Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Consórcio Contemplado + Juro que Financiamento? Simulação

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Bono77

MensagemEnviada: Qua Dez 08, 2010 2:38 pm    Assunto: Consórcio Contemplado + Juro que Financiamento? Simulação Responder com Citação

Caros colegas, já tinha visitado este fórum algumas vezes. Resolvi registrar-me para poder enviar e confirmar se estou certo.

Tenho em caixa cerca de 25% do valor de um imóvel que necessito comprar, na faixa dos R$ 160 k. Hoje pago aluguel de R$ 1 k.

Como para entrar em um consórcio, necessitaria pagar meu aluguel + a parcela do consórcio, e pelo que tenho visto, 25% de proposta de lance é pouco para imóveis, pensei em adquirir uma cota contemplada de consórcio.

Acontece que fiz algumas contas, e pelos meus cálculos, a taxa de juros seria maior que a do financiamento pela CEF.

Deparei-me com os seguintes números (reais), oferecidos a mim:

COTA CONTEMPLADA:

Valor da Carta de Crédito: R$ 172.500
Entrada a ser paga ao vendedor da Carta: R$ 54.000
+ 149 x R$ 1.384

Eu pagaria R$ 54.000, à vista, por uma carta de R$ 172.500, ou seja, eu estaria financiando em 149 parcelas de R$ 1.384, um valor líquido de R$ 118.500 (R$ 172.500 que é o valor da carta de crédito - menos - R$ 54.000 que pagaria por ela).

Fazendo o cálculo dos juros:

118.500 CHS PV
149 n
1.384 PMT
i = ?
Resultado........... juros de 0,82% ao mês, ou 10,3% ao ano.

FINANCIAMENTO

Fazendo a simulação pelo site do Banco do Brasil, um financiamento de um imóvel de R$ 160.000, com entrada de R$ 40.000

Valor do Financiamento: R$ 120.000
240 parcelas de R$ 1.390,31 (Sistema SAC) - Parcelas decrescentes.
CET informada pelo Banco do Brasil: 9,49% ao ano, incluso a previsão de TR.

---------------------------------------

Ou seja.... é isso mesmo, colegas?

1) Se estiver certo os meus cálculos, estão cobrando um juros maior nos consórcios contemplados do que em um financiamento direto com o banco?

2) Alguém saberia dizer o porquê?

3) Nesse caso comparativo, com dados reais, o consórcio contemplado teria alguma vantagem em relação ao financiamento? Não estou conseguindo enxergar nada fora a comparação dos juros anuais.

4) O que vocês acham disso tudo?

Abraços,

Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bono77

MensagemEnviada: Qua Dez 08, 2010 2:42 pm    Assunto: Re: Consórcio Contemplado + Juro que Financiamento? Simulaçã Responder com Citação

Bono77 escreveu:

1) Se estiver certo os meus cálculos, estão cobrando um juros maior nos consórcios contemplados do que em um financiamento direto com o banco?

Claro que aqui, quando digo "cobrando", são os juros obtidos, visto os valores da negociação.
léo Muhlen

MensagemEnviada: Qua Dez 08, 2010 9:58 pm    Assunto: financiamentp x consórcio Responder com Citação

voce não está calculando o prazo de pagamento, no financiamento bancario o prazo é o dobro, e quem faz consórcio e vende crédito é investidor, portanto quer obter lucro na hora da venda, é o meu caso tenho varias cartas que contemplo e vendo, entre em contato através do e.mail leo.vm55@gmail.com que te explico com detalhes em que tipo de grupos deve entrar...ok
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 10, 2010 8:49 am    Assunto: Responder com Citação

Olha, consórcios contemplados tendem a não ser um bom negócio por dois motivos. Primeiro que o cara que vende é porque foi contemplado bem cedo, logo vende para pessoas que precisam do crédito e ainda tem muito tempo pra pagar, com isso eles enfiam a faca e cobram um ágio MUITO grande. O lucro deles é de alguns milhares de reais sem dúvida. E o segundo motivo de não ser tão vantajoso é que atualmente os planos de financiamento da caixa estão "baratos". Parece que agora com o aumento do compulsório vai diminuir a oferta de crédito, mas de qualquer forma, temos financiamentos de imóveis com taxas mais atrativas. Não que o consórcio não valha a pena, eu acho que em alguns casos até vale, como comprar sem juros quando se tem já cerca de 60% do valor para dar o lance. Agora para comprar uma cota contemplada, tem que pesquisar muito para ser de barbada, senão tu vai encontrar por aí muito ágio sem dúvida.

Não esqueça também que o valor da mensalidade da carta de crédito é reajustada anualmente pelo IPCA, logo o que hoje é 1.384, daqui 12 anos (prazo para quitação) pode estar MUITO maior. Só a título de curiosidade, eu fiz um consórcio de valor bem baixo, pagando 300 reais por mès, agora, 2 anos depois, está 350, ou seja, cerca de 17% mais caro em 2 anos. Claro que se a cota não é contemplada, como no meu caso, isso não é grande problema, pois a mensalidade sobe só que o valor da carta também sobe. Agora para uma cota contemplada usada, há esse aumento real da parcela sem aumentar o valor do crédito, afinal já foi usado.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 10, 2010 9:16 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Olha, consórcios contemplados tendem a não ser um bom negócio por dois motivos. Primeiro que o cara que vende é porque foi contemplado bem cedo, logo vende para pessoas que precisam do crédito e ainda tem muito tempo pra pagar, com isso eles enfiam a faca e cobram um ágio MUITO grande. O lucro deles é de alguns milhares de reais sem dúvida. E o segundo motivo de não ser tão vantajoso é que atualmente os planos de financiamento da caixa estão "baratos". Parece que agora com o aumento do compulsório vai diminuir a oferta de crédito, mas de qualquer forma, temos financiamentos de imóveis com taxas mais atrativas. Não que o consórcio não valha a pena, eu acho que em alguns casos até vale, como comprar sem juros quando se tem já cerca de 60% do valor para dar o lance. Agora para comprar uma cota contemplada, tem que pesquisar muito para ser de barbada, senão tu vai encontrar por aí muito ágio sem dúvida.

Não esqueça também que o valor da mensalidade da carta de crédito é reajustada anualmente pelo IPCA, logo o que hoje é 1.384, daqui 12 anos (prazo para quitação) pode estar MUITO maior. Só a título de curiosidade, eu fiz um consórcio de valor bem baixo, pagando 300 reais por mès, agora, 2 anos depois, está 350, ou seja, cerca de 17% mais caro em 2 anos. Claro que se a cota não é contemplada, como no meu caso, isso não é grande problema, pois a mensalidade sobe só que o valor da carta também sobe. Agora para uma cota contemplada usada, há esse aumento real da parcela sem aumentar o valor do crédito, afinal já foi usado.

Mas o reajuste ainda é menor que o dos financiamentos ...
Mesmo com isso acaba sendo mais barato. Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
octavio

MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2010 9:26 pm    Assunto: Responder com Citação

O saldo devedor, no caso de uma cota de consórcio imobiliário, não é reajustado pelo IPCA, conforme mencionado pelo colega acima, mas sim pelo INCC. Só a título de registro, o INCC costuma ter um percentual de variação maior que o IPCA.

Isto seria os juros embutidos no consórcio. Que, ao contrário do que muita gente pensa, ele existe e ainda não é nada desprezível.

Zé da Silva escreveu:

Mas o reajuste ainda é menor que o dos financiamentos ...
Mesmo com isso acaba sendo mais barato. Smile

Ainda é preciso considerar a taxa de administração, que fica em torno de 25% sobre o valor do crédito. Considerando ainda o "ágio" de quem vende a cota contemplada, então é bem provável que alcançe os juros de um financiamento.
léo Muhlen

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 8:26 am    Assunto: consórcio contemplado Responder com Citação

Pessoal, voces tem que se dar conta de uma coisa...O PRAZO dos financiamentos bancários são no mínimo o dobro dos consórcios, aí está a grande diferença, se voce equipara os prazos o consórcio é o melhor negócio, mas na minha opinião que trabalho com consórcio, tem a alternativa de entrar em grupos em andamento e contemplar voce mesmo, a diferença de custo e prazos é brutal.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!