Vou tentar ser breve, inclusive pela falta de dados sobre o que venho informar, apenas com a alma tranqüila por ter lhes informado sobre o seguinte:
As cooperativas de crédito popularmente chamadas de “BANCOS” em momento algum são bancos. De um lado elas frisam (em propagandas, e cheques nos quais consta que quem o está passando sabe que não se trata de um banco e sim de uma cooperativa de crédito) que não são bancos ao afirmarem que são cooperativas de créditos e de outro lado apresentam propostas vantajosas. Como a maioria esmagadora de seus associados desconhece a funcionamento, e a outra parte pensa que está sociedade nunca ira falir (acreditem, conheço pessoas que assim o fazem) as cooperativas tem terreno livre para se desenvolver.
Digamos que você tenha uma conta no BB e hipoteticamente o BB acabe falindo em uma grave crise interna. Neste caso a grandes chances de que não lhe devolvam os valores que você venha a ter aplicado no mesmo. Tudo bem, uma perda financeira, mas a vida segue em frente.
Agora digamos que eu proponha a você e a todos os membros do Clubedopairico.com.br/forum nos juntarmos em uma sociedade e abrirmos uma padaria. E vocês como estão afins de dinheiro tomaram a decisão de investir no negócio. Temos chances de ir bem. Só que como nenhum outro sócio está de olhos bem abertos, eu tenho um conhecimento maior sobre padarias e uma sede insaciável por dinheiro. Acabo desviando sacos de farinha, por enquanto tudo esta indo bem porque o movimento da padaria é suficientemente grande para cobrir o rombo. Porem um belo dia se estala a poucos metros da padaria um Mercado com uma excelente padaria e nossos clientes migrem para o mesmo, as contas não param de chegar e o rombo veio a tona e estamos falidos. Os membros do clubedopairico.com.br/forum não iram perder apenas o que investiram, como são meus sócios todos deverão abrir mão de seus bens para pagar o rombo feito na padaria.
A mesma coisa pode acontecer com cooperativas de credito, se alguém da diretoria quiser tirar vantagem pessoal sobre a cooperativa (HIPOTETICAMENTE) , e algum problema não previsto pelo mesmo acontecer e a cooperativa acabar falindo, todos os associados terão que abrir mão de seus bens pessoais (casas, carros, o que você tiver para cobrir a sua parte na divida). E ao lembrarmos os últimos anos não preciso dizer a ninguém que grandes instituições financeiras acabam falindo.
E pensem mais um pouquinho. A única cooperativa de crédito que conheço esta crescendo em uma velocidade admirável, não seria de se esperar que seus “DONOS” (como as propagandas do mesmo gostam de chamar todo aquele que se junta à empreitada) recebam juros muito superiores aos bancos comuns? Caso isto não esteja acontecendo, para onde está indo toda essa moeda corrente?
Mais uma coisa, caso pense que eu escrevi este post para criticar alguma cooperativa de credito venho através de este depoimento explicar porque o faço: Há algum tempo atrás estava assistindo MANAGERTV, era um programa brasileiro sobre juízo de valores, estavam falando sobre esconder informações para o mercado, disseram que se alguém lhe pede informações de como chegar a certo destino, você explica o caminho, mas não informa sobre o perigo de passar em certa rua (o que você iria informar para um membro de sua família), você já está escondendo informações, e isto está errado. E como estou de férias, tenho 15 anos por isso nem trabalho ainda e a partida de Tênis que esta sendo transmitida na ESPN ta fraquinha decidi escrever este post.