Clube do Pai Rico

Projeto 52 – Semana 8

Semana conturbada no Projeto 52, devido a um anúncio do Google uma luz amarela acendeu por aqui. Pode não ser nada, mas pode ser muita coisa …

Como verão no gráfico abaixo, mais um atraso. (mas esse foi motivado pelo anúncio do Google …)

Projeto 52 – Semana 8

As primeiras experiências

Durante a semana que se passou dois projetos sumiram da indexação do google: o www.segurosparacarros.blog.br e o www.lentesdecontatocomgrau.com.br – eles foram jogados lááá pro final da “fila”. Imaginei ter alguma relação com o anúncio do Google de que estarão penalizando as “Fazendas de Conteúdo“, mas parece que não foi isso. Ontem eles voltaram, o de seguros para a 6ª página (uma posição bem melhor do que antes) e o de lentes para a 8ª página (uma posição bem inferior, afinal estava na 2ª antes …)

E foi essa a notícia que fez acender uma luz amarela aqui, será que os sites do Projeto 52 serão penalizados por essa novidade ? Será que os sites do Projeto 52 são considerados “Fazendas de Conteúdo” ?

Bom, pelo o que vi, não. São consideradas “fazendas” sites que têm toneladas de páginas, com poucas palavras em cada uma, que tentam fazer a mesma coisa que nós, aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Só que esses sites são de qualidade muito baixa, normalmente com textos Ctrl+C/Ctrl+V e nada mais. O pessoal do Mestre SEO fez um post legal explicando isso.

De qualquer forma, mesmo sabendo que os sites do Projeto 52 não seriam penalizados a luz de alerta foi acionada aqui. Será que o negócio não complicará para sites do mesmo formato dos feitos para ele ? Eu acho que não, pois cada post é feito do zero, com conteúdo original, de tamanhos decentes e de boa qualidade. Alguns dos sites têm apenas um post até o momento, mas aos poucos vão recebendo mais.

Reza a lenda que até agora somente sites dos EUA foram afetados.

Mas de que forma a luz amarela afetou o Projeto 52 ?

Antes de entender 100% da alteração, antes de ter certeza de que o Projeto 52 não será afetado, não criarei nenhum outro site. Na verdade não comprarei novos domínios, darei atenção aos que já foram adquiridos e os que já estão no ar.

Isso é o atestado de óbito do Projeto 52 ? Não, ele será respeitado e no dia 31 de dezembro de 2011 os 52 sites estarão no ar, pode ter certeza. A única coisa que fará com que o projeto seja interrompido é se o conceito de “fazendas de conteúdo” for ampliado e sites do Projeto 52 forem considerados como tal. Como já disse, acredito que isso não venha a ocorrer, pois eles são bem diferentes dos que foram penalizados. Mas sabe como é neh … cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém. 😉