a leitura de livros mais específicos se torna essencial. Dê uma olhada no que já foi indicado aqui no site e terá uma boa lista para começar. 🙂

Mas por favor, não se esqueça de montar seu colchão antes de qualquer coisa … promete ?

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico