Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Renda Passiva

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
silvia.soares

MensagemEnviada: Seg Fev 14, 2011 8:16 pm    Assunto: Renda Passiva Responder com Citação

Muito se tem falado em renda passiva e muitas pessoas confundem o tema com a idéia de deixar de trabalhar. Não necessariamente isso irá ocorrer. Contudo a renda passiva te proporcionará um melhor conforto, uma renda extra e até a opção de escolhas: mudança de carreira, viagens, planejamento de uma melhor aposentadoria, faculdade para os filhos e assim por diante.

De uma forma bem simplificada, a renda passiva é aquela modalidade em que o rendimento independe de uma ação ativa, ou seja, você não precisa trabalhar para obtê-la. Por exemplo, a renda de aluguéis por imóveis locados, a renda recebida por dividendos pagos por empresas das qual você tem ações, a renda proveniente de direitos autorais, a renda recebida em decorrência de juros de uma caderneta de poupança, ou seja, o dinheiro trabalha para você.

A renda ativa é aquela proveniente de seu trabalho, seja você funcionário, gerente, profissional liberal, autônomo ou servidor público. Por exemplo, se você trabalhou durante o mês significa que você gastou o seu tempo para obter uma remuneração, ou seja, você trabalhou pelo dinheiro.

É óbvio que a simples idéia da renda passiva é confortante e atrativa, sem contar que compõe um dos objetivos principais da independência financeira, ou seja, fazer com que o montante gerado pela renda passiva seja suficiente para cobrir suas despesas mensais. Contudo, consegui-la exige disciplina, dedicação e determinação. A renda passiva deve ser um objetivo, assim como comprar a casa própria, o carro ou fazer uma faculdade. Você deverá ter uma postura ativa se quiser ter uma renda passiva.

É bom ressaltar que acumular bens não necessariamente te gerará uma renda passiva. Para um melhor entendimento, vale esclarecer que há bens, chamados de ativos, que compreendem várias coisas, tais como: carro, imóveis, dentre outros; que geram receita, ou seja, eles geram dinheiro para você. Os mesmos bens também podem ser chamados de passivos, tais como: carro, imóveis, dentre outros; que geram despesa, ou seja, você gasta dinheiro para mantê-los.

Com este conceito pode-se definir:

Se você possui um imóvel e reside nele, haverá custos com IPTU, manutenção, etc., para você o imóvel é um passivo, pois gera despesa.
Se você possui um imóvel e utiliza-o como fonte de renda alugando-o para uma família, para você o imóvel é um ativo, pois gera receita.

Se você nunca pensou sobre isso, é uma boa hora para começar a pensar sobre o assunto, pois um dia será forçado a deixar de trabalhar, em geral, isso acontece em uma fase da vida em que mais precisará de recursos financeiros para se manter. Se preparar para isso não necessariamente significa privar-se de algumas coisas, e sim disciplinar-se. Administrar as suas finanças será o melhor presente que você se dará. Quanto antes iniciar os projetos para uma renda passiva, menor será o investimento e maior será a independência financeira.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
abuZado
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 9:24 am    Assunto: Responder com Citação

Excelente texto.

É o que eu sempre digo a meus amigos, mas eles não acreditam. Não há necessidade de ter milhões de empregos para conseguir um bom padrão de vida.

Mas o que eu mais vejo as pessoas fazerem é comprar passivos pensando que são grandes ativos. Gastar dinheiro com carro é uma das maiores burrices. Qual o motivo de comprar um carro V6 e 3.0 se o caminho de casa para o trabalho não o necessita?

É cada um...

Parabéns pela postagem!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 9:27 am    Assunto: Responder com Citação

Boa Silvia !

É bom sempre lembrar disso, não é porque você viverá de renda passiva que "deixará de trabalhar". Você deixará de trabalhar com o que "não gosta mas é obrigado", terá mais tempo livre, poderá aproveitar mais a vida.

Mas precisará destinar uma parcela do seu dia para cuidar, gerenciar seus ativos.

Não tem nem comparação com ir para o trabalho todos os dias ... e é bem mais gratificante, hehehe. Wink

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
danivf2000

MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2011 10:24 am    Assunto: Responder com Citação

a Silva ta que ta em.

ótimos textos

seja bem vinda!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2011 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Excelente texto, Siliva!

Zé, cadê os botõezinhos de "Curtir" aqui no fórum? ;D

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2011 10:07 am    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:
Excelente texto, Siliva!

Zé, cadê os botõezinhos de "Curtir" aqui no fórum? ;D

Pô ... é verdade ! Tenho que colocar o "Curtir" e o do twitter. Smile

Valeu pelo toque !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2011 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Aproveita e habilita o "Editar" ai no phpBB zé.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2011 3:01 pm    Assunto: Responder com Citação

sbcverto escreveu:

Não tem como ... eu que desabilitei ele. Sad

Foram muitos casos de pessoas que falavam o que queriam para em seguida editar e "ficar tudo bem" ... :/

Achei melhor eu desabilitar.
(foi motivo de votação e tudo, hehehe)
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 10:18 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
sbcverto escreveu:

Não tem como ... eu que desabilitei ele. Sad

Foram muitos casos de pessoas que falavam o que queriam para em seguida editar e "ficar tudo bem" ... :/

Achei melhor eu desabilitar.
(foi motivo de votação e tudo, hehehe)

O problema é que as vezes eu como algumas palavras e meu pensamento sai errado rs, mas posso entender esse motivo... Ainda mais em um fórum que discutimos o destino do nosso dinheiro e não um jogo.

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!