Clube do Pai Rico

Livros ||| George Soros – Definitivo

Soros é um investidor controverso que desperta o ódio e a paixão em algumas pessoas. Na verdade Soros é uma pessoa que desperta estes sentimentos tão diferentes – e tão entrelaçados – nas outras pessoas. Acusado de “quebrar” o Banco da Inglaterra, ou reconhecido como um dos maiores filantropos do mundo, escolha qual destas “faces” mais te agrada e conheça um pouco da história deste ícone.

Acredito que sentar para conversar com uma figura como George Soros deva ser algo extremamente fantástico. A quantidade de histórias que ele tem para contar é gigante, e a grande maioria parecerá ter saído de um roteiro vindo diretamente de Hollywood. Soros precisou se esconder dos Nazistas, sobreviveu para contar a história. Soros ganhou perto de U$ 1 bilhão de dólares em uma especulação com a Libra esterlina – mas ganhou muito mais na operação como um todo. Soros perdeu perto de U$ 600 milhões em uma operação com ienes. Soros achava que era um ser divino – alega que somente pensava assim quando criança. Soros não se diz investidor, se diz filósofo da vida real, aplicando seus conceitos aos mercados. Soros é a pessoa que tem o melhor histórico de rendimentos no mercado financeiro – ganhando até mesmo da lenda viva Warren Buffett, seus rendimentos se aproximam de 30% ao ano.

São tantas histórias envolvendo-o que o livro parece que não será suficiente para contar todas. E acredito que não tenham sido mesmo … afinal Soros é um homem que não costuma falar muito de si, não costuma conceder muitas entrevistas e que quando mudou esse “conceito” acabou preferindo retornar ao velho padrão.

George Soros foi uma das pessoas que mais ganhou dinheiro em seus investimentos na história, suas apostas pareciam tentar englobar o todo, e não somente focar um ou dois ativos específicos. Se a aposta era contra uma moeda, ele também investia na taxa de juros do país dessa moeda, nas ações que se beneficiariam da movimentação que a moeda viria apresentar, tanto na compra quanto na venda. Aproveitava todos os respingos que o movimento pudesse causar, tentava surfar a onda por inteiro, aproveitando até mesmo a última “marolinha”. E acima de tudo, opera alavancado, ao máximo. Acredita que se uma operação vai dar certo deve ser aproveitada ao máximo.

Soros ganhou muito dinheiro. Soros perdeu muito dinheiro. Mas nada parecia afeta-lo, fazia parte do jogo, tanto as vitórias quanto as derrotas. O importante era sobreviver. Aprendizado obtido a duras penas durante a Segunda Guerra ? Muito provável. Seu pai ensinou-lhe desde cedo que quando sua vida está em jogo algumas regras podem ser quebradas, o importante é sobreviver. Se fizermos uma breve analogia com o mercado financeiro teremos uma bela ligação …

Mas a história de vida de George Soros não se resume somente ao fato de ganhar dinheiro, ele é um dos maiores (para não dizer o maior) filantropo do mundo. Sua causa é a defesa da sociedade aberta, seu principal alvo foram as repúblicas da Europa Oriental e países que formavam a antiga União Soviética. Injetou dinheiro e deu estrutura para que as populações destes países pudessem ter a possibilidade de transforma-los em países onde os conceitos de sociedade aberta fizessem parte do dia a dia. Mas não foi somente este o alvo dele, Soros doou mais de U$ 25 milhões na campanha presidencial de 2004 nos EUA. Queria – a qualquer custo – fazer com que o atual presidente, e candidato à reeleição George W Bush, perdesse a eleição. Apoiou inúmeras iniciativas que pudessem ajudar, mas infelizmente não conseguiu. Ficou abatido ? Não, encarou como uma operação que não deu certo e seguiu em frente. Afinal, o que seriam U$ 25 milhões para uma pessoa como Soros ? Quem sabe uns 5% do que ganhou naquele mesmo ano …

Mas a impressão que mais me marcou no livro foi a de que George Soros é um homem que ganha dinheiro. Sim, ganha dinheiro, mas para os outros. Seu principal objetivo hoje é conseguir fazer com que o capital que acumulou continue sendo usado em suas obras mesmo após a sua morte, tanto que mudou seu perfil, “não quer mais obter altos rendimentos”, quer apenas manter o bolo vivo e crescendo, para que o trabalho de suas fundações possa continuar.

Gostei bastante, aprendi mais um pouco sobre Soros, aprendi um pouco mais sobre o mercado, aprendi um pouco mais sobre a vida. Se gosta de conhecer a vida de pessoas interessantes, leia esse livro. Certamente não se arrependerá.

 

George Soros - Definitivo
Nota do Site:
4 Moedas
George Soros – Definitivo
Robert Slater

Editora:Elsevier
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 339
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino