Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Planjamento para compra de CASA PRÓPRIA

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
AlyssonSM

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 6:22 pm    Assunto: Planjamento para compra de CASA PRÓPRIA Responder com Citação

Boa tarde pessoas!

Sou registrado a pouco tempo no fórum, mas venho acompanhando os tópicos a um bom tempo e finalmente resolvi me registrar para tirar algumas dúvidas mais específicas.

Eu abri esse tópico sobre esse tema pois não vi nenhum tópico específico sobre ele, além de ser um assunto que acredito que interessa a muita gente. =D

Pois bem minha gente, eu queria saber qual foi o planejamento que vocês fizeram para adquirir o primeiro imóvel (para morar)? Quantos anos tinham, quanto ganhavam, quanto pouparam, aplicaram o dinheiro em algum investimento, qual foi o valor do imóvel, financiaram, alugaram, a mulher ajudou etc?

Eu não sei se estou indo pelo caminho certo, mas tenho 22 anos, trabalho como concursado a 1 ano e 7 meses ganhando líquido R$ 1.050,00 por mês + R$ 450,00 (cartão alimentação que dou para minha mãe, já que não uso) e nesse meio tempo consegui juntar com minha namorada algo em torno de R$ 9.000,00. No final desse ano eu me formo no curso de Ciências Contábeis e pretendo estudar para passar em um concurso melhor e juntar um montante suficiente para pagar metade do valor do imóvel à vista, financiar o resto em no máximo 10 anos, comprar o mobiliário à vista e ainda manter um “colchão de segurança”.

Iae, como vocês fizeram?
Agradeço a todos que puderem responder.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Paulo555

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação

AlyssonSM, um tempo atrás eu estava na mesma situação que tu. Ganhando meu salário, poupando e fazendo planos. Algumas considerações:

1) Você disse que conseguiu 9mil junto com sua namorada. Não que isso seja um problema, mas a relação é SÓLIDA o suficiente pra vocês guardarem dinheiro juntos? Não sei se o problema é comigo, mas eu sou bem individualista pra isso, seguidamente vejo, ouço histórias de casais que se separam e a mulher leva metade do que o cara conseguiu. Não me entenda mal, é só uma opinião.

2) Eu comecei +- com a sua idade, e poupando uma quantia parecida. Meu objetivo era comprar um apto à vista. Mas agora depois de 5 anos, tenho o dinheiro investido, pq cheguei a conclusão que não vale a pena eu comprar algo agora, pq o dinheiro pode render mais ainda.

3) Acho que o mais importante é você estabelecer metas mensais e anuais, tipo "guardar mil por mês" ou "dia 01 de janeiro ter XX na conta". Depois que tiver um montante legal, você planeja se vai comprar uma casa, investir, esperar render mais. Será que quando vc tiver 100mil você vai estar morando na mesma cidade? Com a mesma namorada? Com o mesmo emprego? Então relaxa...vai juntando a grana e estudando onde ela pode render mais. O que vc vai fazer com o dinheiro, mais pra frente vc decide.

obs: É tão bom guardar e notar que cada vez aumenta mais, vc está no caminho certo

obs2: Vc por acaso mora em Santa Maria-RS?

Espero ter ajudado!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
AlyssonSM

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 10:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Paulo555! Obrigado pelas dicas!

Não moro em Santa Maria não, moro em João Pessoa-PB! =D

Cara, desde o começo eu penso em investir esse dinheiro, já pesquisei muito e já pensei em investir em ações e no tesouro direto, mas vi que é preciso ter uma boa quantia de dinheiro para que as taxas das corretoras não abocanhem o lucro! E quando tiver a quantia suficiente não sei se terei coragem para investir em ações por exemplo, porque eu sei o sacrificio que ta sendo pra juntar esse dinheiro!

Com relação a namorada a gente sempre fica receoso, mas já estou a 3 anos e 7 meses com ela e pretendemos nos casar assim que tivermos condições de morar juntos! Economizaremos na festa de casamento, pois será o mais simples possível, já que nem eu nem ela ligamos para isso! =D
Ela também está se sacrificando para poupar o máximo possível. Ela tem planos de abrir um negócio nos próximos anos e eu estou dando a maior força pra ela. Very Happy

Eu tinha colocado como meta poupar R$ 800 por mês, ou seja, 80% do que ganho! Mas isso se mostrou bastante difícil, como eu havia falado, mas terei uns aumentos bons esse ano, então, vai ser mais fácil cumprir essa meta!

Mas Paulo, me diz, você investiu em que?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Paulo555

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 12:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara, eu tenho meu dinheiro em tesouro direto e LCI. Já li bastante sobre ações e acho que não tenho perfil pra isso também.

Em relação ao tesouro direto, o maior problema são o DOC ou TED pra corretora ($$). Procura descobrir se o banco que tu recebe o salário tem corretora, e qual a taxa de custódia deles..se valer a pena, tu pode fazer um resgate automático direto da tua conta pra corretora (assim que eu faço no meu, o banco estadual aqui do meu estado).
Vamos esperar se mais alguém do forum dá alguma idéia diferente, outro ponto de vista.
Abraço!
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação

DOC/TED tem a nova iconta do itau, que é livre.

Nao importa que banco vc receba, é abrir conta salario ou exigir que vc possa fazer transferencias pra sua conta (ninguem pode te obrigar a abrir conta em 1 banco x).

Vale a pena isso e usar uma corretora onde a t.a. seja 0% a.a.
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 10:33 am    Assunto: Responder com Citação

Esse assunto de casa própria muito me interessa, mas infelizmente está com poucas respostas =/ pessoa nos falem sobre a trajetória de vocês em busca da casa própria, quem sabe não dá uma ânimo para nós que estamos tentando! Very Happy

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 11:32 am    Assunto: Responder com Citação

Também tenho algumas duvidas sobre como comprar a primeira casa.

Vou começar a juntar uma quantia mensal e aplicar em TD.
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2011 4:22 pm    Assunto: Re: Planjamento para compra de CASA PRÓPRIA Responder com Citação

AlyssonSM escreveu:
Pois bem minha gente, eu queria saber qual foi o planejamento que vocês fizeram para adquirir o primeiro imóvel (para morar)? Quantos anos tinham, quanto ganhavam, quanto pouparam, aplicaram o dinheiro em algum investimento, qual foi o valor do imóvel,

O planejamento deve ser o seguinte.

1) juntar dinheiro

2) ficar sempre de olho

3) não comprar casa dos sonhos logo de cara, e sim oportunidades mais simples e de fácil revenda (para o caso de precisar mudar por conta do trabalho)

Ainda hoje não comprei a casa dos sonhos. O imóvel onde moro é "provisório" e o nível de desconforto é a alavanca que me faz desconfortável para não me acomodar.
Leite

MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2011 3:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Rapaz, comigo aconteceu o seguinte:

Casei com 22 anos, eu e minha esposa definimos que só teríamos um filho após 5 anos, tempo suficiente para montarmos uma boa base financeira. Nessa época eu ganhava R$ 850 e ela R$ 530. Conseguíamos economiazar R$ 500 mês, morávamos de aluguel e aproveitamos bastante as altas taxas de juros que a renda fixa oferecia na época.

Nossos rendimentos cresceram ao longo dos anos, sempre conseguimos investir em média 40%. Depois passamos a investir na bolsa, sofremos com a crise de 2008, quando vimos nossas reservas caírem pela metade, mas aguardamos a recuperação e nos saímos bem.

Há 3 anos quando nosso filho nasceu, confesso que me veio a ansiedade em adquirir nossa casa, senti a pressão de dar uma pretensa segurança para a família, mas tudo aconteceu com muito planejamento e sorte, pois fizemos tudo antes da bolha imobiliária começar a crescer.

Comprei um terreno em um bairro a 16Km do centro da cidade, ainda sem muita estrutura, mas que previa a construção de uma mega avenida de ligação, ela veio e com ela trouxe toda estrutura necessária. Comprei por 27K, gastei 140K na construção de uma casa de 310m2 que hoje vale 450K. Com uma construção inteligente tenho um custo muito baixo de manutenção.

Antes de tirar o habite-se da casa, ainda durante a construção, usamos nosso FGTS que rendia mal pra caramba e compramos à vista em 2009 por 24K um apartamento de 60m2 em uma área categoria C próxima ao estádio que mandará os jogos da Copa 2014, com as melhorias previstas na área em razão do evento e a ação da bolha recebi mês pasado uma proposta de 80K por ele, acho que vai valorizar ainda mais um pouco e não vendi.

Portanto, a dica é planejar, não se desesperar e estar atento às oportunidades.

Há, mesmo não sendo um participante do fórum muito ativo, já o frequento a alguns anos, sempre aprendendo alguma coisa boa com os colegas. resolvi postar agora pois vi uma oportunidade de retribuir.
italoassuncao
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Leite escreveu:
Rapaz, comigo aconteceu o seguinte:

Casei com 22 anos, eu e minha esposa definimos que só teríamos um filho após 5 anos, tempo suficiente para montarmos uma boa base financeira. Nessa época eu ganhava R$ 850 e ela R$ 530. Conseguíamos economiazar R$ 500 mês, morávamos de aluguel e aproveitamos bastante as altas taxas de juros que a renda fixa oferecia na época.

Nossos rendimentos cresceram ao longo dos anos, sempre conseguimos investir em média 40%. Depois passamos a investir na bolsa, sofremos com a crise de 2008, quando vimos nossas reservas caírem pela metade, mas aguardamos a recuperação e nos saímos bem.

Há 3 anos quando nosso filho nasceu, confesso que me veio a ansiedade em adquirir nossa casa, senti a pressão de dar uma pretensa segurança para a família, mas tudo aconteceu com muito planejamento e sorte, pois fizemos tudo antes da bolha imobiliária começar a crescer.

Comprei um terreno em um bairro a 16Km do centro da cidade, ainda sem muita estrutura, mas que previa a construção de uma mega avenida de ligação, ela veio e com ela trouxe toda estrutura necessária. Comprei por 27K, gastei 140K na construção de uma casa de 310m2 que hoje vale 450K. Com uma construção inteligente tenho um custo muito baixo de manutenção.

Antes de tirar o habite-se da casa, ainda durante a construção, usamos nosso FGTS que rendia mal pra caramba e compramos à vista em 2009 por 24K um apartamento de 60m2 em uma área categoria C próxima ao estádio que mandará os jogos da Copa 2014, com as melhorias previstas na área em razão do evento e a ação da bolha recebi mês pasado uma proposta de 80K por ele, acho que vai valorizar ainda mais um pouco e não vendi.

Portanto, a dica é planejar, não se desesperar e estar atento às oportunidades.

Há, mesmo não sendo um participante do fórum muito ativo, já o frequento a alguns anos, sempre aprendendo alguma coisa boa com os colegas. resolvi postar agora pois vi uma oportunidade de retribuir.

Bacana sua experiência de vida... vc hj tem qts anos?

Ítalo Assunção
Naips Tecnologia | Desenvolvimento Web & Mobile.
www.naips.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
general
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 2:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Caramba, isso que é planejamento Leite foram rendimentos de pessoas reais e mais próximos da minha realidade e da minha namorada, realmente foi uma história empolgante obrigado por compartilhar conosco! Very Happy

http://generalinvestidor.com.br/
Site de investimentos e carteira pessoal!

Ações, Fundos Imobiliários e Tesouro Direto, voltado para investidores experientes.!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
gabriel_antunes
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Que bacana tua história!
Rafael Rafael Rafael
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 11, 2011 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Leite,
a grana para compra do imóvel e construção da casa foi fruto somente de aplicações do dinheiro investido (500$ mes). Se sim, o investimento foi todo para bolsa ou teve algum outro tipo de investimento??

Parabéns pelas conquistas.
Leite

MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2011 9:28 am    Assunto: Responder com Citação

Respondendo aos amigos:

Atualmente estou com 30 anos.

O investimento de R$ 500,00 mês ocorreu apenas nos dois primeiros anos. Como disse, eu e minha esposa tivemos crescimento dos nossos rendimentos (salários e investimentos), sempre investindo 40% da renda, atualmente esse valor está em 3K mês + juros compostos.

Chegamos a ter 70% de nosso patrimônio ativo na bolsa, aliado a 30% no Tesouro Direto. Hoje, temos poucos recursos na bolsa, esperando uma boa oportunidade para entrar novamente, 80% Tesouro, 20% Poupança.

Como o assunto é imóvel, tomei por base a premissa de que se eu tentasse por exemplo financiar um imóvel logo no início, teria grande probabilidade de comprar um bem sem valor (pela falta de experiência) sem falar nos juros que pagaria até a quitação. Preferi aguardar, estudar, ganhar um pouco mais de experiência para poder agir.
colgate
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2011 4:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Leite, bela estória! Você deveria dar uma passada no fórum de Tesouro Direto pra dividir sua experiência conosco Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!