Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Gastos programados

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 12:28 pm    Assunto: Gastos programados Responder com Citação

Nao sei como nao pensei nisso antes, tem gastos programados que ocorrem/ocorreram anualmente. Se o negocio pode se previsto entao o dinheiro necessario pode ser provisionado.

Minha ideia era criar um fundo para gastos X, outro para Y e assim por diante, resumindo um pouquinho de dinheiro em cada cesta (Axiomas de Zurique tremeu na gaveta).

Agora chego no pontor, pois a ideia de divisao sempre foi adotada por que nao sabia como fazer diferente (controle), ao inves de colocar um pouco em cada lugar vou aplicar tudo em TD (entenda renda fixa), quando chegar a hora de usar o recurso (prazo nunca menor de 1 ano) para determinado fim, tiro o dinheiro provisionado (SEM JUROS, SEM CORRECAO) ou seja reservo o dinheiro e fico com os juros como investimento.

e.g: Comprar/Pagar Produto/Servico de R$ 1.200,00
Juntamente com outros recursos que ja vao para TD, vou incluir 100,00 mensal depois de um ano tenho R$ 1.200, uso esse recurso para comprar/pagar o que havia me programado, so que ele deixa pra traz ~R$ 144,00 (bruto 12% a.a).

Putz, tao simples mas nao conseguia organizar a coisa na minha cabeca, mas tem um ponto falio a inflacao, preciso considera-la IGP-M de 2010 foi ~10% como eh pra GASTOS nao sei se compensa provisionar mais pra isso.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Já havíamos falado sobre isso aqui no Clube. Smile
Só que eu havia sugerido fazer uma aplicação diferente para cada coisa. (para não cair na tentação, sabe ?)

Mas gostei da tua ideia de fazer um bolo só. A única coisa que vai precisar é de disciplina para não avançar no "bolo do outro". Wink

Ótimo para: IPVA, IPTU, seguro do carro ... blá blá blá. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2011 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Já havíamos falado sobre isso aqui no Clube. Smile
...
Mas gostei da tua ideia de fazer um bolo só. A única coisa que vai precisar é de disciplina para não avançar no "bolo do outro". Wink
...

Ate esse ponto pra min eh tranquilo, no controle de gastos vai estar registrado quanto ja foi pago, quando precisar do recurso eh so listar e somar quando foi pago para aquele fim.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 9:53 am    Assunto: Re: Gastos programados Responder com Citação

fdavid escreveu:

Juntamente com outros recursos que ja vao para TD, vou incluir 100,00 mensal depois de um ano tenho R$ 1.200, uso esse recurso para comprar/pagar o que havia me programado, so que ele deixa pra traz ~R$ 144,00 (bruto 12% a.a).

Só corrigindo um erro no teu cálculo aqui.
O lucro bruto, considerando 12% a.a. não vai ser 144, e sim 71 reais, pois não esquece que você começa com 100 no primeiro mês, 200 no segundo, e assim vai, e não vai ter 1.200 já no primeiro para render os 12% ao ano, ou seja, o lucro de fato é consideravelmente menor, apesar de ainda existir.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 05, 2011 11:00 am    Assunto: Re: Gastos programados Responder com Citação

Playbr escreveu:
fdavid escreveu:

Só corrigindo um erro no teu cálculo aqui.
O lucro bruto, considerando 12% a.a. não vai ser 144, e sim 71 reais, pois não esquece que você começa com 100 no primeiro mês, 200 no segundo, e assim vai, e não vai ter 1.200 já no primeiro para render os 12% ao ano, ou seja, o lucro de fato é consideravelmente menor, apesar de ainda existir.

Realmente errei nos numeros, no caso de TD ainda tem de debitar TAF e taxa na compra, mas como o dinheiro eh pra gastar, se o lucro for maior de R$ 0,00 compensou.

Ai com o tempo vai ajustando, migrando de TD para CDB, poupanca outros, dinheiro vai para quem paga mais.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!