Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Previdência privada - vantagem ainda?
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Eric

MensagemEnviada: Dom Mai 23, 2010 11:43 pm    Assunto: Previdencia Privada - Duvidas Responder com Citação

Olá, tenho 25 anos e acompanho o clube do pai rco a pelo menos 02 anos, possuo investimento no programado da Geração Futuro e Poupança, estou interessado em fazer uma previdencia privada, mas não sei se compensa ou seria melhor aplicar em um fundo de renda fixa.

Sou advogado e na OAB existe a OABPREV, fiz uma consulta e recebi as seguintes informações:

Taxa de ADM. 1,5% aa até quando atingir R$10.000 em depósitos, depois passa a 0,5% aa apenas;

Não há taxa de carregamento;

Toda rentablidade liquida e todo excedente financeiro será repassado ao particuipante;

Nao paga IR sobre as aplicações financeiras;

Beneficio fiscal podendo deduzir valores das contribuições em ate 12% da renda bruta anual;

A corretora informou que posso retirar o valor acumulado a qlq momento, sem taxas;

Exclusivo para advogados e parentes;

Não possui fins lucrativos;

Para mais informações: www.oabprev.com.br

A corretora me informou que a renda anual varia entre 10 a 12%;

Assim, ela fez uma projeção com uma contribuição mensal de R$100,00 (minima) + R$22,10 (taxa pelas parcelas de adicional de risco que colocarei abaixo)

Total acumulado: R$322.885,15
Valor Mensal da Renda a partir dos 60 anos: R$2.100,00

parcelas de adicional de risco: (sem carencia)
Pecunio por invalidez: R$322.885,15
Renda por Invalidez projetada: R$1.700,00

DUVIDAS:

1- Qual mais interessante: A OABPREV, Previdencias de grandes bacos ou aplicar na renda fixa?

2- Eles afirmam que não paga IR sobre as aplicações, quer dizer que não tem tributação sobre o valor que eu retirar? não intendi..

Agradeço desde ja a todos! Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eric

MensagemEnviada: Dom Mai 23, 2010 11:44 pm    Assunto: Previdencia Privada - Duvidas Responder com Citação

Olá, tenho 25 anos e acompanho o clube do pai rco a pelo menos 02 anos, possuo investimento no programado da Geração Futuro e Poupança, estou interessado em fazer uma previdencia privada, mas não sei se compensa ou seria melhor aplicar em um fundo de renda fixa.

Sou advogado e na OAB existe a OABPREV, fiz uma consulta e recebi as seguintes informações:

Taxa de ADM. 1,5% aa até quando atingir R$10.000 em depósitos, depois passa a 0,5% aa apenas;

Não há taxa de carregamento;

Toda rentablidade liquida e todo excedente financeiro será repassado ao particuipante;

Nao paga IR sobre as aplicações financeiras;

Beneficio fiscal podendo deduzir valores das contribuições em ate 12% da renda bruta anual;

A corretora informou que posso retirar o valor acumulado a qlq momento, sem taxas;

Exclusivo para advogados e parentes;

Não possui fins lucrativos;

Para mais informações: www.oabprev.com.br

A corretora me informou que a renda anual varia entre 10 a 12%;

Assim, ela fez uma projeção com uma contribuição mensal de R$100,00 (minima) + R$22,10 (taxa pelas parcelas de adicional de risco que colocarei abaixo)

Total acumulado: R$322.885,15
Valor Mensal da Renda a partir dos 60 anos: R$2.100,00

parcelas de adicional de risco: (sem carencia)
Pecunio por invalidez: R$322.885,15
Renda por Invalidez projetada: R$1.700,00

DUVIDAS:

1- Qual mais interessante: A OABPREV, Previdencias de grandes bacos ou aplicar na renda fixa?

2- Eles afirmam que não paga IR sobre as aplicações, quer dizer que não tem tributação sobre o valor que eu retirar? não intendi..

Agradeço desde ja a todos! Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 24, 2010 12:02 am    Assunto: Re: Previdencia Privada - Duvidas Responder com Citação

veja quem está "por trás" dessa previdência... é algum banco grande, em que você confia para garantir seu futuro?

a taxa de adm está muito boa, se o plano for bem administrado

mas eu acho que é bom até um certo limite (R$ 20~30k, por exemplo)
com mais que isso compensa mais você comprar tesouro direto ou PIBB
mas isso significa um pouco de trabalho... se for por comodidade, compensa a previdência

além disso, a previdência vai compensar bastante especialmente em 2 casos:
1) vc fazer declaração completa e investir até 12% no PGBL (leia mais sobre ele)
2) vc não for precisar do dinheiro antes de se aposentar e usar a TABELA REGRESSIVA (especialmente boa se vc fizer um depósito inicial grande)

e esqueça essa taxa de 10~12%... vc vai ter sorte se for 8% (a menos q eles apliquem parte em ações, o q eu acho q é bem recomendado se for para longo prazo)...

mas a maior questão mesmo é se a empresa é confiável
lembre-se que, se ela falir, vc vai perder o dinheiro da sua velhice (qdo vc não vai ter mais tempo/oportunidades p/ recuperar)
isso não tem como acontecer se vc investir em PIBB ou tesouro direto (a menos q o brasil quebre... mas se isso acontecer seu banco tbm provavelmente quebraria)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
daniels
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 4:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Lem0n escreveu:
o único problema é que, ao menos nos planos que verifiquei, dificilmente compensa levar para aposentadoria
normalmente compensa muito mais sacar o dinheiro e reinvestir em renda fixa

os juros (reais) serão um pouco a menos que o plano da previdência, com a diferença de que nunca acabam
mas se vc precisar de mais que isso, realmente vai ficar complicado ficar tirando mais que os juros... vc vai ter que estimar a data de sua morte

isso é meio relativo, não tenho os valores exatos mas a mãe de um amigo pagava uma previdencia privada e chegou na idade dela se aposentar e tinha por exemplo 200mil de saldo lá (não me recordo o valor exato), se ela resgatasse o valor e jogasse na poupança a 0,5% iria ter um rendimento de uns 1000reais por mês, porém o banco deu de sugestão pra ela não retirar a grana e aceitar a aposentadoria que eles tinham pra oferecer que era algo em torno de tipo 4500,00 por mês, ela acabou aceitando pois em nenhuma renda fixa vai conseguir um rendimento de 2,25% ao mês que ofereceram pra ela, mas lógico o unico incoveniente é que quando ela bater as botas desse dindim os filhos não vão mais ver a cara, porém se ela viver digamos até uns 95anos de idade vai ter sido um ótimo negocião.
eu como autonomo e não contribuo com o INSS então pago uma contribuição mensal em um plano de previdência, daqui uns 25~30anos vou lá análisar o saldo e ver se vai ser viável resgatar a grana ou optar por aposentar por ele.

Pra mim o + importante de se ter o plano é pra me auto-policiar a grana que está lá é uma grana que não conto de maneira nenhuma, só vou sacar quando tiver no minimo uns 50anos de idade, é uma forma de aplicação de renda fixa segura contra mim mesmo de correr o risco de sacar pra gastar rssss. 20% do que eu economizo mensalmente vai pra previdencia e os 80% restante vario entre renda fixa e variável.
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Voltando ao assunto da penhora.
Se uma pessoa tiver com o CPF caçado, e inclusive, tiver com as contas bancárias bloqueadas judicialmente por alguma razão, mas, a previdencia não tiver bloqueada, a pessoa consegue fazer o saque do montante total através de cheque administrativo, sem se preocupar com o bloqueio, pois o dinheiro não passa pela conta...
Mas antes disso, é bom solicitar ao banco por escrito a forma de resgate, para evitar dor de cabeça futura.

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 5:43 pm    Assunto: Responder com Citação

PapaiSmurf escreveu:
Se uma pessoa tiver com o CPF caçado, e inclusive, tiver com as contas bancárias bloqueadas judicialmente por alguma razão, mas, a previdencia não tiver bloqueada, a pessoa consegue fazer o saque do montante total através de cheque administrativo, sem se preocupar com o bloqueio, pois o dinheiro não passa pela conta...
Mas antes disso, é bom solicitar ao banco por escrito a forma de resgate, para evitar dor de cabeça futura.

e ai ela vai ter que deixar o dinheiro embaixo do colchão?
daniels
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 5:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Lem0n escreveu:
PapaiSmurf escreveu:

basta depositar na conta de algum parente = laranja hehehe. Very Happy
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2010 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Lem0n escreveu:
PapaiSmurf escreveu:

Pode depositar na conta de um terceiro sem problemas, ou deixar no colchão. Mas aí já é outro problema, porque conta bloqueada judicialmente, não tem como movimentar.

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
forever

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2010 3:02 pm    Assunto: IR no PGBL Responder com Citação

Olá pessoal. Essa é a minha primeira manifestação no fórum. Li outros tópicos e tenho gostado muito do clima daqui. Parabens a todos vcs!

Estou com uma duvida e gostaria da opinião de outras pessoas. Vamos supor uma seguinte situação (me corrijam se eu estiver errado em algum ponto):

Plano de Previdência PGBL
Taxa de carregamento pós-fixada (podendo chegar a 0% de acordo com o tempo de permanência)
Taxa de adm. dos fundos de 2% a.a.
Tributação regressiva (10% após 10 anos)
Renda bruta anual do contratante: R$100.000,00 (assalariado, com IR na fonte)
Contribuição (12%): R$12.000,00

Nessa situação, na declaração do IR do ano seguinte (formulário completo, desconsiderando outras despesas), esta pessoa receberá a titulo de restituição de IR, aproximadamente R$3.300,00.

Pegando esta contribuição isoladamente, daqui a 10 anos, se ele resgatar o valor contido no plano, ele pagará 10% sobre o saldo total, pois se trata de PGBL. Assim, teríamos:

Saldo: R$12.000,00 (estou desconsiderando os rendimentos do fundo, só pra facilitar as contas e pq o meu foco é a tributação nesse momento)
IR (alíquota de 10%): R$1200,00
RESGATE: R$10.800,00.

Assim, como ele restituiu R$3.300,00 e, no final, pagou só R$1200,00, podemos afirmar que esta pessoa pagou menos IR do que se não tivesse o plano.

Se eu estiver correto no meu raciocínio, esta é a grande vantagem do PGBL. Agora, resta saber se tal vantagem fiscal supera um rendimento inferior, uma vez que os fundos dos planos de previdência sempre possuem taxas de administração altas. Esse é o ponto mais importante e difícil de esclarecer.

As restituições sucessivas de IR podem ser reaplicadas ano a ano, diminuindo a quantidade de dinheiro oriundo do salário do investidor.

Somando a vantagem fiscal e os juros que eu desconsiderei no exemplo, acho que o PGBL, nesse caso, seria uma boa opção. Isto sem considerar outros aspectos psicológicos (que são muito pessoais), como disciplina pra investir mensalmente uma quantia certa e afastar o dinheiro do alcance do próprio investidor, que pode ser seu pior inimigo.. hehhehehe.

E aí, o que vc acham?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!