Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

 www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança



Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)


Banco do Brasil não terá mais exclusividade na concessão de

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
alanmoraes
Nível 3

Nível 3<br>



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Abril de 2010
Mensagens: 296

MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2011 12:33 am    Assunto: Banco do Brasil não terá mais exclusividade na concessão de Responder com Citação

Postado em: 18/01/2011 às 09:45:12

Diário do Povo

O Banco Central editou na última sexta-feira, 14, a circular 3.522 que veda às instituições financeiras a possibilidade de criação de "convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições".

A medida vale, inclusive, para as operações com desconto em folha de pagamento, ou seja, o crédito consignado. A circular entra em vigor a partir da data de sua publicação e certamente vem ao encontro dos interesses da maioria de instituições privadas nacionais que, de há muito, vinham brigando na Justiça e ganhando várias ações contra esse privilégio conferido, principalmente ao Banco do Brasil, em alguns Estados do País, concentrando o crédito e obrigando mutuários a optarem pela compulsoriedade das operações.

Na prática, a medida do BC estabelece o retorno do acesso a servidores públicos federais, estaduais e municipais a financiamentos com descontos em folha de pagamento, abrindo espaços para a competição livre entre instituições, o que não ocorria desde o início de 2009, com o monopólio que as entidades que agregam os bancos privados questionaram no âmbito judicial. Somente no Piauí, nada menos de 5 mil corretores e agentes de crédito perderam os empregos e dezenas de pequenas agências intermediadoras e correspondentes bancários saíram do mercado.


Em comunicado, a Autoridade Monetária explica que a medida "está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo BC para aprimorar os mecanismos norma-tivos para facilitar o acesso ao crédito e, consequentemente, promover a eficiência do Sistema Financeiro Nacional".


No texto, a instituição afirma que "a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, criando condições adequadas para a redução dos spreads bancários". A medida também deve favorecer o aumento da inclusão financeira, cita o texto do BC. A seguir, a íntegra da circular:


CIRCULAR 3.522 - Veda às instituições financeiras a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições.


A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 12 de janeiro de 2011, com base nos arts. 10, inciso VI, e 18, parágrafo 2º, da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964,


DECIDIU - Art. 1º Fica vedada às instituições financeiras, na prestação de serviços e na contratação de operações, a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições, inclusive, aquelas com consignações em folha de pagamento.

Brasília(DF), 14 de janeiro de 2011

Luiz Awazu Pereira
Diretor de Normas do Banco Central do Brasil

http://cidadesnanet.com/capa.php?page=materia&id=9908
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.








Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB
Header design *Ícaro Pablo*